segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

O fascinante itinerário de longa distância de Paris a Pequim termina com êxito

A maratona a diesel mais incrível de sempre chega ao seu destino final em Pequim – Melhor consumo médio de apenas 7,19 l/100 km ao longo de 14.000 quilômetros.

A mais longa maratona a diesel de sempre terminou hoje, em Pequim, com êxito. 0s 36 Mercedes-Benz Classe E, que saíram de Paris a 21 de Outubro para iniciarem uma corrida automóvel transcontinental com um percurso de aproximadamente 14.000 quilômetros, chegaram à capital chinesa num estado impecável, depois de atravessarem a Europa e a Ásia.

- Publicidade -

Com este teste de resistência sob condições extremas, a Mercedes-Benz demonstrou mais uma vez a performance excepcional dos seus modernos motores a diesel em termos de emissões de gases poluentes, consumo reduzido de combustível e segurança.

O que também comprova este fato é o consumo de combustível da equipa “Ebay” vencedora, a qual ganhou o concurso de poupança de diesel com uma média de 7,19 l/100 km. O melhor resultado no fim de uma etapa diária desceu até aos 5,5 l/100 km.

“Durante este teste de resistência num percurso com mais de 500.000 quilômetros, os 33 E 320 CDI e os três E 320 BLUETEC mostraram de uma forma impressionante até onde vai o potencial da nossa tecnologia diesel. Provaram que o prazer da condução, a excelente poupança no combustível e a compatibilidade com o meio ambiente podem perfeitamente co-existir”, afirmou o Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da DaimlerChrysler AG, responsável pelo Mercedes Car Group.

- Publicidade -

E acrescentou: “Além disso, o itinerário de longa distância de Paris a Pequim veio evidenciar as qualidades da nova geração de Classe E.

O Classe E correspondeu ao que tínhamos prometido aos nossos participantes e clientes.”.

A grande final de hoje do itinerário de longa distância decorreu no histórico portão Yongding em Pequim, ponto sul de acesso ao “Eixo Sagrado” da Cidade Proibida.

- Publicidade -

Ao longo das cinco etapas do “E-Class Experience”, mais de 360 pilotos de 35 países diferentes ocuparam, por turnos, o seu lugar ao volante dos automóveis a diesel.

Em apenas 25 dias de condução, atravessaram nove países sujeitos a condições parcialmente extremas, tais como nevões, gelo, assim como à passagem por estradas não pavimentadas.

A distância percorrida diariamente rondava, em média, 560 quilômetros. E não esqueçamos os 24 veículos de acompanhamento, desde os Classe G da equipa da Mercedes-Benz e os camiões de apoio técnico à estação de serviço móvel diesel, que percorreram uma distância total de cerca de 840.000 quilômetros. Por outras palavras, o equivalente a 21 vezes a circunferência terrestre no equador.

Novo recorde de consumo: 5,5 litros/100 km A equipa “Ebay”, com o carro número 3, venceu o concurso de poupança de combustível na distância total com um consumo de apenas 7,19 l/100 km.

Graças ao seu estilo de condução econômica, a equipa “German Taxi” só precisou de 5,5 litros de diesel por cada 100 quilômetros numa distância total de 616 quilômetros de Lanzhou a Wuhai.

Os números são particularmente notáveis dado que todos os carros participantes são uma produção standard de Classe E com 165 kW/224 cv.

E as luxuosas berlinas não foram poupadas dado que estavam totalmente carregadas com três passageiros e várias bagagens.

Devido ao mau estado das estradas previsível e ao tempo frio, todos os carros foram equipados com pneus de Inverno e uma suspensão que foi elevada de cinco centímetros.

Com um consumo total médio baixo de 8,32 l/100 km de diesel para todos os 36 veículos, o objetivo de demonstrar a excelente eficiência dos motores a diesel foi claramente alcançado nas etapas individuais bem como na distância total.

A frota total de 36 veículos consumiu cerca de 40.530 litros de diesel de baixo teor de enxofre. É aproximadamente 20% ou 10.000 litros menos em relação à estimativa inicial.

Os 18 veículos participantes com tração às rodas traseiras consumiram apenas 8,01 l/100 km de diesel, enquanto que os 18 modelos 4MATIC com quatro rodas motrizes acabaram com uma média ligeiramente superior de 8,53 l/100 km.

Uma viagem de táxi por 40,000 euros Os carros mais originais na frota eram os dois táxis Classe E que acompanharam a caravana ao longo da distância total. Neste caso, a comparação com a concorrência mostrou diferenças claras de custos.

A corrida no táxi alemão ascendeu a 16,050 euros no final da quarta etapa após apenas 12.000 quilômetros.

A viagem no táxi parisiense teria sido claramente mais cara: nesse momento, o contador já indicava o montante interessante de 34,090 euros. Na chegada a Pequim, o total era de quase 40,000 euros.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn