No ano em que completa 25 anos de operação no Brasil, a Iveco inicia uma nova fase como parte do Iveco Group, líder automotivo global atuante nas áreas de Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros.
Para marcar a ocasião, a montadora anuncia um novo ciclo de investimento no valor de R$ 1 bilhão destinado à América Latina, que teve início em 2021 e termina em 2025. O objetivo é fortalecer ainda mais a presença da IVECO na região, lançando as bases para o sucesso futuro da marca.
O aporte é destinado para o desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro VI, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha NEXPRO – linha de peças testadas e homologadas pela montadora, entre outros), continuidade da expansão da Rede de Atendimento, nacionalização/localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações:
Desenvolvimento de Produtos = 60%
Processos Industriais, qualidade e recrutamento = 15%
Pós-venda, serviços ao cliente e rede = 13%
Localização de peças = 12%
“Deu para perceber que a Iveco realmente não para. Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego. Continuaremos avançando no mercado de transportes”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
O avanço a que Márcio se refere pode ser visto no balanço dos últimos anos. Em 2021, a Iveco registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil. Já em 2020, a IVECO teve crescimento de 30% e foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro durante o período.
“O nosso intenso trabalho em diversas frentes – expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações – resultou em um crescimento muito significativo nas nossas vendas”, diz Querichelli.
A estratégia por trás dos bons resultados da Iveco tem relação com fatores como o portfólio completo de produtos da marca, dos leves aos extrapesados.
“São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, a versátil Daily, que é vista nas ruas implementada com baú e até como motorhome, o Tector, que é um ‘trabalhador’ incansável nas cidades e rodovias transportando todo tipo de carga, e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem a robustez para o cliente nas missões rodoviárias de longa distância”, explica Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco para a América Latina.
Destaque para dois recentes lançamentos de 2021: o Tector Auto-Shift Coletor, que tem a consagrada assinatura da linha Tector e se posiciona como uma importante ferramenta para o setor de coleta de resíduos, e a Daily 35-160 Euro VI, apresentada em dezembro do ano passado. O modelo, cada vez mais brasileiro, teve um aporte de alta tecnologia, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo.
Mas não basta ter uma gama versátil de produtos. O pós-venda é fundamental para fidelizar os clientes e estar com eles no dia a dia da operação. “Nossos esforços e investimentos também renderam frutos com a expansão da capilaridade da nossa rede de atendimento. No Brasil, estamos presentes em 100% do território nacional, de norte a sul do país. Nossos clientes, que muitas vezes transportam cargas para países vizinhos, também contam com essa alta capilaridade na América Latina: temos 158 pontos de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais, no continente e isso faz a diferença para quem está nas estradas”, ressalta Brandão.
Outro ponto importante da Iveco que ganha muita força em 2022 é o programa Brasil Natural Power. A marca está investindo no desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, apostando na sustentabilidade e na rentabilidade do cliente. “Essa é a base do nosso Programa que, em breve, causará um impacto positivo muito forte no mercado nacional”, finaliza Brandão.
Para tudo isso sair do papel e se transformar em realidade, um fator é fundamental: o investimento em pessoas. Foram contratados cerca de 1 mil funcionários, entre colaboradores e executivos com grande vivência em players do segmento de transportes, para áreas-chave da montadora na América Latina.