quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ford: crescimento e inovação no Brasil e América do Sul em 2006

A Ford tem bons motivos para comemorar o balanço de seus resultados em 2006 no Brasil e na América do Sul.

Os números são positivos tanto na produção, vendas e exportação como na área financeira, mantendo a trajetória de lucros crescentes na região.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O ano foi marcado também por importantes lançamentos, que deram seqüência à renovação da linha de produtos da marca, e pela conquista de prêmios de destaque que refletem o seu prestígio e sucesso no mercado.

Ao mesmo tempo, a empresa reforçou o seu compromisso de responsabilidade social, com projetos voltados principalmente para a educação, meio ambiente e saúde.

“Nossa estratégia continua a ter como foco principal a inovação, por meio de produtos e atitudes que tornem a marca aspiracional e inspiracional para os consumidores. Desenvolvemos também um trabalho muito forte nas áreas de engenharia e da qualidade para o aprimoramento contínuo dos produtos, com resultados consistentes”, diz Marcos S. de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

- Publicidade -

A Rede de Distribuidores Ford também foi fortalecida com novos investimentos, somando hoje 568 revendas em todo o Brasil.

Novos produtos – A Ford iniciou 2006 com o lançamento da nova linha de caminhões Cargo, trazendo nove modelos com motorização eletrônica.

Logo depois, foi a vez da F-250 com motor diesel eletrônico, tração 4×4 e visual renovado. No meio do ano, chegou o Fusion, sedã grande de luxo que se tornou o líder de vendas e nova referência da categoria.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em agosto, o Fiesta Hatch e o Fiesta Sedan receberam o motor Flex 1.0 L, desenvolvido com a tecnologia bicombustível mais avançada.

No Salão do Automóvel o público pode conferir a pré-estréia do EcoSport Automático, lançado em novembro.

O modelo completa as opções do utilitário esportivo mais desejado do mercado, adicionando mais conforto à sua proposta de aventura.

Para fechar o ano, a Ford preparou mais uma grande novidade: a Ranger pronta para receber o kit de conversão para o gás natural, com manual de instalação e garantia de fábrica, utilizando tecnologia de quinta geração.

Sucessos de vendas – O Fiesta Hatch somou, de janeiro a novembro, a venda de 48.195 veículos, segundo dados do Renavam.

É o carro-chefe da marca e também o sétimo veículo mais vendido do mercado brasileiro. O Fiesta Sedan totalizou 36.721 unidades, mostrando um crescimento de quase 10% em comparação com o mesmo período de 2005.

O Ford EcoSport continuou a ser um dos veículos mais desejados pelos consumidores brasileiros.

Em 2006 ele vendeu, até novembro, 39.116 unidades, mantendo a média de mais de 3.500 veículos por mês.

E atingiu em novembro seu recorde mensal de vendas no ano, com 4.086 unidades comercializadas.

Esse desempenho mantém o utilitário como único representante do segmento “não popular” a figurar no ranking dos modelos mais vendidos do mercado brasileiro, em oitavo lugar.

O Ford Fusion é outro sucesso de vendas. Desde o lançamento, em junho, o veículo vem mantendo uma média superior a 1.000 unidades por mês, que o coloca na liderança dos sedãs grandes de luxo no mercado brasileiro, superando os concorrentes com nível similar de equipamentos.

Caminhões: resultados robustos – No segmento de caminhões, a previsão da Ford é fechar o ano com a venda de 33.092 unidades na América do Sul, número que representa um crescimento de 11,6% sobre 2005.

A queda da indústria no mercado brasileiro, nos últimos dois anos, vem sendo compensada pela marca com o avanço em outros mercados do continente, como o Chile e países andinos.

A linha Cargo deve fechar o ano com 13,7% de participação e mais de 9.850 unidades, mantendo a tendência de crescimento dos últimos dois anos.

Entre os modelos que mais evoluíram, os destaques são os caminhões C-1317, C-1717 e os trucados MaxTruck C-2422 e C-2428.

