A fábrica de motores da equipe Renault F1 Team completou em dezembro de 2006 30 anos de história na Fórmula 1.
Situada em Viry-Châtillon, na França, a instalação fica às margens da autoestrada A6, próxima da região sul de Paris.
O edifício recebeu a divisão de competições Renault Sport em 1976. Anteriormente, o departamento ficava em Dieppe, no oeste do país.
Nos primeiros anos, a fábrica era muito menor do que na atualidade.
À época, Viry produzia tanto o chassi quanto o motor dos Renault Turbo de Fórmula 1, que eram pilotados pelos franceses Jean-Pierre Jabouille e René Arnoux.
Ao longo de sua existência, as instalações abrigaram o conhecimento e a determinação que levaram a Renault a seus primeiros sucessos na categoria máxima do automobilismo.
Dirigida por inovadores como Bernard Dudot, Gerard Larrouse e François Casting, entre outros, a história de conquistas da organização que é a atual bicampeã mundial de pilotos e construtores foi escrita em grande parte entre as paredes de Viry-Châtillon.
À medida em que a década de 90 se aproximava, as instalações passaram a abrigar uma tecnologia exclusiva da Renault: o avançadíssimo motor V10.
Este famoso propulsor venceu o mundial de pilotos com os ingleses Nigel Mansell e Damon Hill, o francês Alain Prost, o alemão Michael Schumacher e o canadense Jacques Villeneuve.
Além disso, o V10 da marca francesa também conquistou seis títulos consecutivos de construtores entre 1992 e 1997 com as equipes Williams e Benetton.
Hoje, após os títulos consecutivos (de pilotos e de construtores) de 2005 e 2006, a fábrica do motor da Renault F1 Team tem orgulho de ter vencido um total de oito Campeonatos de Construtores e a mesma quantidade de títulos de pilotos em vinte e cinco temporadas de atuação na categoria.
Durante os trinta anos desde a estréia da Renault na F1, apenas a Ferrari venceu mais títulos.
Este currículo excepcional é o registro da alta capacidade técnica dos profissionais que trabalham em Viry-Châtillon.
“A Renault vem estabelecendo um padrão de qualidade para a Fórmula 1 durante trinta anos”, comentou Rob White, Diretor-Técnico do Departamento de Motores da Renault F1 Team.
“Nosso sucesso atualmente foi construído sobre a base tecnológica e a filosofia de trabalho estabelecidas pelos pioneiros de três décadas atrás, com o apoio de todo o Grupo Renault. Nós temos orgulho de ser os guardiões desta herança, e trabalhamos duro para garantir que possamos promover um sucesso semelhante nos próximos anos.”
O piloto brasileiro Ayrton Senna (centro) visita as instalações de Viry-Châtillon em 1986