Pneu tem que ser instalado em veículos que possuem sistema de monitoramento de pressão
A Goodyear apresentou no salão de Tuning a nova tecnologia dos pneus Run On Flat, que podem rodar com pressão muito baixa, ou mesmo sem ar, até 80 quilômetros de distância, numa velocidade abaixo de 80 km/h.
Esses pneus possuem um reforço na área do costado que evita que eles dobrem em torno da área do talão, próximo à flange da roda, ou na área do costado, internamente, quando estiverem com baixa pressão de ar ou totalmente sem ar, permitindo que o veículo continue rodando com toda segurança até um local onde o problema possa ser reparado.
Os principais benefícios da Tecnologia Run On Flat são a segurança, pois o condutor não precisa parar o veículo para cuidar de um pneu vazio; controle, já que é possível manter o controle do veículo mesmo depois do pneu vazio; mobilidade, o que significa que o veículo pode continuar rodando até seu destino, sem paradas; conveniência, pois o condutor pode escolher quando e onde efetuar o reparo no pneu: e, mais espaço para carga, já que esse sistema dispensa o uso do pneu sobressalente.
Esse tipo de pneu só pode ser instalado em veículos que possuem sistema de monitoramento de pressão.
Como o pneu Run On Flat tem uma ótima performance mesmo sem ar, diferenças no conforto e na dirigibilidade por esse motivo podem nem ser detectadas.
Por isso, os condutores precisam ser avisados da redução da capacidade de dirigibilidade nas curvas e da necessidade de redução da velocidade para os parâmetros permitidos, por intermédio do sistema de monitoramento de pressão (TPMS – Tyre Pressure Monitoring System).