Os caminhões Ford brilharam também nas competições. O F-4000 foi bicampeão dos Sertões 2006, com a conquista do primeiro e segundo lugares, e campeão brasileiro de Rally Cross-Country, com a equipe Autoliner.

Conquistas e reconhecimentos – Na produção, a empresa comemorou o marco de 850.000 veículos montados na fábrica de Camaçari, na Bahia, que completou cinco anos de operação no mês de outubro.

Pioneira no Nordeste brasileiro, ela introduziu um novo conceito, a produção modular seqüenciada, e superou todas as metas de geração de empregos e produtividade.

A Ford também conquistou prêmios cobiçados no mercado, incluindo duas categorias do Prêmio Imprensa Automotiva 2006, da Abiauto: o Fusion foi eleito o Melhor Carro Importado e a F-250, a Melhor Picape de 2006. A F-250 recebeu ainda o Prêmio AutoData de Melhor Veículo Comercial Leve.

Além disso, as picapes Ford foram as mais lembradas pelos profissionais do campo na pesquisa anual realizada pela revista A Granja.

O EcoSport foi eleito o Melhor Carro do Ano de 2006 no Teen Awards, da revista Capricho, com os votos de 30.000 jovens leitores. E o Centro de Atendimento Ford (CAF) venceu o VII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente, promovido pela revista Consumidor Moderno, mostrando ser a empresa da área automobilística que oferece a melhor qualidade de atendimento aos clientes.

Novo posicionamento – Junto com a linha de produtos, a Ford inovou também no marketing.

Sua ação de maior impacto foi o patrocínio da Copa do Mundo na Alemanha, que serviu de plataforma para dois lançamentos: do Fusion e da nova assinatura da marca, Viva o Novo, que revelou seu novo posicionamento estratégico.

Viva o Novo traduz a vontade de estar na frente, de buscar a inovação para surpreender o consumidor e aumentar sua satisfação com soluções exclusivas.

Esse conceito foi estendido também às ações no varejo, com campanhas de sucesso como o Feirão 36 Horas, os comerciais com o técnico Zagallo e os sorteios da Seleção do Faustão durante a Copa, o ousado test-drive comparativo – que chamou os consumidores para comparar carros da Ford e dos concorrentes nos distribuidores – e os recentes filmes estrelados por fantoches.

A área de pós-venda também foi bem-cuidada, com campanhas como a intitulada “Ninguém cuida de um Ford como a Ford”.

LANÇAMENTOS DE PESO EM CARROS, PICAPES, UTILITÁRIOS E CAMINHÕES – A Ford promoveu em 2006 lançamentos importantes nos principais segmentos do mercado.

O ano começou com a renovação da linha Cargo, que ganhou nove modelos com motorização eletrônica: o C-1722e, os trucados MaxTruck 2422e e 2428e, os traçados C-2622e, C-2628e, C-2632e, C-2922e e C-5032e, com tração 6×4, e o MaxTon C-4432e.

A F-250 modelo 2007, além de trazer o novo motor diesel eletrônico MaxPower 3.9 L Electronic, de 203 cv, ganhou tração 4×4, nova transmissão, suspensão reforçada e visual mais moderno e robusto.

A tração 4×4 era uma característica desejada há algum tempo pelos consumidores.

Ela aumentou a versatilidade da F-250 para rodar em caminhos fora-de-estrada, principalmente nas regiões de agronegócio, e reforça os atributos que fazem dela a líder absoluta do segmento de picapes grandes no Brasil.

O Fusion renovou os parâmetros do mercado de sedãs de luxo no Brasil. Ele trouxe a Ford de volta ao segmento de carros de luxo, no qual sempre foi uma referência, e honra essa tradição.

É um produto de classe, que oferece os atributos mais desejados pelos consumidores da categoria, a começar pelo estilo e tamanho.

Tem também os melhores níveis de desempenho, com o avançado motor Duratec 2.3 L e a inovadora transmissão automática de cinco marchas, controlada eletronicamente, além de ser o único com seis airbags, incluindo cortinas laterais, e freios ABS de última geração.

Para completar, oferece a maior oferta de itens de conveniência e conforto, com o melhor custo-benefício da categoria.

Motor Flex 1.0 L – O Fiesta Flex 1.0 L, nas versões Hatch e Sedan, foi outro lançamento bem-sucedido, equipado com o melhor motor bicombustível nessa faixa.

Herdeiro da confiabilidade da família RoCam, com mais de um milhão de motores produzidos, e da avançada tecnologia já testada na versão Flex 1.6 L, ele incorpora soluções inovadoras de engenharia, como taxa de compressão elevada (12,8:1) e um exclusivo controle eletrônico de temperatura, que garantem total equilíbrio entre potência, economia e durabilidade.

O motor Flex 1.0 L da Ford desenvolve a potência máxima de 73 cv com álcool e 71 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm, com baixo consumo de combustível e durabilidade homologada para 240.000 km.

O EcoSport Automático, com motor Duratec 2.0 L e transmissão automática FN, de quatro velocidades, completou a linha do utilitário com uma nova opção.

Ele adiciona mais conforto ao veículo, sem abrir mão do apreciado estilo esportivo e aventureiro.

Junto com essa novidade, o EcoSport incorporou ainda tanque de combustível maior, um novo pacote de isolamento acústico, suspensão e freios recalibrados e um reposicionamento de preços que aumentou a sua competitividade no mercado.

Ranger a gás – Como última novidade do ano, a Ford apresenta a Ranger com kit de conversão para uso do gás natural (GNV).

O motor Duratec 2.3 L a gasolina da picape foi especialmente preparado para receber a conversão, com reforço em componentes críticos, como os assentos de válvulas, e manutenção da mesma durabilidade e garantia.

Além disso, a tecnologia empregada, de quinta geração, reduz ao máximo a perda de potência, que é comum nesse tipo de conversão, aliando bom desempenho aos benefícios já conhecidos do GNV, de menor preço e nível reduzido de emissões.

Com gás, a Ranger desenvolve a potência de 133 cv (a 5.250 rpm), torque de 191 Nm (a 3.750 rpm) e permite uma economia de até 70% nos gastos com combustível.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: COMPROMISSO COM A COMUNIDADE – Simultaneamente ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos, a Ford continuou a investir em 2006 em ações de responsabilidade social voltadas para o bem-estar e elevação da qualidade de vida da comunidade.

Um dos principais programas nessa área é o Ford nas Escolas, que patrocina a reforma e ampliação de escolas públicas.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Rede de Distribuidores Ford, destina R$ 20,00 para o programa a cada carro vendido – sendo R$ 10 da Ford e a outra metade do distribuidor.

Até março de 2007, ele deve beneficiar nove escolas, incluindo conserto e reforma de instalações, construção de quadras esportivas e aquisição de equipamentos.

Ainda no campo da educação, a empresa apóia o Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, localizado na zona leste de São Paulo, que forma 174 jovens por ano nos cursos de mecânica veicular a informática.

Construído por iniciativa do Comitê de Cidadania dos Empregados da Ford, o centro recebeu a doação de novos veículos e equipamentos para o aprendizado prático dos alunos.

A Ford também promove, desde 1996, o Prêmio Ford Motor Company de Conservação, em parceria com a ONG Conservação Internacional.

Considerado o prêmio de maior prestígio nessa área, ele chegou este ano à sua 11ª edição, distribuindo o total de R$ 100 mil aos vencedores em cinco categorias: Conquista Individual, Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos, Iniciativa do Ano e Educação Ambiental.

Além das ações voltadas à preservação do meio ambiente e à educação, a Ford também destina espaço para investimentos em outras áreas, como a saúde, com o Projeto Sorrindo com a Ford – Odontomóvel.

Montado sobre um caminhão Cargo 815e, que transporta um consultório odontológico completo, o Odontomóvel percorre as estradas de todo o Brasil para prestar assistência odontológica gratuita aos caminhoneiros e pessoas carentes da comunidade.

Este ano, em que completou seis anos de estrada, ele acumulou 211.500 km rodados por 215 cidades brasileiras e o atendimento a mais de 21.400 pessoas, sendo 90% delas caminhoneiros.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil