sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Inspeção veicular para veículos leves inibe a retirada do catalisador

A Inspeção Veicular, que passa a ser obrigatória para automóveis e motocicletas a partir de janeiro de 2009, deverá contribuir para o fim de uma prática ilegal: a retirada do catalisador automotivo

A partir de 2009, todos os veículos a diesel, gasolina, álcool e gás natural bem como motocicletas, deverão passar pela Inspeção Técnica Veicular (ITV). O veículo que não realizar a inspeção, não poderá ser licenciado no ano seguinte e está sujeito a multa no valor de R$ 550,00.

- Publicidade -

Em 2008, a inspeção é obrigatória apenas para os veículos movidos a diesel e caminhões. A ITV é uma necessidade imediata para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo. Está prevista por lei, e todos os procedimentos adotados seguem resoluções e legislações específicas, além de ser realizada por profissionais treinados.

A exigência da inspeção para veículos leves fará com que os motoristas tenham que manter a originalidade do sistema de exaustão para serem aprovados na inspeção veicular.

“A troca de peças por equipamentos originais garante um melhor funcionamento do veículo e conseqüente economia para o proprietário”, esclarece o Gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.

- Publicidade -

A manutenção preventiva é o grande segredo de economia para o bolso dos proprietários dos veículos. Um exemplo disso é a troca do catalisador inoperante. O catalisador com problemas de funcionamento aumenta em até 10% o consumo de combustível.

Conforme estudo do Sindicato de Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), o catalisador inoperante, por conta de quebra, derretimento ou entupimento, aumenta o consumo de combustível, que em um ano pode chegar a mais de R$ 500,00.

O programa de inspeção veicular foi criado em maio. Já é obrigatório para carros movidos a diesel e caminhões. Ninguém paga nada para fazer a inspeção.

- Publicidade -

Se o veículo for aprovado, ganha um comprovante e está liberado para o licenciamento do ano seguinte. Se for reprovado, tem de voltar depois de 30 dias.

Quando trocar o catalisador – Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases.

Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.

Quando trocar o escapamento – O escapamento deve ser substituído quando o proprietário notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras.

É recomendável checar o sistema de escape quando o motorista perceber que o veículo está com baixo rendimento (amarrado), ou com excesso de consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn