sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

A tradição da Nissan na fabricação de picapes

Em 1934, a Nissan, então uma jovem empresa japonesa de automóveis, iniciava a produção e a venda de sua primeira picape, que era comercializada sob uma das marcas do grupo, a Datsun.

- Publicidade -

De cabine simples, a 13T Truck era equipada com motor de 15 cavalos a 3.600 rpm, transmissão manual 3 velocidades e tinha 530 quilos de capacidade de carga.

Já na década de 1950, a Nissan criou seu primeiro modelo já seguindo as características de vanguarda das picapes compactas, a Datsun Truck 120.

Trazia um motor de 860 cm³ de cilindrada e suspensão independente no eixo dianteiro (barra de torção), melhorando o desempenho e o conforto. Uma versão alongada também foi lançada logo depois.

Picapes na América Latina – Os primeiros carros e picapes Datsun chegaram a mercados da América Latina, como Peru e Chile, a partir de 1935.

- Publicidade -

Em 1972, a Nissan começou a produzir Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México.

O modelo era exportado para alguns países da região e teve grande aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a picape Datsun 620.

A terceira geração de picapes produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a oferecer tração nas quatro rodas.

Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aumentar significativamente o número de picapes nas vias da região, que foram de 2.000 a 72.000 unidades por ano, especialmente na Nicarágua, em El Salvador e em Honduras, os principais mercados.

Nos anos 1990, a 720 foi sucedida pela família da D21, que era vendida na região com diferentes nomes: Terrano, no Chile, e Frontier nos demais países da região.

- Publicidade -

Esses modelos trouxeram novo nível de conveniência e inovação nos produtos oferecidos na região.

A experiência acumulada pela marca nos mais de 80 anos de produção de utilitários reflete-se na linha da Nissan Frontier, um nome consolidado nos 20 anos de história da marca japonesa no mercado brasileiro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança