“Nesta edição, no 17º ano consecutivo do Swedish Steel Prize, nós recebemos um total de 77 projetos de 28 países. O objetivo do prêmio é recompensar soluções e produtos criativos e inovadores. Todas as aplicações em aços de alta resistência são altamente competitivas no mundo todo.
É ótimo ver soluções novas e inspiradoras nas quais o aço de alta resistência seja um pré-requisito. Além disso, muitos produtos existentes no mercado foram recriados para um melhor desempenho, mostrando que engenheiros inovadores sempre podem encontrar espaço para melhorias.
Os variados segmentos e o alto padrão das aplicações mostram que este prêmio desempenha um papel muito importante no setor”, afirma o presidente do júri Gregoire Parenty, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de mercado da SSAB.
A competição atraiu o maior número de inscrições do setor de transportes pesados, embora diversos segmentos diferentes tenham enviado inscrições. Quatro finalistas foram indicados por utilizar de forma inovadora o potencial dos aços de alta resistência em seus produtos. Os finalistas são:
Fácil System, lâminas trituradoras de palha de cana-de-açúcar, Brasil As novas lâminas trituradoras de cana-de-açúcar desenvolvidas pela Fácil System são parafusadas no suporte como um espiral fixas aos eixos. A solução economiza energia e prolonga consideravelmente a vida útil das lâminas. Fundada em 1986, a Fácil System tem sede no estado de São Paulo, mas seus produtos são vendidos não apenas no Brasil, mas também exportados para outros países da América do Sul e para a Índia.
Milotek Pty Ltd, sistema de transporte ferroviário, África do Sul A Milotek desenvolveu um tipo completamente novo de sistema de transporte ferroviário para transportes pesados. O Futran é um novo e ecológico sistema de transporte suspenso que oferece uma alternativa econômica e flexível para os tradicionais trilhos, caminhões, esteiras transportadoras e até sistemas de tração em minas subterrâneas, por exemplo.
Ponsse Plc, ceifadeira florestal, Finlândia Fundada em 1970, em Vieremä, na Finlândia, a Ponsse desenvolveu e lançou, de maneira sistemática, uma nova geração de colheitadeiras florestais (Ponsse Scorpion), que alavanca o uso de aços de alta resistência, por exemplo, no design do chassi, dos braços do guindaste e das cabeças de corte. A Ponsse focou, sobretudo, na ergonomia do operador.
TEREX Cranes Germany, módulo de guindaste adaptável (Boom Booster), Alemanha A Terex inovou com o módulo de guindaste adaptável, o Boom Booster, para fornecer ao seu guindaste CC 8800-1 um desempenho de içamento significativamente maior. O Boom Booster é conectado como a peça inferior do braço principal do guindaste, podendo também estender o alcance do guindaste. Os aços de alta resistência são usados na solução da seção transversal do Booster.