A BYD, fabricante líder mundial de veículos elétricos e baterias, atingiu outro marco significativo. Há pouco mais de uma década, a BYD realizou sua primeira entrega de frota de ônibus elétricos para operação comercial, como parte de sua visão de eletrificação para aliviar a poluição ambiental.
Por meio de sua inovação pioneira em tecnologia de baterias, a BYD passou a inovar o setor em escala global nos 10 anos que se passaram desde então, e continua a validar sua posição como líder mundial na fabricação de ônibus elétricos.
Com um rápido avanço até janeiro de 2022, o histórico estabelecido pela BYD levou à entrega de mais de 70.000 ônibus a clientes em todo o mundo, incluindo muitos dos principais operadores e autoridades de transporte público internacional.
Somente na Europa, a BYD já entregou mais de 1800 ônibus elétricos, que operam em mais de 100 grandes cidades européias em 20 países, provando sua praticidade em todos os extremos das condições climáticas. Coletivamente, eles já percorreram mais de 140 milhões de quilômetros, o equivalente a uma redução de 150.000 toneladas de emissões de CO2. Já em escala global, os ônibus elétricos da BYD já percorreram 5,5 bilhões de quilômetros, reduzindo as emissões de CO2 em 3,8 milhões de toneladas.
A BYD está firmemente comprometida com suas estratégias de eletrificação de ônibus, não só na Europa como também no mundo, priorizando o valor das colaborações com parceiros e fornecedores. A BYD tem marcado presença na Europa por mais de uma década, inicialmente causando impressões como a primeira e única empresa a expor um ônibus elétrico na BusWorld em 2011. Isto marcou o início de muitas relações de trabalho bem sucedidas com clientes e fornecedores, que têm sido fundamentais para que a BYD se tornasse fornecedora de ônibus elétricos na Europa.
América Latina – Segundo o Ebus Radar, a América Latina tinha 1.582 ônibus elétricos à bateria em operação até outubro de 2021, sendo 1.114 unidades (70% do total) da BYD. As maiores operações hoje na América Latina estão no Chile e Colômbia, onde os governos nacionais criaram políticas de incentivo ao tranporte público e a mobilidade elétrica, mas o Brasil, com o maior mercado de ônibus da América Latina deve crescer nos próximos anos.
A América Latina foi o berço dos sistemas de corredores de ônibus exclusivos (BRT – Bus Rapid Transit), com Curitiba e Bogotá, e hoje esses sistemas se encontram em mais de 180 pelo mundo (BRTData.org). “E mais uma vez, as cidades latino americanas, como Santiago e Bogotá, mostraram ao mundo as sinergia e complementariedade dos sistemas BRT com a Eletromobilidade” afirma Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.
“A cidade de São José dos Campos deve ser a primeira cidade com um grande sistema exclusivo de ônibus a operar com uma frota de ônibus elétricos articulados no Brasil, ainda em 2022, o que deve mostrar ao país que é possível qualificar o transporte público com estabilização de custos e uso de energia limpa renovável” complementa Adalberto Maluf, que também é presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
São José dos Campos foi uma das primeiras cidades do Brasil a separar a compra do ônibus da operação de passageiros, um modelo defendido por organizações internacionais como o Banco Mundial e o Banco InterAmericano, e de licitar a contratação de uma usina solar fotovoltaica para abastecer os ônibus elétricos e também reduzir o consumo dos prédios públicos.
O investimento e a expansão contínuos na fábrica de ônibus elétricos BYD na Hungria apoiam o seu princípio de “Made in Europe for Europe” (”Feito na Europa para a Europa”). Esta expansão aumentou a capacidade de produção para 400 unidades em um único turno, atendendo às crescentes demandas da Europa.
Nesta fábrica é produzida a linha completa de ônibus elétricos BYD, desde o midi bus de 8,7 m até o modelo articulado de 18 m, assim como os chassis elétricos de um e dois andares destinados ao mercado britânico, com a capacidade de produzir 300 unidades em um único turno.
As inovações tecnológicas da BYD têm sido fundamentais para suas realizações e reconhecimento globais, estabelecidas com base em 26 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de baterias. A BYD identificou os benefícios de possuir uma cadeia de fornecimento completa para oferecer aos clientes uma solução total.
É a primeira e única fabricante de ônibus elétricos a produzir seu próprio sistema de transmissão de energia, bateria, motores e sistema de controle de motores, o que é benéfico para uma maior eficiência operacional e confiabilidade.