A Volvo anunciou que vai testar sistemas de carregamento sem fio com seus SUVs elétricos XC40 Recharge. Para isso a marca criou uma pequena frota de táxis com os modelos para a Cabonline, a maior operação de táxi nos países nórdicos.
Os testes na cidade natal da Volvo, Gotemburgo, na Suécia, durarão três anos, e a Volvo observa que as condições de direção envolverão 12 horas por dia de condução com carros acumulando 100.000 quilômetros por ano.
As estações de carregamento vêm da empresa americana Momentum Dynamics. Elas são embutidas na calçada dos lugares de estacionamento dos Volvos e começam a carregar automaticamente quando estacionados corretamente (o que é auxiliado pela câmera de visão surround a bordo).
A velocidade de carregamento é de 40 kW, que está próxima da velocidade máxima de carregamento de muitos carregadores de bordo de carros elétricos quando conectados a uma estação de corrente contínua (CC). Curiosamente, a Momentum Dynamics lista sistemas capazes de carregar velocidades de até 450 kW em seu site.
A Volvo não fez nenhum anúncio sobre a disponibilidade futura de carregamento sem fio. Imaginamos que os resultados desses testes afetarão se a empresa pretende torná-lo uma oferta de fábrica em breve.