sábado, 4 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Programa de GNV completa 15 anos no Brasil

Ipiranga comemora o pioneirismo na oferta de gás natural veicular

Passando quase desapercebida, a marca dos 15 anos do início da distribuição de gás natural veicular (GNV) para veículos leves no Brasil foi comemorada no final de 2006.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em 1991, antecipando-se ao restante do mercado, a Ipiranga inaugurou, no Rio de Janeiro, o primeiro posto público com GNV, uma decisão que contribuiu para o desenvolvimento desse mercado no País. Até aquele momento o GNV era utilizado, de forma experimental, apenas em ônibus.

Diante da falta de tecnologia nacional para habilitar os veículos para o uso do GNV, a Ipiranga importou da Itália e instalou em alguns carros kits de gás, além de incentivar os primeiros testes com o combustível.

Para comprovar a viabilidade do GNV, equipou um Opala 4 cilindros, que passou por avaliações dos órgãos de metrologia e da imprensa.

- Publicidade -

Na época, os cilindros tinham capacidade de armazenar entre 15 e 18 metros cúbicos. Atualmente, os menores cilindros disponíveis têm capacidade de 6 metros cúbicos.

O próximo passo foi instalar um posto em São Paulo e depois partir para outros municípios. Hoje, a rede tem 185 postos com oferta de GNV, número que chegou a 200 no final de 2006.

A empresa é a maior distribuidora privada de gás natural veicular, com 12,4% de market share (Fonte: Brasil Energia – ago/06).

- Publicidade - Ofertas FIAT

A popularização do combustível gerou uma frota de 1,3 milhão de carros convertidos no Brasil, o que faz do País a segunda maior frota mundial convertida, atrás da Argentina.

O sucesso do GNV se explica pela economia. O combustível é 53% mais barato que o álcool e 63% mais em conta quando comparado à gasolina (Fonte: Pesquisa de Preços ANP – 11 a 15 de novembro).

O retorno do gasto com o kit (R$ 2.600,00 em média) é alcançado em até seis meses, para um motorista de veículo a gasolina que circula 100 quilômetros por dia na cidade de São Paulo, por exemplo. Além da economia, o GNV polui menos, na comparação com os demais combustíveis.

A Ipiranga encerrou 2006 com investimentos de R$ 40 milhões na abertura de postos com GNV, montante que vem se mantendo nos últimos anos e deve se repetir no ano que vem.

A expectativa é aumentar a rede para 350 postos até 2011.

“Entendemos que a escolha cabe ao consumidor. Por isso, fazemos questão de oferecer os três combustíveis na nossa rede”, destaca Francisco Barros, gerente do Departamento de Gás e Desenvolvimento Automotivo da Ipiranga.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação