Novo motor turbo diesel V8 alia alta performance à economia de combustível
Com estréia simultânea no Brasil e na Europa, a nova versão do Range Rover Sport é equipada com o inédito motor turbo diesel V8 (TDV8), que desenvolve 272 cv de potência e torque de 640 Nm a apenas 2.000 rpm.
Com ele, o Range Rover Sport acelera de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 209 km/h, limitada eletronicamente.
A boa notícia é que além do excelente torque e da performance, o TDV8 também é bom de economia de combustível, fazendo 9 km/litro no uso misto (urbano e estrada).
A potência do motor TDV8 proporciona performance mais esportiva no asfalto, enquanto o impressionante torque torna ainda mais fácil a tarefa de vencer obstáculos no off road. Tudo isso com ainda mais economia do que a versão TDV6.
Lançado mundialmente há pouco mais de um ano, o Range Rover Sport logo se tornou um sucesso de vendas no Brasil, cujas vendas foram puxadas pela versão topo de linha 4.2 V8 Supercharged, de alto desempenho, com 386 cv de potência e acabamento luxuoso.
Além desta, também são comercializadas as opções de motorização 4.4 V8 e TDV6. Esta última, até o momento, era a única opção a Diesel no segmento SUV de luxo no País.
À ela junta-se agora o novo TDV8, dando mais uma opção aos consumidores e reforçando a posição da marca Land Rover como pioneira na oferta de motorizações Diesel neste seleto nicho de mercado.
“A nova versão TDV8, com sua ótima performance e grande eficiência, vem para completar a família do Range Rover Sport. Com ela, esperamos atingir a liderança do segmento no País em 2007, oferecendo ao mercado brasileiro as mesmas opções que têm os consumidores Europeus, de veículos luxuosos, capazes e ao mesmo tempo, muito econômicos.”, diz Luiz Tambor, diretor da Land Rover Brasil.
A marca inglesa já comercializou 215 unidades do modelo até agosto de 2006 e espera atingir 251 veículos até o fim do ano.
Entretenimento – O Range Rover Sport TDV8 também traz diversos itens de entretenimento, como o sistema premium de áudio Harman/Kardon LOGIC7® surround, de sete canais independentes, com 13 alto-falantes mais subwoofer, o que resulta em um envolvente efeito 3D. O veículo dispõe de CD changer de 6 discos, compatível com MP3.
Conforto – O acabamento interior traz materiais de alta qualidade, como couro nos bancos e painéis, além de madeiras nobres ou aço escovado nos detalhes.
O Range Rover Sport TDV8 vem com tela colorida touch-screen de 7″ já preparada para o Sistema de Navegação por Satélite e com informações em tempo real do sistema de tração.
Ele traz ainda sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, computador de bordo multifuncional, alarme de última geração, piloto automático, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos que se direcionam para baixo, assim que o condutor engata a marcha à ré e ar-condicionado automático de três zonas climáticas.
Os bancos e volante multifuncional, também revestido em couro, trazem aquecimento automático.
A conectividade Bluetooth® utiliza a mais moderna tecnologia sem fio, permitindo o uso do telefone móvel a bordo sem necessidade de manuseá-lo.
Moderno, o sistema não utiliza qualquer cabo ou dispositivos de ancoragem.
O Sistema de Reconhecimento de Voz possibilita ao motorista o controle do sistema de som, celular e agenda eletrônica.
Com ele é possível armazenar números de tefone, fazer anotações ou operar chamadas usando somente a voz, sem qualquer uso das mãos.
Segurança – Além de cintos com pré-tensionadores, o Range Rover Sport traz 8 airbags, DSC (Controle de Estabilidade Dinâmica), assistência eletrônica de freios e sensor de detecção de ocupantes, entre outros itens.
Os freios dianteiros e traseiros são a disco ventilado e contam com ABS (Sistema Anti-Bloqueio), EBD (Distribuição Eletrônica de Pressão de Frenagem), EBA (Assistência à Frenagem de Emergência), CBC (Controle de Frenagem em Curvas), HDC (Controle de Descida de Ladeiras).
Destaque para o sistema de freios dianteiros Brembo de 4 pistões, consagrado nas principais competições automotivas do mundo.
Outros itens que contribuem para a segurança são os faróis bi-xenon adaptativos, que mudam a direção do feixe de luz de acordo com o movimento do veículo, tanto na vertical como na horizontal.
O veículo conta também com o corner-lamp, um sistema de iluminação a 45º, o qual é acionado em baixas velocidades para para auxílio em conversões e manobras.
Design – O Range Rover Sport traz no design o “DNA” dos autênticos Land Rover. No entanto, ele agrega elementos de esportividade e tem como característica principal a fluidez nas formas.
A linha do teto é mais baixa em comparação com outros modelos da marca, e o pára-brisa, mais inclinado. Spoilers dianteiros e saias laterais ressaltam o caráter esportivo e contribuem com a performance e a dirigibilidade.
Ergomomia – O interior do Range Rover Sport proporciona uma sensação de cockpit, característica constatada logo que condutor e passageiro tomam seus assentos.
São oferecidas regulagens elétricas para os bancos dianteiros, e o motorista tem à sua disposição oito posições pré-selecionadas.
Todos os controles, inclusive a alavanca do câmbio, estão posicionados próximos ao motorista, e o painel de instrumentos é claro, bem-exposto e apresenta medidores analógicos circulares com marcas metálicas.
Suspensão – A suspensão a ar independente com braços oscilantes duplos garante ao Range Rover Sport excelente dirigibilidade.
A suspensão pneumática é controlada eletronicamente e torna-se mais rígida em altas velocidades e em curvas, e fica mais elástica em baixas velocidades ou em terrenos difíceis, oferecendo ao condutor o melhor de dois mundos.
O conjunto é complementado por um forte aparato tecnológico, que inclui DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) que realiza correção de rotas automaticamente por meio da utilização do sistema de freios, ETC (Controle Eletrônico de Tração nas Quatro Rodas), além do sistema ARM (Active Roll Mitigation), que reduz o risco de capotagem.
O Range Rover Sport pode ter sua altura modificada em até 50 mm em relação ao solo, graças à sua suspensão, regulável em três posições através de uma tecla instalada no habitáculo.
Isto dá ao veículo grande versatilidade em qualquer situação, em qualquer terreno, e permite, por exemplo, que ele transponha lâminas d’água de até 70 cm de profundidade ou que “engatinhe” ao entrar numa garagem com teto baixo, como é o caso em muitas cidades brasileiras.
Off-Road – Para garantir uma condução off-road perfeita, o veículo conta com o já consagrado Terrain ResponseTM, que reconhece o tipo de superfície por onde o veículo está trafegando.
O motorista pode também selecionar um dos cinco modos de condução, através de um seletor rotativo aplicado no console central: um modo de condução geral para asfalto, um para piso escorregadio (neve/grama) e três modos especiais fora de estrada (lama, pedras e areia).
Com isso, é possível otimizar o gerenciamento do motor, da caixa de câmbio e da suspensão; tudo ao mesmo tempo, eletronicamente.
O sistema HDC (Controle de Descida de Ladeiras), ao ser acionado, controla automaticamente o movimento de descida, mantendo o veículo em velocidade constante sem que o motorista tenha que acionar os freios.
O funcionamento de todos estes sistemas podem ser monitorados na tela touch-screen de 7″ no painel do veículo. O Range Rover Sport TDV8 vem com pneus 275/40, e rodas de 20 polegadas.