Se seu sonho sempre foi ter um carro de corrida em casa, essa é sua chance. A Mitsubishi Motors acaba de anunciar a produção exclusiva e limitada da nova L200 Triton Sport R, modelo de competição especialmente preparada pela marca dos três diamantes para encarar todo o desafio da temporada 2022 do maior rally cross country de velocidade do Brasil, a Mitsubishi Cup e os demais rallies do gênero, incluindo o Sertões.
Apenas dez unidades da L200 Triton Sport R estão sendo preparadas na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO) por técnicos especializados que já têm no currículo a preparação de mais de 600 modelos do gênero ao longo dos 30 anos da marca de veículos 4×4 no Brasil.
A marca é a única do País que tem uma linha de produção para carros de competição, e conta com a parceria com a Spinelli Racing, dirigido pelo pentacampeão do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli.
Baseado na picape de rua, a L200 Triton Sport R passa por uma série de adaptações para se tornar um legítimo carro de corrida homologado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo –, além de atender a todas as exigências de segurança da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, na categoria T2 de carros de produção.
Por essa certificação, os veículos devem manter as mesmas características dos carros de rua como chassi, transmissão, motor e carroceria.
Por ser um veículo focado em competição, alguns itens como amortecedores, molas e pneus sofreram adaptações para suportar os duros desafios de um rally cross country. O motor 2.4L Diesel, 16 válvulas / DOHC MIVEC com injeção eletrônica direta Common-Rail foi reprogramado pela SFI Chips para desenvolver 225 cv de potência a 3.750 rotações e torque de 51,2 Kgfm a 2.350 rotações.
Aliado à transmissão manual de seis velocidades a L200 Triton Sport R oferece ótimo desempenho, com retomadas rápidas, características ideais para um rally de velocidade como a Mitsubishi Cup.
Além do conjunto motor e câmbio, a L200 Triton Sport R sofreu uma série de adaptações. A começar pela remoção de praticamente todo o acabamento interno, assim como os bancos originais, com o objetivo de deixar o modelo mais leve. Os vidros das portas do motorista e passageiros foram substituídos por acrílicos, com o mesmo objetivo de perda de peso.
Um conjunto de barras de proteção, chamado santantonio ocupa grande parte do interior da cabine e garante a proteção do piloto e navegador em caso de acidente.
A proteção também é proporcionada pelos dois bancos concha instalados para o piloto e navegador, que ficam totalmente presos ao veículo pelos cintos de segurança de seis pontas próprios para competição.
Ainda por dentro, o volante foi substituído por um específico para competição, com acabamento em couro Alcântara.
Extintores de incêndio com acionamento interno e externo foram instalados assim como a chave geral de funcionamento do veículo que pode ser desligado ao simples toque em um botão, fato crucial em caso de acidente.
O sistema de controle de tração foi retirado, assim como os freios ABS. Isso permite que a L200 responda inteiramente aos comandos do piloto, que tem o veículo totalmente em suas mãos.
Já para amenizar o forte calor dentro da cabine durante um dia de competição, a Mitsubishi Motors manteve o sistema de ar condicionado.
Os valores de venda do modelo são sob consulta. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@spinelliracing.com.br