A Ford tem bons motivos para comemorar o balanço de seus resultados em 2006 no Brasil e na América do Sul.
Os números são positivos tanto na produção, vendas e exportação como na área financeira, mantendo a trajetória de lucros crescentes na região.
O ano foi marcado também por importantes lançamentos, que deram seqüência à renovação da linha de produtos da marca, e pela conquista de prêmios de destaque que refletem o seu prestígio e sucesso no mercado.
Ao mesmo tempo, a empresa reforçou o seu compromisso de responsabilidade social, com projetos voltados principalmente para a educação, meio ambiente e saúde.
“Nossa estratégia continua a ter como foco principal a inovação, por meio de produtos e atitudes que tornem a marca aspiracional e inspiracional para os consumidores. Desenvolvemos também um trabalho muito forte nas áreas de engenharia e da qualidade para o aprimoramento contínuo dos produtos, com resultados consistentes”, diz Marcos S. de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
A Rede de Distribuidores Ford também foi fortalecida com novos investimentos, somando hoje 568 revendas em todo o Brasil.
Novos produtos – A Ford iniciou 2006 com o lançamento da nova linha de caminhões Cargo, trazendo nove modelos com motorização eletrônica.
Logo depois, foi a vez da F-250 com motor diesel eletrônico, tração 4×4 e visual renovado. No meio do ano, chegou o Fusion, sedã grande de luxo que se tornou o líder de vendas e nova referência da categoria.
Em agosto, o Fiesta Hatch e o Fiesta Sedan receberam o motor Flex 1.0 L, desenvolvido com a tecnologia bicombustível mais avançada.
No Salão do Automóvel o público pode conferir a pré-estréia do EcoSport Automático, lançado em novembro.
O modelo completa as opções do utilitário esportivo mais desejado do mercado, adicionando mais conforto à sua proposta de aventura.
Para fechar o ano, a Ford preparou mais uma grande novidade: a Ranger pronta para receber o kit de conversão para o gás natural, com manual de instalação e garantia de fábrica, utilizando tecnologia de quinta geração.
Sucessos de vendas – O Fiesta Hatch somou, de janeiro a novembro, a venda de 48.195 veículos, segundo dados do Renavam.
É o carro-chefe da marca e também o sétimo veículo mais vendido do mercado brasileiro. O Fiesta Sedan totalizou 36.721 unidades, mostrando um crescimento de quase 10% em comparação com o mesmo período de 2005.
O Ford EcoSport continuou a ser um dos veículos mais desejados pelos consumidores brasileiros.
Em 2006 ele vendeu, até novembro, 39.116 unidades, mantendo a média de mais de 3.500 veículos por mês.
E atingiu em novembro seu recorde mensal de vendas no ano, com 4.086 unidades comercializadas.
Esse desempenho mantém o utilitário como único representante do segmento “não popular” a figurar no ranking dos modelos mais vendidos do mercado brasileiro, em oitavo lugar.
O Ford Fusion é outro sucesso de vendas. Desde o lançamento, em junho, o veículo vem mantendo uma média superior a 1.000 unidades por mês, que o coloca na liderança dos sedãs grandes de luxo no mercado brasileiro, superando os concorrentes com nível similar de equipamentos.
Caminhões: resultados robustos – No segmento de caminhões, a previsão da Ford é fechar o ano com a venda de 33.092 unidades na América do Sul, número que representa um crescimento de 11,6% sobre 2005.
A queda da indústria no mercado brasileiro, nos últimos dois anos, vem sendo compensada pela marca com o avanço em outros mercados do continente, como o Chile e países andinos.
A linha Cargo deve fechar o ano com 13,7% de participação e mais de 9.850 unidades, mantendo a tendência de crescimento dos últimos dois anos.
Entre os modelos que mais evoluíram, os destaques são os caminhões C-1317, C-1717 e os trucados MaxTruck C-2422 e C-2428.
Os caminhões Ford brilharam também nas competições. O F-4000 foi bicampeão dos Sertões 2006, com a conquista do primeiro e segundo lugares, e campeão brasileiro de Rally Cross-Country, com a equipe Autoliner.
Conquistas e reconhecimentos – Na produção, a empresa comemorou o marco de 850.000 veículos montados na fábrica de Camaçari, na Bahia, que completou cinco anos de operação no mês de outubro.
Pioneira no Nordeste brasileiro, ela introduziu um novo conceito, a produção modular seqüenciada, e superou todas as metas de geração de empregos e produtividade.
A Ford também conquistou prêmios cobiçados no mercado, incluindo duas categorias do Prêmio Imprensa Automotiva 2006, da Abiauto: o Fusion foi eleito o Melhor Carro Importado e a F-250, a Melhor Picape de 2006. A F-250 recebeu ainda o Prêmio AutoData de Melhor Veículo Comercial Leve.
Além disso, as picapes Ford foram as mais lembradas pelos profissionais do campo na pesquisa anual realizada pela revista A Granja.
O EcoSport foi eleito o Melhor Carro do Ano de 2006 no Teen Awards, da revista Capricho, com os votos de 30.000 jovens leitores. E o Centro de Atendimento Ford (CAF) venceu o VII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente, promovido pela revista Consumidor Moderno, mostrando ser a empresa da área automobilística que oferece a melhor qualidade de atendimento aos clientes.
Novo posicionamento – Junto com a linha de produtos, a Ford inovou também no marketing.
Sua ação de maior impacto foi o patrocínio da Copa do Mundo na Alemanha, que serviu de plataforma para dois lançamentos: do Fusion e da nova assinatura da marca, Viva o Novo, que revelou seu novo posicionamento estratégico.
Viva o Novo traduz a vontade de estar na frente, de buscar a inovação para surpreender o consumidor e aumentar sua satisfação com soluções exclusivas.
Esse conceito foi estendido também às ações no varejo, com campanhas de sucesso como o Feirão 36 Horas, os comerciais com o técnico Zagallo e os sorteios da Seleção do Faustão durante a Copa, o ousado test-drive comparativo – que chamou os consumidores para comparar carros da Ford e dos concorrentes nos distribuidores – e os recentes filmes estrelados por fantoches.
A área de pós-venda também foi bem-cuidada, com campanhas como a intitulada “Ninguém cuida de um Ford como a Ford”.
LANÇAMENTOS DE PESO EM CARROS, PICAPES, UTILITÁRIOS E CAMINHÕES – A Ford promoveu em 2006 lançamentos importantes nos principais segmentos do mercado.
O ano começou com a renovação da linha Cargo, que ganhou nove modelos com motorização eletrônica: o C-1722e, os trucados MaxTruck 2422e e 2428e, os traçados C-2622e, C-2628e, C-2632e, C-2922e e C-5032e, com tração 6×4, e o MaxTon C-4432e.
A F-250 modelo 2007, além de trazer o novo motor diesel eletrônico MaxPower 3.9 L Electronic, de 203 cv, ganhou tração 4×4, nova transmissão, suspensão reforçada e visual mais moderno e robusto.
A tração 4×4 era uma característica desejada há algum tempo pelos consumidores.
Ela aumentou a versatilidade da F-250 para rodar em caminhos fora-de-estrada, principalmente nas regiões de agronegócio, e reforça os atributos que fazem dela a líder absoluta do segmento de picapes grandes no Brasil.
O Fusion renovou os parâmetros do mercado de sedãs de luxo no Brasil. Ele trouxe a Ford de volta ao segmento de carros de luxo, no qual sempre foi uma referência, e honra essa tradição.
É um produto de classe, que oferece os atributos mais desejados pelos consumidores da categoria, a começar pelo estilo e tamanho.
Tem também os melhores níveis de desempenho, com o avançado motor Duratec 2.3 L e a inovadora transmissão automática de cinco marchas, controlada eletronicamente, além de ser o único com seis airbags, incluindo cortinas laterais, e freios ABS de última geração.
Para completar, oferece a maior oferta de itens de conveniência e conforto, com o melhor custo-benefício da categoria.
Motor Flex 1.0 L – O Fiesta Flex 1.0 L, nas versões Hatch e Sedan, foi outro lançamento bem-sucedido, equipado com o melhor motor bicombustível nessa faixa.
Herdeiro da confiabilidade da família RoCam, com mais de um milhão de motores produzidos, e da avançada tecnologia já testada na versão Flex 1.6 L, ele incorpora soluções inovadoras de engenharia, como taxa de compressão elevada (12,8:1) e um exclusivo controle eletrônico de temperatura, que garantem total equilíbrio entre potência, economia e durabilidade.
O motor Flex 1.0 L da Ford desenvolve a potência máxima de 73 cv com álcool e 71 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm, com baixo consumo de combustível e durabilidade homologada para 240.000 km.
O EcoSport Automático, com motor Duratec 2.0 L e transmissão automática FN, de quatro velocidades, completou a linha do utilitário com uma nova opção.
Ele adiciona mais conforto ao veículo, sem abrir mão do apreciado estilo esportivo e aventureiro.
Junto com essa novidade, o EcoSport incorporou ainda tanque de combustível maior, um novo pacote de isolamento acústico, suspensão e freios recalibrados e um reposicionamento de preços que aumentou a sua competitividade no mercado.
Ranger a gás – Como última novidade do ano, a Ford apresenta a Ranger com kit de conversão para uso do gás natural (GNV).
O motor Duratec 2.3 L a gasolina da picape foi especialmente preparado para receber a conversão, com reforço em componentes críticos, como os assentos de válvulas, e manutenção da mesma durabilidade e garantia.
Além disso, a tecnologia empregada, de quinta geração, reduz ao máximo a perda de potência, que é comum nesse tipo de conversão, aliando bom desempenho aos benefícios já conhecidos do GNV, de menor preço e nível reduzido de emissões.
Com gás, a Ranger desenvolve a potência de 133 cv (a 5.250 rpm), torque de 191 Nm (a 3.750 rpm) e permite uma economia de até 70% nos gastos com combustível.
AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: COMPROMISSO COM A COMUNIDADE – Simultaneamente ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos, a Ford continuou a investir em 2006 em ações de responsabilidade social voltadas para o bem-estar e elevação da qualidade de vida da comunidade.
Um dos principais programas nessa área é o Ford nas Escolas, que patrocina a reforma e ampliação de escolas públicas.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Rede de Distribuidores Ford, destina R$ 20,00 para o programa a cada carro vendido – sendo R$ 10 da Ford e a outra metade do distribuidor.
Até março de 2007, ele deve beneficiar nove escolas, incluindo conserto e reforma de instalações, construção de quadras esportivas e aquisição de equipamentos.
Ainda no campo da educação, a empresa apóia o Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, localizado na zona leste de São Paulo, que forma 174 jovens por ano nos cursos de mecânica veicular a informática.
Construído por iniciativa do Comitê de Cidadania dos Empregados da Ford, o centro recebeu a doação de novos veículos e equipamentos para o aprendizado prático dos alunos.
A Ford também promove, desde 1996, o Prêmio Ford Motor Company de Conservação, em parceria com a ONG Conservação Internacional.
Considerado o prêmio de maior prestígio nessa área, ele chegou este ano à sua 11ª edição, distribuindo o total de R$ 100 mil aos vencedores em cinco categorias: Conquista Individual, Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos, Iniciativa do Ano e Educação Ambiental.
Além das ações voltadas à preservação do meio ambiente e à educação, a Ford também destina espaço para investimentos em outras áreas, como a saúde, com o Projeto Sorrindo com a Ford – Odontomóvel.
Montado sobre um caminhão Cargo 815e, que transporta um consultório odontológico completo, o Odontomóvel percorre as estradas de todo o Brasil para prestar assistência odontológica gratuita aos caminhoneiros e pessoas carentes da comunidade.
Este ano, em que completou seis anos de estrada, ele acumulou 211.500 km rodados por 215 cidades brasileiras e o atendimento a mais de 21.400 pessoas, sendo 90% delas caminhoneiros.