terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Bosch amplia portfólio de sonda lambda e bobinas de ignição

Sonda lambda Bosch passa a ter mais de 10 novas aplicações para a frota brasileira, enquanto nova geração de bobinas de ignição é direcionada aos novos motores – Referência nas linhas de injeção eletrônica e no mercado de reposição automotiva, a Bosch ampliou suas linhas de sonda lambda e bobinas de ignição, que contam com a mesma qualidade e tecnologia dos equipamentos originais.

- Publicidade -

Os produtos, recém-lançados, serão apresentados pela empresa na 12ª edição da Automec – maior feira internacional de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina, que ocorre de 7 a 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Sondas lambdas – Pioneira no desenvolvimento da sonda lambda, a Bosch inventou, na década de 70, o componente que hoje está presente nas principais montadoras do Brasil e do mundo. A Bosch produz mais de 45 milhões de sondas por ano no mundo e, desde o ano passado, começou a fabricá-lo também em sua planta no Brasil, em Campinas.

- Publicidade -

Com o objetivo de proporcionar mais agilidade e assertividade no momento da troca, a empresa lançou no mercado modelos originais, com conectores específicos por montadoras. Assim, a Bosch conta agora com uma linha de sonda lambda que passa a ter mais de 10 novas aplicações para a frota brasileira.

A sonda lambda, ou sensor de oxigênio, é um dos componentes principais do sistema de injeção eletrônica, pois reconhece a composição da mistura ar e combustível, controlando a quantidade injetada para garantir uma composição otimizada da mistura. Testes comprovam que uma sonda, em bom estado de conservação, economiza até 15% no consumo de combustível e melhora o desempenho do motor, além de ajudar a preservar o meio ambiente, pois atua junto com catalisador para a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera.

A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade. Contudo, a fim de garantir seu bom funcionamento, a Bosch recomenda a revisão do sistema a cada 30 mil quilômetros. Uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente a central eletrônica de comando e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

- Publicidade -

Bobinas de ignição – A linha de bobinas de ignição também cresceu e a nova geração dos produtos, que conta com mais de cinco aplicações, possibilita faísca de longa duração e tensão ideal de ignição.

Além da produção de bobinas tipo plástica, a Bosch, que há mais de 100 anos desenvolve e aperfeiçoa o sistema de ignição e seus componentes, também possui em seu portfólio as bobinas tipo compacta e a tipo caneta, ambas direcionadas aos novos motores.

As bobinas de ignição tipo caneta têm dois tipos de construção: top coil, que possui o conjunto transformador na parte superior da bobina e tubo de borracha isolante e a pencil coil, com o conjunto transformador ao longo do tubo plástico da bobina.

Dentre as vantagens da nova geração de bobinas estão: tamanho reduzido e individual para cada vela de ignição, robustez, baixo peso e fácil montagem – o produto dispensa a utilização de cabos de ignição e é conectado diretamente sobre a vela de cada cilindro do motor.

Participe: Automec 2015  – Data: 7 a 11 de abril
Horário: Terça a sexta-feira, das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
Endereço do estande: entres as ruas D e E, estande 200

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança