Na edição da M&T Expo, que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), a Scania apresentou seu campeão de vendas para o segmento de mineração nacional, o caminhão P 420 8×4, com mais de 500 unidades comercializadas nos últimos três anos, e lançou o motor industrial DC9 60, com potência de 270 a 330 cavalos, ideal para veículos fora-de-estrada, moto-bombas, geradores de energia elétrica e outras máquinas empregadas na mineração e na construção civil.
A Scania foi a pioneira na comercialização de veículos com tração 8×4 no Brasil, importando as primeiras unidades da Suécia em 1999.
Com a nacionalização do produto em 2001, a montadora passou a oferecer junto com suas concessionárias toda uma solução de negócio voltada para as atividades de mineração, que vão desde a especificação correta do caminhão até os contratos de reparo e manutenção e postos de serviço avançados, localizados nas próprias minas.
“Temos a exata noção das demandas do setor e oferecemos um serviço que foca na disponibilidade das unidades independentemente de onde elas estejam operando. O mercado aprovou nossa solução de negócio e vem investindo cada vez mais nos caminhões Scania 8×4 para as atividades severas da mineração. Vendemos nos quatro primeiros meses de 2006, mais de 180 desses veículos, o que significa um resultado superior ao ano passado todo, e continuamos recebendo pedidos”, comenta Roberto Leoncini, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
Para o segmento de motores, a Scania apresentou pela primeira vez ao mercado nacional o motor diesel eletrônico DC9 60, de 4 tempos e com 4 válvulas por cilindro.
Além de equipar máquinas e veículos fora-de-estrada novos, esse motor, que é totalmente montado no Brasil, pode substituir motores antigos de máquinas importadas de alto valor, como guindastes e retro-escavadeiras.
“O repotenciamento é uma alternativa viável para a continuidade da operação dessas máquinas e veículos. Nossas concessionárias têm experiência na substituição e contam com o suporte da Engenharia de Aplicação da Scania para o desenvolvimento de soluções para os clientes finais. Para novas máquinas, também participamos do desenvolvimento de protótipos e soluções específicas junto aos principais fabricantes de máquinas ou veículos fora-de-estrada do País”, acrescenta Celso Torii, diretor da Unidade de Motores Industriais e Marítimos da Scania para a América Latina.
No estande da Scania na M&T Expo 2006 também estiveram expostos os caminhões P 420 6×4, indicado para aplicações com caçamba basculante, e o R 420 6×4, ideal para transporte rodoviário de minérios em composições de duas carretas, como os bitrens e rodotrens.
Ambos possuem redutor dos cubos das rodas, que garante mais força.
Um motor DI12, com 370 a 430 cavalos de potência, alimentado por bomba injetora mecânica e destinado à propulsão de máquinas pesadas e aplicações especiais em canteiros de mineração, completa a exposição.