Muitos competidores aproveitam suas férias para estar no Rally Internacional dos Sertões, mas, para alguns deles, a paixão pode ser conciliada com o interesse de trabalho.
Os engenheiros João Herrmann e Leandro Siqueira são exemplos desta situação.
Trabalhando na Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), os dois querem, além de viver as emoções do rally, levar para o escritório sugestões e lições aprendidas na principal competição off road da América Latina.
“Neste tipo de condição extrema se aprende muito sobre o produto, principalmente como prevenir falhas e desgaste de determinadas partes do caminhão”, comenta Herrmann, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Ele está presente no rally não apenas como funcionário – também atua como navegador de um dos caminhões da equipe, pilotado por Alfredo Yahn. A dupla compete junta desde 2001, quando venceu o título do Sertões.
Segundo o engenheiro, ter a visão de alguém da fábrica dentro da prova ajuda tanto a equipe quanto a empresa.
“O Sertões é uma oportunidade única de se testar em dez dias algo que muitas vezes levaríamos mais de um ano para descobrir”.
Por isso, a experiência iniciada na Fórmula Truck em 2000 foi parar no rally – nos últimos anos, cresceu com a inclusão de Leandro Siqueira, supervisor de desenvolvimento, certificação e Testes da montadora.
“A melhor comparação é de laboratório a céu aberto. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não testamos uma determinada peça e, sim, novos conceitos, dentro de áreas bem abrangentes, como suspensão, freios, conforto, estabilidade etc. Se o resultado é bom, mesmo em condições fora de padrão, a novidade é adaptada ao produto de linha”, comenta Siqueira. Ele já atuou como navegador de outro empregado da fábrica, Paulo Perin, em 2004, e desde o ano passado integra a equipe de apoio da Yahn Racing.