segunda-feira, 13 maio , 2024
28 C
Recife

BMW Group Brasil mantém a liderança em vendas de automóveis premium em 2014

BMW ultrapassa pela primeira vez a marca de 15 mil unidades emplacadas; MINI se destaca com crescimento de 26,5% em vendas; BMW Motorrad registra recorde – O BMW Group Brasil fechou o ano de 2014 com crescimento nas vendas de suas três marcas. BMW, MINI e BMW Motorrad ampliaram a operação no Brasil, trazendo para o País os mais recentes lançamentos mundiais e aumentando o portifólio de veículos produzidos em solo nacional, tanto na linha de montagem de motocicletas em Manaus (AM) quanto na fábrica de automóveis na cidade de Araquari (SC).

- Publicidade -

Em um ano marcado pela retração da indústria automotiva como um todo, o desempenho do BMW Group Brasil reflete o momento positivo do segmento premium nacional e os crescentes investimentos da montadora no mercado brasileiro.

“O ano de 2014 representa um marco importante na história do BMW Group no Brasil. Com o início da produção da nossa fábrica em Araquari no mês de outubro, além de importadores agora também somos fabricantes nacionais de automóveis. Apesar da instabilidade econômica registrada no período, terminamos o ano com recordes nas vendas de nossas marcas, contando com uma rede de concessionários ainda mais abrangente nacionalmente”, explica o presidente e CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro.

Os números de emplacamentos cresceram para todas as marcas do BMW Group Brasil em 2014. Reforçando a liderança da marca no segmento de automóveis premium, a BMW comercializou pela primeira vez no Brasil mais de 15 mil unidades em um ano (15.050), um crescimento de aproximadamente 7% em relação a 2013 (14.074). O modelo BMW Série 3 ainda é o carro-chefe do portifólio, correspondendo a cerca de 50% do total das vendas da marca no País.

O ano também ficou marcado pelo aumento de participação da família de produtos “X” da BMW, que comercializou mais de 4.450 unidades (30% das vendas totais do grupo), com destaque para o BMW X1, com mais de 2.000 unidades emplacadas no período. A marca anunciou no Salão do Automóvel, ainda, a chegada de modelos de destaque mundial ao mercado brasileiro, como o BMW X5 Diesel e o BMW X4.

- Publicidade -

No último trimestre de 2014, os modelos BMW Série 3 e BMW X1 começaram a ser produzidos na fábrica de automóveis do BMW Group em Araquari (SC). BMW Série 1, BMW X3 e MINI Countryman são os próximos a entrar na linha de montagem, todos em 2015. Com um investimento de 200 milhões de euros (mais de R$ 600 milhões), a unidade terá capacidade para produzir até 32 mil carros anualmente e prevê a contratação de 1.300 colaboradores até o término da construção da fábrica.

No ano em que completou cinco anos de atuação no Brasil, a MINI emplacou 2.485 novas unidades, ante 1.964 do ano anterior, representando um crescimento de 26,5%. Em 2014, a marca trouxe diversas novidades para o mercado nacional, como a nova geração do MINI Hatch, modelo mais vendido da marca, responsável por mais de 60% do volume comercializado no Brasil.

A marca anunciou também a chegada do MINI Hatch cinco portas, apresentado ao público no Salão do Automóvel e que estará nas concessionárias no primeiro trimestre de 2015. Outro modelo de sucesso do line-up é o MINI Countryman, responsável por 19% do total das vendas da marca no País em 2014.

Já a BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, superou o recorde histórico da marca nos últimos doze meses, com 7.847 unidades emplacadas (2013: 7.600), o que representa um crescimento de 3%. Para a marca, 2014 também foi um ano importante, com o início da produção nacional dos modelos com motorização boxer, como a R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, uma das linhas mais prestigiadas da marca. Em 2014, a produção na unidade de Manaus (AM) respondeu por 67% do total de modelos comercializados pela BMW Motorrad no País.

Como parte integrante da estratégia de atuação da empresa no País, em 2014 o BMW Group Brasil continuou investindo no crescimento consistente da sua rede de concessionários, com a inauguração de novos pontos de venda em regiões estratégicas para o grupo. Em 2013, a BMW contava com 39 representantes no País – agora, são 47. Já a MINI conta com quatro novas concessionárias, passando de 24 para 28 representantes. A BMW Motorrad, por sua vez, conta, desde o final de 2014, com 38 pontos de venda, ante 32 no ano anterior.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais