A bordo do Touareg, a dupla Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz garante o primeiro lugar na competição. Segunda posição também é da equipe Volkswagen, com Mark Miller e Ralph Pitchford pilotando outro modelo Touareg
A equipe da Volkswagen Motorsport venceu a primeira edição do Rally Dakar na América do Sul. A dupla oficial da marca, o sul-africano Giniel de Villiers (piloto) e o alemão Dirk Von Zitzewitz (navegador), conquistou o título após 14 etapas da prova que teve início em Buenos Aires e passou por diversos lugares, entre eles, os pampas argentinos, a Patagônia, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama.
A dupla vencedora percorreu cerca de 9,5 mil km e chegou exatos 8m59s a frente do segundo modelo, pilotado pelos colegas de equipe Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA/África).
A Volkswagen fez história no Rally Dakar 2009: em toda a história do Dakar, é a primeira marca a conquistar a categoria “Carro” a bordo de um veículo com motor a diesel e também a primeira a vencer o percurso realizado na América do Sul.
A dupla vencedora: Dirk von Zitzewitz e Giniel de Villiers
A dupla vencedora: Dirk von Zitzewitz e Giniel de Villiers
Em 2008, com os mesmos pilotos e navegadores, o Touareg e a Volkswagen Motorsport venceu o Rally dos Sertões, disputado no Brasil.
O piloto Giniel de Villiers coleciona muitos títulos, como os primeiros lugares no Rally de Marrocos (2003, 2006 e 2007), no Rally da Tunísia (2006) e no Transibérico (2006), além da segunda colocação no Rally Dakar (2006) e no Mundial da FIA de Cross-Country (2007). Villiers foi o primeiro estrangeiro campeão do Rally dos Sertões na categoria carros.
O terceiro Touareg da equipe Volkswagen, pilotado pelos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, chegou em sexto lugar, em um total de 168 carros que haviam começado a corrida.
Os pilotos Dirk von Zitzewitz, Ralph Pitchford, Kris Nissen (diretor da Volkswagen Motorsport), Mark Miller, Giniel de Villiers
Os pilotos Dirk von Zitzewitz, Ralph Pitchford, Kris Nissen (diretor da Volkswagen Motorsport), Mark Miller, Giniel de Villiers
Na avaliação do chefe da equipe Volkswagen, Kris Nissen, conquistar o Dakar é difícil, há muitas incógnitas e nada é previsível, principalmente porque pilotaram pela primeira vez na América do Sul.
O segredo da vitória foi a evolução do motor turbo diesel, que ficou menor, mais leve, econômico e resistente.
O Rally Dakar é a maior e mais dura prova de automobilismo todo terreno. A prova tem regularidade anual e começa sempre na primeira semana de cada ano. A competição conta com modelos nas categorias de automóveis, motos e caminhões.
Touareg em ação!
Touareg em ação! NISSAN FRONTIER MARCA PRESENÇA NO RALLY DAKAR 2009 – Pela primeira vez uma etapa do Rally Dakar foi disputada na América do Sul e contou com três equipes independentes da África do Sul pilotando modelos Nissan Frontier preparados pela Nissan Motorsport.
O piloto Ivar Erik Tollefsen e o navegador Quin Evans finalizaram a prova em Buenos Aires na quarta colocação, completando a maratona em 44 horas, 15 minutos e 31 segundos.
Em quinto lugar ficaram Krzysztof Holowczyc e o belga Jean-Marc Fortin e a terceira equipe – que também utilizou a Frontier – finalizou em 20º com Laszlo Palik e Gabor Darazsi.
“Nós sabíamos que a Nova Frontier é um veículo robusto, vencemos campeonatos nacionais na África do Sul nos últimos três anos, mas estes resultados são muito gratificantes”, afirmou o gerente geral da Nissan Motorsport, Glyn Hall. Esta etapa da competição passou pelas mais belas paisagens do Chile e Argentina.
No Brasil, a Nova Frontier se destaca por oferecer na versão LE os maiores níveis de potência e torque de seu segmento: seu moderno motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler gera 172 cavalos (a 4.000 rpm) e 41,1 kgf.m (a 2.000 rpm).
Além da Nova Frontier LE, as versões XE e SE são vendidas nas opções 4×4 ou 4×2 com motor de 144 cavalos de potência (a 4.000 rpm) e 36,3 kgf.m de torque (a 2.000 rpm). O modelo brasileiro tem também como destaque o período de garantia, de três anos.
Touareg em ação!