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Pernambuco larga na frente com primeiro caminhão diesel-GNV da região

Iniciativa do Posto Rota Petróleo contou com apoio da Copergás, Landirenzo e Auto Gás, que apostam no modelo como uma alternativa de proteção à instabilidade dos preços dos combustíveis

Pernambuco continua em alta quando o assunto é inovação no segmento de gás natural. Na mesma semana em que o governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Gás, Copergás, realizou acordo inédito com a Shell para ser uma das responsáveis pelo fornecimento de gás natural a partir de 2022, na busca por maior competitividade e estabilidade de preços, o estado passa a contar com o primeiro caminhão híbrido diesel-GNV.

A tecnologia conhecida como Diesel Dual Fuel é um sistema que converte motores a diesel para um funcionamento com uma mistura de óleo diesel e gás natural. O Gás Natural é misturado ao fluxo de ar.

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A injeção do óleo diesel é reduzida em quantidade, e é responsável para a ignição da mistura de ar e GNV na câmara de combustão.

Durante as operações o sistema fornece e controla a injeção contemporânea de gás natural e óleo Diesel em porcentagens variáveis, dependendo do ponto operacional do motor.

O motor Dual Fuel pode funcionar em ambos os modos: modo diesel ou modo dual fuel. Em ambos os modos o ciclo de combustão é do tipo diesel.

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Primeiro caminhão da região – O primeiro caminhão a ser convertido para a solução diesel-GNV é um Volkswagen Constellation 24-280, que é utilizado para transportar combustível para os postos do grupo Rota Petróleo.

A iniciativa do Posto Rota Petróleo, contou com apoio da Copergás, Landirenzo e Auto Gás, que apostam no modelo como uma alternativa de proteção à instabilidade dos preços dos combustíveis e aos aumentos sucessivos da gasolina e do diesel nos últimos meses.

A apresentação do caminhão foi realizada no próprio posto para um seleto grupo de convidados, inclusive com detalhamento técnico do trabalho realizado no veículo, com dados inclusive financeiros de custo de implantação e economia prevista.

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Vantagens do Sistema Dual Fuel – Diesel/Gás

Economia para veículos comerciais – A tecnologia de conversão Landirenzo permite que motores a Diesel passem a poluir menos, reduzindo os custos operacionais. O sistema de conversão mistura combustível diesel com metano, favorecendo seu uso.

Ideal para uso particular e perfeito para uso em frotas – Não apenas os proprietários de veículos particulares podem se beneficiar do sistema Dual Fuel – Diesel/Gás, mas também as empresas de transporte de cargas e pessoas (uso em caminhões e ônibus).

Para todos os tipos de veículos a Diesel – Os sistemas Dual Fuel – Diesel/Gás são modulares e, adaptando-se a todos os veículos comerciais leves, médios e pesados reduzindo ruídos e vibrações e aumentando sua autonomia.

Desempenho e confiabilidade – A conversão para sistema Dual Fuel – Diesel/Gás não compromete o desempenho do veículo e conta com uma unidade de controle eletrônico (o coração do sistema), além disso mantem a potência e o torque do veículo inalterados e garantem a máxima eficiência e conforto na direção em todas as condições de uso.

Máxima eficiência e longa durabilidade – Os sistemas Landirenzo Dual Fuel – Diesel/Gás foram aprovados e validados seguindo os mais altos padrões de qualidade, permitindo garantir a máxima confiabilidade ao longo do tempo. Para maximizar o investimento, o sistema, uma vez instalado pode ser transferido para outro veículo com tecnologia equivalente.

Facilidades de instalação – A instalação dos sistemas Dual Fuel – Diesel/Gás deve ser realizada por técnicos especializados; cada veículo requer uma adequada configuração. Por esse motivo, antes de instalar o sistema, verifique a lista de viabilidade emitida pela equipe técnica da Landirenzo.

Custo estimado – Atualmente o custo para conversão de um veículo diesel para diesel-GNV é da ordem de R$ 40.000. Como acontece com veículos particulares, o sistema é recomendado para quem utiliza o caminhão em média para rodar 10.000 quilômetros por mês.

Principais vantagens

AMBIENTAIS
Redução de CO2
Redução de particulado
Redução de ruído
Opção de catalizador oxidante de CH4

ECONÔMICAS
Alto potencial de economia
Baixo investimento inicial

DESEMPENHO DO MOTOR
Mesmo Torque/Potencia características do motor Diesel
Dirigibilidade Diesel
Sem modificações no motor
Mesma durabilidade do motor diesel
Flexibilidade do sistema

OUTROS:
Funciona nos dois modos Diesel e Dual Fuel
Rotas não restritas a presença de infraestruturas
Aumento da autonomia
Totalmente reversível

USO EM:
Veículos leves
Pesado (Caminhões, Ônibus)
Motores estacionários

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