sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz anuncia retirada da Fórmula E ao final da temporada 2022

Anúncio vem logo após a conclusão da temporada da Fórmula E deste ano, que viu a Mercedes vencer os campeonatos de equipes e pilotos (via Nyck de Vries) no último fim de semana

O anúncio vem logo após a conclusão da temporada da Fórmula E deste ano, que viu a Mercedes vencer os campeonatos de equipes e pilotos (via Nyck de Vries) no último fim de semana.

A Mercedes começou seu envolvimento na Fórmula E na 5ª temporada, em parceria com a HWA Racelab. Naquela temporada, a HWA conquistou a nona colocação no campeonato.

- Publicidade -

A Mercedes se tornou a patrocinadora oficial do título da equipe na 6ª temporada, na qual ficou em terceiro lugar. Então, nesta temporada, eles ganharam tudo.

Mas no período que antecedeu o final da temporada, a Mercedes foi tímida sobre seus planos futuros. Boatos se espalharam neste fim de semana de que uma retirada da série era iminente. Esses rumores foram confirmados hoje .

A Mercedes diz que a mudança permitirá que eles “realoquem recursos” da Fórmula E para o desenvolvimento de três plataformas de veículos exclusivamente elétricos que serão lançadas em 2025.

- Publicidade -

Isso se encaixará em sua visão de se tornar uma marca totalmente elétrica até o final da década – “onde as condições de mercado permitirem”. A Daimler, empresa controladora da Mercedes, parou de desenvolver motores de combustão interna em 2019.

Essa retirada vem junto com a saída de algumas outras grandes equipes: Audi e BMW. Ambos fizeram sua última corrida neste fim de semana e não continuarão na série no ano que vem. A Mercedes espera mais uma temporada, mas partirá no final da próxima temporada, antes que os carros da “Geração 3” saiam.

Embora três saídas de equipe em dois anos pareçam bastante chocantes, a Fórmula E ainda tem um suporte significativo de fabricantes.

- Publicidade -

Jaguar, Porsche, Mahindra, DS (Citroen), Nissan e NIO se comprometeram com a era Gen 3, que dura até 2026. A Fórmula E afirma que eles ainda contam com o apoio de mais fabricantes do que qualquer outra série de corridas do mundo.

O novo chassis “Gen 3” estreando na temporada 9 trará grandes mudanças para a Fórmula E. O carro ainda não foi finalizado, mas os planos são de aumentar a potência disponível para 300 kW no modo de corrida e 350 kW no modo de qualificação.

Os carros da Geração 1 originais correram a 150kW e os carros da Geração 2 a 200kW, então este será um grande salto no desempenho. Haverá também uma redução significativa de peso, o que tornará os carros mais rápidos e ágeis.

A Fórmula E também quer que os carros da Geração 3 sejam capazes de carregar rapidamente a 600 kW. O plano é permitir paradas curtas no meio da corrida de cerca de 30 segundos. A FIA está procurando uma tecnologia de carregamento semelhante para uma série de corrida GT totalmente elétrica.

No entanto, isso pode não ser totalmente o fim para a equipe da Mercedes. Freqüentemente, o pessoal da equipe e as instalações continuarão correndo em uma série, eles apenas passarão por uma mudança de propriedade (por exemplo, a equipe Andretti continuará correndo sem o patrocínio da BMW).

A Mercedes está atualmente procurando por um possível futuro proprietário que possa assumir a equipe na era Gen 3.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn