A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira um recall, que começa amanhã, de 193.620 veículos dos modelos Novo Gol e Voyage ano 2009 e 2010 devido a problemas nos rolamentos das rodas traseiras.
“A empresa constatou a possibilidade de insuficiência de engraxamento no rolamento das rodas traseiras em algumas unidades”, informou a Volks em comunicado.
“A utilização do veículo nessa condição pode causar ruído e o uso continuado pode ocasionar o travamento da roda. Em casos extremos pode haver o desprendimento da roda e, eventualmente, acidentes. Com essa ação, a empresa deverá realizar a inspeção, aplicação de graxa e, se necessária, a troca do rolamento.”
A ação envolverá os veículos 2009 com chassis de 9P032093 a 9P087269 e de 9T152912 a 9T255796, e 2010 com chassis de AP000001 a AP049248 e de AT000001 a AT051483.
Os consumidores que possuem veículos envolvidos no recall devem agendar a inspeção e eventual troca da peça em qualquer concessionária da montadora. O serviço será gratuito e o tempo previsto para que ocorra é de aproximadamente uma hora e meia.
A empresa informou ainda que está enviando correspondências para todos os proprietários de veículos envolvidos nesta ação.
Também foram disponibilizados dois canais de atendimento aos clientes afetados: a Central de Relacionamento com Clientes, pelo telefone 0800-0195775, e o site da empresa (www.vw.com.br).
Veja outras convocações que envolvem o Novo Gol e Voyage
Novembro de 2008 – A Volkswagen iniciou o recall dos modelos Gol G4, Polo hatch, Golf, Spacefox, Novo Gol e Voyage equipados com faróis de neblina de série devido a um problema na lanterna de neblina (ou chuva).
De acordo com a montadora, o possível defeito está na montagem da lanterna dos veículos nos quais a lente da luz de neblina é branca ao invés de vermelha, condição que pode confundir os motoristas que trafegam atrás do veículo, causando a falsa impressão que está sendo realizada uma manobra em marcha a ré. A convocação abrange 120.658 unidades.
Dezembro de 2008 – A marca alemã iniciou o recall dos veículos Fox, Novo Gol e Voyage ano/modelo 2009 equipados com motor 1.0 por causa da possibilidade de endurecimento dos pedais dos freios.
De acordo com a Volks, em situações de repetidos acionamentos do pedal do freio, como no trânsito urbano, pode ocorrer o enrijecimento do mesmo e, eventualmente, causar acidentes. A convocação envolveu 120.082 unidades dos modelos em questão.
Agosto de 2009 – A fabricante anunciou o recall do Novo Gol, Fox e Voyage, ano/modelo 2009 e 2010, equipados com motor 1.0, para a atualização do programa de gerenciamento do sistema auxiliar de partida a frio.
De acordo com a Volkswagen, foi constatado que em condições de baixa temperatura podem surgir dificuldades na hora de colocar o motor em funcionamento, obrigando o usuário a repetidas tentativas.
Esta condição pode gerar perda de sincronismo da queima da mistura de ar/combustível, causando a ruptura do coletor de emissão e, eventualmente, risco de incêndio. Ao todo, o recall envolveu 268.140 unidades.
Outubro de 2009 – Volkswagen do Brasil anunciou a chamada “campanha de oficina ativa” para a revisão do motor 1.0 flexível EA-111que equipa 400 mil unidades entre os modelos Gol, Voyage e Fox, fabricados a partir de abril de 2008. O engenheiro responsável da companhia, José Loureiro, confirmou que o problema que causa barulho no motor está na lubrificação.
A convocação não se trata de um recall, mas esse tipo de operação é chamado pela indústria como “recall branco”, procedimento adotado, quando a montadora avalia que o defeito não coloca em risco a segurança de condutor e passageiros.