O Rally dos Sertões completou sua trajetória de quase 4.000 km pelas estradas empoeiradas de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, atingindo um feito inédito fora das trilhas: 100% de conectividade à Internet nos dez dias de competição.
Isso foi possível graças à agilidade do Mobile Media Center, uma sala de imprensa móvel em caminhão Volkswagen Constellation, que acompanha a prova, garantindo a transmissão das informações pelos jornalistas de qualquer cidade.
Nos dias de maior movimento, mais de 50 jornalistas fizeram transmissões, incluindo profissionais de TV, rádio, jornais, revistas, sites e assessorias de imprensa.
O maior volume foi na largada da prova, em Goiânia, e em Corrente, no interior do Piauí, onde a precariedade de infra-estrutura tornou o Mobile a única forma possível de conectividade.
“O trabalho dos jornalistas sempre foi dificultado pelas duras condições de estrutura das cidades pelas quais passa o rally, mas posso dizer com segurança que, neste ano, transmitir as reportagens nunca foi tão fácil”, assegura Marcelo Carneiro, que, junto com Haroldo Nogueira, coordena o Mobile Media Center.
Assim como o pessoal de logística, o Volkswagen Constellalion da sala de imprensa móvel sai da cidade-dormitório à noite, por volta das 22h, para chegar a tempo de estar preparado antes da chegada dos competidores e jornalistas na cidade seguinte.
A estrutura do caminhão impressiona: são quatro ambientes cobertos por uma rede Wi Fi, que permite conexão de até 30 laptops, simultaneamente, além de sete desktops com Internet rápida, por satélite.
Há um pequeno bar integrado a uma mini-cozinha, ligado por dois ambientes de sala, com mesas e sofás. “É praticamente a casa do jornalista no rally”, brinca Nogueira.
O sucesso do empreendimento no Sertões fez com que a empresa fechasse acordo para a atuação em outros eventos, como a Fórmula Truck, e fora do ramo de competições.
“Eventos com grande demanda de jornalistas estão interessados, como o São Paulo Fashion Week”, revela Carneiro.