quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Grupo Volkswagen investe na inovação dos sistemas de iluminação “pela otimização da visibilidade e segurança”

As tecnologias conhecidas como “controle de alcance dos faróis” presente no novo Audi A8, e a “assistência dinâmica da iluminação”, introduzida no Volkswagen Touareg, se originaram no Volkswagen Group Research.

Com a utilização da “assistência dinâmica da iluminação” ao redor do mundo, nos novos modelos do Touareg e Phaeton, a Volkswagen apresenta uma solução de alto nível, inovando a tecnologia da iluminação

- Publicidade - Ofertas FIAT

CDs Mecânica Online®

Recife (PE) / São Paulo (SP) Reportagem | Mecânica Online® & Imprensa Volkswagen

Uma equipe multidisciplinar está desenvolvendo sistemas de iluminação inovadores para o futuro no LichtLAB (Laboratório de Iluminação) do Centro de Pesquisas de Niedersachsen (NFF) em Wolfsburg, Alemanha, numa parceira entre o Volkswagen Group Research (área de pesquisas do Grupo Volkswagen) e a Universidade Técnica de Braunschweig.

- Publicidade -

O objetivo principal das pesquisas é integrar as novas tecnologias de iluminação em sistemas ativos de controle dos faróis dianteiros, proporcionando ao motorista o máximo de visibilidade e aumentando a segurança.

No LichtLAB, os membros do Volkswagen Group Research trabalham junto com os departamentos de desenvolvimento das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, além de cientistas do Instituto de Computação Gráfica da Universidade Técnica de Braunschweig.

A determinação do efeito psicológico da luz no motorista é parte da pesquisa básica. Esse dado é utilizado no desenvolvimento de uma ferramenta de simulação de condução noturna capaz de reproduzir realisticamente, entre outras coisas, como o tráfego em sentido contrário é ofuscado pelos faróis. A partir desse estudo, novas funções de iluminação são adotadas em veículos experimentais usados em testes de rodagem.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O Professor Dr. Jürgen Leohold, chefe do Volkswagen Group Research, declara que “o objetivo dessas atividades é chegar a uma distribuição de luz completamente adaptável, que no futuro irá ajustar-se automaticamente a todas as situações encontradas nas ruas e estradas, assegurando continuamente a melhor visão para o motorista e máxima visibilidade para o veículo. Nosso objetivo é incrementar ainda mais a competitividade do Grupo Volkswagen na área de inovação das tecnologias de iluminação. Atualmente, estamos desenvolvendo nossa capacitação neste campo importante e estratégico, para conseguir surpreender nos próximos anos.”

As tecnologias conhecidas como “controle de alcance dos faróis” presente no novo Audi A8, e a “assistência dinâmica da iluminação”, introduzida no Volkswagen Touareg, se originaram no Volkswagen Group Research.

Com a utilização da “assistência dinâmica da iluminação” ao redor do mundo, nos novos modelos do Touareg e Phaeton, a Volkswagen apresenta uma solução de alto nível, inovando a tecnologia da iluminação.

A “assistência dinâmica da iluminação” é um sistema inteiramente novo de controle dinâmico dos faróis principais, que permite dirigir com o farol principal ligado sem cegar os motoristas que vêm em sentido contrário ou os que andam à sua frente.

Uma câmera posicionada no espelho retrovisor interno detecta a posição exata dos outros usuários na estrada e uma função de “mascaramento” é ativada separadamente em cada um dos faróis, reduzindo ligeiramente a intensidade dos fachos de luz na área determinada.

Na maioria dos casos, o resultado é uma melhoria na iluminação da via. O sistema de assistência dinâmica proporciona uma percepção da luz completamente nova, sempre adequada, de forma automática, às situações de tráfego.

O LichtLAB foi fundado em fevereiro de 2009 com a abertura do Centro de Pesquisa Automotiva de Niedersachsen (NFF) no Mobile Life Campus em Wolfsburg.

Juntamente com o Grupo de Pesquisas da Volkswagen para Sistemas de Assistência ao Motorista, outras entidades envolvidas com o NFF incluem a Universidade Técnica de Braunschweig, um instituto que faz parte da Universidade de Leibniz em Hannover e outro que integra o Centro Aeroespacial Alemão em Braunschweig.

Outros parceiros de pesquisas são a Universidade Técnica de Clausthal, o Frauenhoffer Gesellschaft, a Universidade de Artes de Braunschweig e a Universidade de Ciências Aplicadas de Brauschweig/Wolfenbüttel, além de outras renomadas empresas da área automotiva.
Mecânica Online®

Sistemas de iluminação

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil