Empresa registra crescimento do market share no segmento de motocicletas e venda de automóveis alcança patamar histórico
Com Linkpress Assessoria e Comunicação
A Honda encerrou o ano de 2009 com resultados positivos em seus três segmentos de atuação: Motocicletas, Automóveis e Produtos de Força.
Enquanto a Moto Honda da Amazônia manteve a liderança do setor e ampliou ainda mais sua participação no mercado, a Honda Automóveis do Brasil conquistou o recorde de unidades comercializadas e a área de Produtos de Força experimentou crescimento de 5% nas vendas.
Moto Honda supera desafios – Apesar de a crise econômica mundial ter afetado o segmento de motocicletas no País, a Moto Honda da Amazônia ampliou seu market share, que passou de 66% em dezembro de 2008 para 76% no mesmo período do ano passado.
Além disso, a empresa manteve seu cronograma de lançamentos e apresentou oito novos modelos ao mercado.
A CB 300R C-ABS e XRE 300 C-ABS foram as primeiras motocicletas de média cilindrada a contarem com tecnologia Combined Anti-Lock Brake System (C-ABS).
Já a CG 150 Titan Mix EX e NXR 150 Bros Mix foram os primeiros veículos de duas rodas dotados de sistema flex (álcool/gasolina). Completam a lista de lançamentos a CG 150 Fan ESi, a CG 125 Cargo e o scooter Lead 110.
As motocicletas da linha nacional passaram por alterações técnicas para atender aos novos parâmetros de emissões de gases poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Desde 1º de janeiro de 2009, todos os modelos produzidos na fábrica em Manaus (AM) já estavam de acordo com a nova legislação.
O intenso trabalho realizado pela empresa no ano que passou foi reconhecido por diversas premiações concedidas por associações e veículos de comunicação do País.
Os modelos Biz 125, CG 150 Titan e CB 600F Hornet conquistaram a preferência dos leitores da Revista Motociclismo e receberam o Prêmio Moto de Ouro.
Já os leitores das revistas Moto Action, Dirt Action e Bike Action elegerem as motocicletas CB 600F Hornet, CBR 600RR, CB 1300 Super Four, CRF 250X e CRF 450R como as melhores em suas categorias no Guidão de Ouro.
No Moto do Ano, a CG 150 Titan Mix e a CBR 1000RR Fireblade foram premiadas nas categorias Street até 150cc e Sport, respectivamente.
O Prêmio Imprensa Automotiva, por sua vez, consagrou as motocicletas XRE 300 C-ABS, a Lead 110, CB 600F Hornet ABS e CBR 1000RR Fireblade.
Os esforços da Honda voltados para a preservação do meio ambiente também foram reconhecidos com a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Época de Mudanças Climáticas.
Em 2009, a empresa esteve entre as marcas mais lembradas pelo público. Na pesquisa realizada pelo Datafolha que resultou na 19ª edição do prêmio Top of Mind, a Honda conquistou o primeiro lugar na categoria “Motos”, ficou entre as três primeiras no “Top Masculino” e ocupou o terceiro lugar entre as marcas internacionais mais lembradas pelos brasileiros.
Além disso, foi considerada a empresa de maior prestígio no segmento de motocicletas, de acordo com os 15 mil consumidores consultados pelo 2º Anuário Época Negócios 100 – As empresas de maior prestígio no Brasil 2009-2010.
O resultado positivo se deve ao trabalho contínuo realizado desde a instalação da empresa no País, em 1976.
O desenvolvimento de produtos inovadores e com a mais alta qualidade, a capilaridade da rede de concessionárias (hoje são 738 em todo o país), a atenção ao atendimento pós-venda e o respeito ao meio ambiente são alguns dos diferenciais da marca para conquistar e fidelizar os consumidores ao longo de sua trajetória.
No acumulado de 2009 a CG 125 se consagrou como a motocicleta e o veículo mais vendido do país, contabilizando 382.027 unidades.
Fazendo parte da mesma família, a CG 150 Fan ESi, lançada em setembro de 2009, também apresentou ótimos resultados, totalizando 46.143 unidades vendidas. No total do período a Moto Honda comercializou 1.189.773 unidades entre modelos nacionais e importados.
Para 2010, a expectativa é retomar aos patamares de vendas e de produção atingidos em 2008, no período pré-crise, quando foram comercializadas cerca de 1,35 milhão de unidades.
Honda Automóveis atinge marca histórica – Um ano histórico. Assim pode ser definida a trajetória da Honda Automóveis em 2009.
Foi sua melhor marca anual desde o início da produção nacional, em 1997. Foram emplacadas 125.868 unidades, o que significou crescimento de 7% em comparação com o ano anterior.
Diante disso, consolida-se com a quinta maior fabricante, com 4,3% de participação no mercado. Alguns fatores contribuíram para mais um excelente resultado.
Além do incentivo do Governo com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), os modelos da marca se destacaram no concorrido mercado.
É o caso do New Fit, que encerrou o ano como o mais vendido em sua categoria, com 48.661 unidades emplacadas (20% a mais do que em 2008) e foi vencedor na categoria “Monovolumes” na premiação Os Eleitos, promovida pela revista Quatro Rodas.
O ano passado também marcou a apresentação do Honda CR-V 2010. Com suas duas versões (4×2 e 4×4), a linha também alcançou ótima marca.
Foram 11.216 unidades emplacadas no período, com 41% de crescimento. Já o Honda Accord encerrou o ano com 1.115 unidades vendidas em suas duas versões (LX e EX V6).
O New Civic contabilizou 50.185 unidades emplacadas e se tornou o 14º carro mais comercializado em todo o ano no país.
Outro fator extremamente positivo no desempenho da marca foi o lançamento do Honda City. Apresentado em julho de 2009, o modelo caiu rapidamente no gosto do consumidor e, num curto espaço de tempo, já ultrapassou a casa das 14 mil unidades comercializadas (14.630).
Isso se deve aos diversos atrativos do modelo, desenvolvido seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia.
Destaques também para o motor 1.5l i-VTEC Flex aplicado nas três versões (LX, EX e EXL) e o amplo porta-malas, com capacidade para 506l.
Além disso, a Honda Automóveis concluiu em 2009 sua área de pintura plástica na fábrica de Sumaré, (SP).
Já o Power Train passará a produzir 750 motores diariamente a partir de fevereiro de 2010 para abastecer tanto o mercado nacional como a exportação.
Para 2010 a previsão da Honda Automóveis é crescer 10% no total de vendas no país, com a consolidação do Honda City, nova versão do New Civic e contínuo desempenho dos demais modelos.
Produtos de Força em ascensão – O terceiro pilar de atuação comercial da Honda no Brasil – o segmento de Produtos de Força – acompanhou o crescimento visto nos setores de duas e quatro rodas. Em 2009, a linha obteve um incremento total de 5% nas vendas quando comparadas ao ano anterior, somando 50.948 unidades comercializadas.
Carro chefe do segmento de Produtos de Força da marca, a linha de motores estacionários Honda alcançou um total de 41.139 unidades comercializadas, maior resultado desde o início da comercialização dos produtos no país. Entre as características dos modelos da linha estão resistência, desempenho e economia.
Outro destaque ficou por conta da linha de cortadores de grama, cujas vendas cresceram 23%. Os produtos são mundialmente conhecidos por seu fácil acionamento, baixo nível de ruído e de emissão de poluentes.
As motobombas, duráveis e com alta vazão, tiveram um incremento de 7% em relação ao ano anterior, enquanto as roçadeiras cresceram 3%, se destacando pelo motor de 4 tempos, que trabalha em qualquer direção (360º).
Complementam a linha de Produtos de Força Honda os geradores e motores de popa, que também contribuíram para o bom desempenho dentro do setor.