sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Segunda geração do BYD Tan EV começará a ser importada para o Brasil em 2022

Os veículos eletrificados já são uma realidade no mercado automotivo e ganham cada vez mais espaço em um setor que, antes, era dominado pelos modelos de combustão.

Aos poucos, o Brasil também passa a fazer parte desse cenário de transformação. E a BYD Brasil coloca o país em outro patamar ao apresentar um dos veículos elétricos mais comercializados e de maior sucesso da marca em todo o mundo: o BYD Tan EV.

- Publicidade -

O modelo é o primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no Brasil. Ou seja, a BYD vai combinar dois desejos dos consumidores: a busca por produtos que não agridam ao meio ambiente com a categoria de carros que mais cresce em solo nacional, o segmento de SUV’s.

Atualmente, o BYD Tan EV é comercializado na China e, também, foi lançado na Noruega, país que marca a entrada da empresa na Europa. Até o final deste ano, serão entregues 1500 unidades ao mercado norueguês.

Os modelos BYD retratam os nomes das mais importantes das dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China.

- Publicidade -

A dinastia Tang (618-906 DC.) proporcionou à China uma prosperidade nunca vista. Os historiadores geralmente consideram essa dinastia como ponto alto da civilização chinesa e uma época de ouro da cultura cosmopolita.

Mas porque o nome do veículo, então, não é Tang? Faz parte da estratégia o nome diferenciado dos demais mercados onde o modelo é vendido. Além disso, trata-se de mera simplificação fonética: em mandarim, a letra “G”, comumente usada em finais de palavras, não é pronunciada, é muda. Então, a pronúncia correta do SUV já seria Tan de qualquer forma.

A BYD possui extensa experiência com veículos elétricos. Já produziu mais de 1 milhão de unidades deste tipo de veículo. A segunda geração do BYD Tan EV começará a ser importada a partir do primeiro semestre de 2022.

- Publicidade -

Bateria Blade, nova tecnologia – A BYD é uma das maiores fabricantes globais de baterias e de veículos elétricos.

E, como não poderia ser diferente, a bateria é, sem dúvida, um dos protagonistas do modelo BYD Tan EV. Para essa versão, a BYD introduziu a inovadora ‘Blade Battery’ – células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères – e conseguiu redefinir os padrões de segurança para toda a indústria.

A BYD Blade Battery foi projetada para resolver os problemas de segurança da bateria, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fostato (LFP).

Este modelo de bateria passou por um desenvolvimento exaustivo, que incluiu testes de pregos e fornalhas.

A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria da BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60 graus Celsius após rigorosos testes.

A estratégia da BYD é adotar esse tipo de bateria nos futuros modelos elétricos da marca. Com isso, os veículos se tornarão mais seguros e ajudarão a acelerar o ritmo da eletrificação globalmente.

Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD TAN pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW.

Quando chega a 10 por cento, surge no painel uma mensagem de alerta para você carregar o carro. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo dados PBEV (INMETRO).

O SUV elétrico da BYD incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m.

Desta forma, o Tan pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Design: uma combinação dinâmica e poderosa – O design do novo Tan EV é um de seus principais diferenciais.

Em termos de estilo, a equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi, combinou o talento do design europeu com a herança oriental para criar um SUV poderoso e de aparência dinâmica.

O SUV BYD Tan EV representa uma nova era de design para a BYD, combinando beleza, emoção e inspiração na natureza. Cada detalhe, seja interno ou externo, chama muita atenção.

É, sem dúvida, um modelo com visual moderno e agressivo. O novo carro oferece o conceituado design Dragon Face, que ressalta o estilo dos modelos produzidos pela família BYD.

No entanto, se ajusta aos mínimos detalhes. Os faróis full LED são marcantes, tem poder penetrante, e lembram, literalmente, um “dragão gigante com os olhos abertos”.

Na dianteira, há uma enorme grade formada por uma série de lâminas cromadas. O para-choque tem um aspecto agressivo, completando o visual interessante do novo SUV eletrizado da BYD.

Seu perfil reforça o aspecto robusto do modelo, graças à linha de cintura elevada e as caixas de rodas amplas de 22″. Seu teto curvo e com caimento suavizado na traseira. dá um toque muito especial à aparência do SUV.

A BYD foi além e projetou uma terceira coluna invisível. Revestida em vidro, confere ao teto um interessante conceito do tipo flutuante. Já o elegante desenho da traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED.

Um interior exclusivo em todos os sentidos – A exclusividade do modelo começa pelo fato de ser o primeiro SUV com sete lugares totalmente elétrico comercializado no mercado brasileiro.

O modelo tem 4.87m de comprimento, tem entre eixos de 2,82m, a largura é de 1,95m e altura tem 1,72 m. Ou seja, amplo e confortável. Isso é só o primeiro de inúmeros detalhes.

Seu interior traz um acabamento excelente, com materiais premium de alta qualidade e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões.

A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela do sistema multimídia.

Aliás este é um dos grandes destaques tecnológicos do BYD Tan. Sua super tela de 15,6″ do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical.

A quantidade de itens de série encontrados no BYD Tan EV é uma característica que impressiona. A começar pelo grande teto de vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo.

O modelo elétrico da BYD ainda disponibiliza cluster de 12.3″ 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch (macios ao toque) e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.

E não para por aí. Há ainda bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis.

Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis. Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também fazem parte dos itens oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.

O que também atrai os olhares do consumidor é o tamanho do seu porta-malas. Tem espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas.

Se o número de ocupantes cai para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

Tecnologia NFC – A tecnologia está presente em qualquer lugar do modelo. Para se ter ideia, o SUV eletrizado da BYD disponibiliza a tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito.

É tão conveniente e pequeno, que se encaixa em uma carteira comum. A tecnologia NFC permite ainda que, por intermédio da simples aproximação de dois dispositivos, seja possível a troca de informações, sem precisar de cabos ou qualquer contato físico.

Segurança em todos os lugares – Um dos grandes destaques do novo Tan EV é a segurança. O modelo vem com sistema de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo). Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos.

O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

O novo modelo vem equipado ainda com Piloto Automático Adaptativo, também conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control).

Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais.

Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática.

É também conhecido como LKS (Lane Keeping System, ou Sistema de Permanência na Faixa). Além disso, o Tan EV dispõe de seis airbags.

Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças flutuantes Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado quando o acelerador ou a embreagem são acionados.

O BYD Tan EV começará a ser comercializado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2022 e já conta com a possibilidade de pré-reserva pelo site www.bydcars.com.br, estando disponível em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn