A Volvo Construction Equipment não é apenas a líder do mercado de caminhões articulados – ela criou este mercado em 1966. Este ano, a Volvo CE está comemorando a 50.000ª unidade produzida.
O conceito de caminhão articulado está celebrando seu 40º aniversário em 2006, marcando quatro décadas de transporte de terra, cascalho, rocha e muitos outros materiais sobre terrenos acidentados, lamacentos, escorregadios, escarpados ou intransponíveis de qualquer forma para outro tipo de veículo.
A Volvo CE lançou comercialmente o conceito em 1966 e ainda é a líder do mercado neste segmento.
A 50.000ª unidade a sair da linha de produção foi pintada não com o tradicional amarelo, mas com as inconfundíveis cores da empresa em azul Volvo.
História – O ano de 1966 foi quando a Luna 9 dos soviéticos fez a primeira aterrissagem assistida de foguete na lua e a Revolução Cultural começou na China.
A Inglaterra ganhou a Copa do Mundo e o time brasileiro foi desclassificado no histórico jogo contra a seleção portuguesa, quando Pelé saiu do jogo contundido.
Os Rolling Stones foram banidos de 14 hotéis de Nova York e a mensagem do código genético foi decifrado pelos cientistas H.G. Khorana, M. Nirenberg e R. Holley. Com tanta coisa acontecendo no mundo, era fácil ignorar o lançamento do DR631, o nascimento do caminhão articulado.
O caminhão articulado nasceu da junção de um trator agrícola com uma carreta. Eles foram permanentemente unidos por meio de um engate articulado, e o eixo frontal do trator foi removido.
Apelidado de Gravel Charlie, tinha uma carga útil de apenas 10 toneladas, mas preparou o terreno para coisas maiores que estavam por vir.
Surpreendentemente, sua popularidade cresceu vagarosamente. As vendas nos primeiros anos foram confinadas apenas ao mercado sueco.
Uma das principais razões para a contínua popularidade dos caminhões articulados da Volvo foi seu constante desenvolvimento.
Apenas um ano após seu lançamento, a empresa apresentou o DR860, o primeiro caminhão articulado com um bogie.
Na prática, isso significa que a carga permanece nivelada e estável, reduzindo o derramamento, enquanto as rodas enfrentam as superfícies irregulares.
O primeiro caminhão articulado com um motor turbo comprimido – o DR860T – chegou em 1970, e em 1979 as coisas começaram literalmente a acelerar, com o lançamento do 5350.
Capaz de chegar a 50 quilômetros por hora, o “Expresso Off-road” podia manter velocidades sem precedentes graças a um eixo frontal suspenso e uma transmissão automática. A tração foi melhorada ainda mais com a adição de um sistema de tração nas seis rodas.
O A20 foi lançado em 1986 com um motor de 200 cv e uma carga útil de 20 toneladas curtas.
O cenário ampliou-se em 1987, com a expansão da capacidade do A35 para 35 toneladas curtas. Este caminhão também inovou ao apresentar um retardador incorporado na transmissão, para reduzir o desgaste nos freios de serviço.
A linha recebeu uma grande atualização em 1993, com a introdução da Série C, que tinha um motor de baixa emissão, transmissão totalmente automática e bloqueio de diferenciais 100%.
O caminhão articulado da classe de 40 toneladas foi lançado em meados dos anos 90 no formato do A40, puxado por um poderoso motor de 400 cv e com freios a disco em banho de óleo, refrigerado por circulação de óleo.
Sucesso de mercado – Maiores, mais fortes, mais confiáveis, com menores custos de manutenção, mais seguros para o meio-ambiente e para o operador – os veículos da nova Classe D de articulados da Volvo CE foram introduzidos em 2000.
É, de longe, o caminhão articulado mais vendido no mercado.
Abrangendo cargas úteis que variam de 24 a 37 toneladas métricas, todos os caminhões articulados Volvo da Série D – modelos A25D 4×4, A25D, A30D, A35D e A40D – podem transportar cargas maiores em menos tempo, a um baixo custo por tonelada.
Com um design vencedor de prêmios – o prêmio de design industrial alemão Red Dot – e uma cabine confortável, o articulado proporciona ao operador um excelente ambiente de trabalho.
Assim como para os engenheiros de manutenção, pois não exige lubrificações diárias.
Os componentes eletrônicos de diagnóstico alertam tanto o operador quanto o técnico dos problemas antes que se tornem falhas, aumentando dessa forma o tempo de equipamento disponível.
Com desenvolvimentos como o ATC (Controle Automático de Tração) – a mais recente opção nos A25D e A30D –, a Volvo CE se diferencia mais uma vez no mercado de caminhões articulados.
O ATC libera o operador da operação manual dos bloqueios de diferencial e a configuração de tração (6X4 ou 6X6) à medida que variam as condições do solo.
Vários sensores verificam constantemente as diferenças de velocidade no trem de força e selecionam a melhor combinação de direção para estas condições.
Isso também reduz o desgaste dos pneus, os esforços no trem de força e o consumo de combustível.