O especialista em Gestão Empresarial Francisco Higa explica que, montar uma equipe, baseada apenas na confiança, pode significar indício de “remediar” problemas da própria gestão.
Hoje em dia é comum ouvirmos vários gestores afirmarem que existe uma pessoa de sua equipe em quem confia muito.
“Em tese, todas as pessoas que trabalham na empresa devem ser de confiança ética”, explica Francisco Higa, autor do livro “Vai dar M…” (Ed. Gente).
“Para a formação de uma boa equipe de trabalho o administrador precisa priorizar as habilidades profissionais dos funcionários”, acredita o consultor.
Para ele, levar em consideração apenas a confiança para formar uma equipe é procurar remediar e não formá-la com base nas competências necessárias.
Segundo Higa, o critério de escolha dos profissionais que irão compor uma equipe deve se fundamentar especialmente na associação da habilidade profissional e nas características comportamentais do candidato.
“Em 100% dos casos, competência e fatores comportamentais são os fundamentais para garantir o êxito da operação”, avalia o consultor da Turnpoint, empresa especializada em Gestão e Desenvolvimento Organizacional.
SOBRE O CONSULTOR – Francisco Carlos Higa – Sócio-fundador da Turnpoint Gestão e Desenvolvimento Organizacional, consultor especialista em gestão e organização, professor universitário pela FAAP, autor do livro “Vai dar M… – Soluções para seu projeto não afundar” (ed. Gente).
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e possui MBA internacional pela USP (Universidade de São Paulo) e OWEN University, nos Estados Unidos.
Já trabalhou em várias empresas realizando projetos de reestruturação organizacional. Viaja pelo Brasil e pelo mundo atuando como conferencista em eventos.