Há 65 anos, a marca, que há mais tempo produz veículo comerciais no país, se tornou a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores se destacando pelo seu propósito em conhecer profundamente a realidade do setor.
Assim, ao longo de sua história, a marca sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.
O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor.
Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador.
E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.
Força, robustez, durabilidade e compatibilidade ambiental – Historicamente, os caminhões Mercedes-Benz sempre foram reconhecidos no mercado pela força, robustez e durabilidade, refletidas nas constantes inovações trazidas para o País, como os motores Blue Tec 5 e o Mercedes PowerShift, câmbio automatizado sem pedal de embreagem.
Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também é referência na evolução da sua compatibilidade ambiental.
O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km.
Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução.
“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O Novo Actros também coloca em evidência os ganhos de economia para os transportadores.
Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.
Protagonismo na história do transporte de cargas – “Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo.
“E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento. Ou seja, transportadores e autônomos sempre puderam e podem continuar contando com os nossos caminhões para trabalhar com a produtividade desejada, com ótimo custo operacional e rentabilidade para os seus negócios”.
Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos clientes, a marca é referência no desenvolvimento de soluções específicas para as atividades de seus clientes.
“Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’”, afirma Leoncini.
Dessa forma, a Mercedes-Benz oferece o portfólio mais completo do País, formado pelas famílias Accelo (dos segmentos de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados).
A esta linha, somam-se ainda, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves.
Conforto de dirigibilidade e bem-estar a bordo – Os caminhões Mercedes-Benz contam a história de muitos motoristas.
Por isso, a evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência.
Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.
O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou com painéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares.
Modernos sistemas de ar condicionado ou de climatização, bancos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.
Crescente evolução em segurança – O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo.
No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas.
Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.
O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP.
A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini.
“Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.
O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.
O primeiro caminhão com direção autônoma – Em mais uma iniciativa inovadora da marca, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil.
Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma, ampliando a oferta de produtos para os clientes.
Fatos marcantes na vanguarda tecnológica
Ano |
Modelo |
Destaque |
1956 | L 312 | 1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo” |
1958 | L 321 | 1º “cara chata” da marca |
1960 | LA 321 | 1º com tração total 4×4 |
1964 | L 1111 | “Bicudo”, clássica cabina arredondada |
1967 | LP 1520 | Novo modelo com cabina avançada |
1970 | L 1113 | Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades |
1972 | L 608 D | “Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil |
1989 | Linha HPN | Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados |
1991 | Linha FPN | Novos médios e semipesados “cara chata” |
1993 | Top Brake | Exclusivo freio-motor adicional |
1996 | 710 e 1620 | Entre os caminhões mais vendidos no Brasil |
1998 | Tecnologia | Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico |
2000 | L 1620 6×2 | O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo |
2003 | Accelo | Nova geração de caminhões leves da marca |
2004 | Atego | Nova geração de médios e semipesados |
2005 | Axor | Nova geração de extrapesados on e off-road |
2007 | Actros 8×4 | Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road |
2009 | História | 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil |
2010 | Actros | Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546 |
2011 | Atron | Nova geração de caminhões “bicudos” |
2015 | Accelo 6×2 | Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios |
2018 | Axor 3131 Autônomo | 1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil |
2019 | Novo Actros | O caminhão mais inteligente do Brasil |
Série de textos sobre os 65 anos da Empresa – Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil serão contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.
O primeiro texto, sobre as fábricas, foi divulgado em 28 de abril, seguido agora por caminhões.
Os próximos textos irão abordar os temas de ônibus, serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro.