O piloto Geraldo Piquet venceu a segunda etapa da temporada 2011 da Fórmula Truck realizada neste domingo, 03 de abril de 2011, no Autódromo Internacional Nélson Piquet, no Rio de Janeiro, – primeira etapa válida pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Com o resultado, Piquet saiu na frente no Nacional, que conta com as etapas do Rio de Janeiro, Caruaru, Goiânia, Londrina, Guaporé, Curitiba e Brasília.
O pódio foi composto também pelo piloto Wellington Cirino, completando a dobradinha da equipe ABF Mercedes-Benz, seguido por João Maistro, Regis Boessio e Beto Monteiro.
Em uma corrida repleta de emoções e muitas surpresas, Felipe Giaffone (pole-position) não completou nem a primeira volta devido a um problema em seu caminhão.
Roberval Andrade, que vinha logo atrás, assumiu a liderança e, por várias voltas, ficou na ponteira.
Danilo Dirani também teve um excelente começo de prova, colocando muita pressão em cima de Roberval.
Na volta 20, o caminhão de Roberval não suportou a pressão de Dirani e apresentou problema na turbina, o que levou o piloto com as cores do Corinthians a abandonar.
Tudo parecia certo para a primeira vitória de Dirani na categoria, mas o piloto da DF Motorsport sofreu com a quebra do diferencial, e também abandonou.
Diferentemente da etapa de Santa Cruz, a equipe ABF Mercedes-Benz teve muito o que comemorar no final, já que herdou as duas primeiras colocações no grid. Uma dobradinha comemorada, e muito, pela equipe oficial da marca.
Como destaque, vale ressaltar o primeiro pódio na carreira de João Maistro e Régis Boessio na categoria. Os estreantes Luiz Pucci, Luiz Lopes e Cristina Rosito concluíram na zona de pontuação.
A próxima etapa da Fórmula Truck acontece em Caruaru no dia 15 de Maio. Mais informações no site da categoria (www.formulatruck.com.br) e também no Twitter (@Formula_Truck)
1o Lugar, #3 Geraldo Piquet: Ganhar aqui, no autódromo com o nome do meu pai é sempre bom, ainda mais se for mesmo a última corrida, mais uma para coleção porque é quarta que ganho e o autódromo fecha (risos).
Foi um final de semana praticamente perfeito, eu não tinha o caminhão mais rápido, os outros da frente erraram ou tiveram problemas. E eu só tenho que gradecer a Mercedes, mecânicos e os parceiros.
2o Lugar, #6 – Wellington Cirino: Desde o começo da temporada a gente fez um trabalho de equipe, se preocupou muito em fazer um carro constante para a prova. E na verdade, o campeonato começou aqui pra nós. Hoje, quebrou uma embreagem na 8ª volta, eu fiquei só na quinta marcha o tempo inteiro.
Então, só tenho que agradecer todo o desenvolvimento desse motor e, hoje eu fiquei impressionado com o trabalho e com o ritmo que eu coloquei pra criar velocidade na reta, então, acho que estamos com um caminhão bem equilibrado para o restante da temporada.
3o Lugar, #14 – João Maistro: “Fico muito feliz de subir ao pódio nesta etapa. Dedico muito esse resultado a minha equipe e aos meus mecânicos. Sempre trabalhei para que isso acontecesse e estrou extremamente contente com esse pódio”.
Axor 2044 da F-Truck traz novidades visando maior competitividade – Para este ano, os caminhões Axor 2044 receberam aprimoramentos de suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando assim o aproveitamento da força do motor.
Estas novidades asseguram mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem especialmente importante nas curvas.
Os caminhões da ABF/Mercedes-Benz chegaram às pistas em 2011 ainda mais atrativos.
Eles ganharam novo design, com pintura predominantemente preta e dourada. A carenagem, além de seguir o novo conceito visual, recebeu ajustes que melhoram a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores.
As novidades envolvem também a parte mecânica, com destaque para a suspensão, que traz novos amortecedores, molas e barras, assegurando mais estabilidade ao caminhão e maior eficiência na absorção de impactos.
O sistema de arrefecimento foi otimizado visando obter uma temperatura cada vez mais adequada para o regime intenso de trabalho do motor durante as provas.
O sistema de freios também passou por uma otimização para se ajustar às mudanças mecânicas voltadas à maior rapidez dos caminhões nas pistas.
Organizadores da Fórmula Truck criaram dois campeonatos para 2011 – Para este ano, os organizadores da Fórmula Truck criaram dois campeonatos.
O Sulamericano inclui as etapas de Santa Cruz do Sul (que abriu a temporada no dia 27 de fevereiro), São Paulo e Buenos Aires.
Já o Brasileiro abrange as corridas do Rio de Janeiro (vencida ontem pelo caminhão Axor da equipe ABF/Mercedes-Benz), Caruaru, Goiânia, Londrina, Guaporé, Curitiba e Brasília.
As pontuações são independentes para cada campeonato. Com isso, um mesmo piloto e uma mesma marca podem vencer as duas disputas.
O pódio inesquecível de Régis Boessio na Fórmula Truck – As lágrimas de Régis Boessio no pódio da Fórmula Truck no Rio de Janeiro na abertura do Campeonato Brasileiro neste domingo, 03 de abril, têm motivos marcantes.
Primeiro, o piloto perdeu neste final de semana sua vó materna que faleceu aos 90 anos de idade; segundo, a premiação a um piloto obstinado que, junto com seu pai Beto Boessio, tem a paixão pela categoria de caminhões que só pode-se imaginar semelhante com a do já saudoso Aurélio Batista Félix, criador da Fórmula Truck e incentivador primeiro de Régis Boessio.
Após passar por caminhões Iveco, Ford e Volvo, foi com um Mercedes Benz que Régis Boessio conquistou o pódio na segunda etapa da temporada 2011 da Fórmula Truck.
“É muito bom, depois de final semana cansativo de muito trabalho de toda a equipe, é uma premiação que não é só minha, mas principalmente deste time que deixou o caminhão nesta condição excepcional. Agradeço a equipe pelo empenho e faço um agradecimento especial a Recrusul, a Rodrigoto e Suspentech que são meus patrocinadores na F-Truck. Consegui administrar bem a corrida, tínhamos uma expectativa de muitos abandonos, foram além do esperado até, o caminhão surpreendeu positivamente, muito rápido e consistente. Se por um lado vivo um final de semana triste com o falecimento da minha vó, por outro fui abençoado com meu primeiro pódio na Fórmula Truck. Acredito esteja ela onde estiver deve estar comemorando comigo como sempre fazia quando estava entre nós”, disse o piloto Régis Boessio em meio a muitos cumprimentos após a prova e a comemoração no pódio.
Equipe surpreende com o maior número de ultrapassagens – Os pilotos da Scuderia Iveco demonstraram habilidade e a qualidade de seus caminhões durante a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, realizado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Beto Monteiro foi o piloto que realizou o maior número de ultrapassagens entre todos da prova.
Depois de largar na 10ª. posição e ter um problema técnico que o levou ao último lugar na corrida, Beto Monteiro aliou toda a sua perícia às qualidades técnicas do Stralis, que vem apresentando ascendência prova a prova. Com isso chegou a 12 pontos no Campeonato.
Assim como o piloto Beto Monteiro, o piloto companheiro de equipe Paulo Salustiano fez uma prova de recuperação. Saiu da 19°. posição e chegou a alcançar o 5° lugar, quando teve que abandonar a prova faltando apenas 12 minutos para terminar a corrida.
Foto: Orlei Silva / Fórmula Truck
Mecânica Online®
Pernambucano Beto Monteiro realizou excelente corrida de recuperação
Ford Racing Truck lidera, mas vitória escapa – A primeira vitória na temporada de 2011 da Fórmula Truck escapou por pouco da equipe Ford Racing Trucks quando restavam apenas oito voltas para o encerramento da corrida de abertura do Campeonato Brasileiro da categoria, no Rio de Janeiro.
Quinto no grid, o paulista Danilo Dirani assumiu a liderança da prova na 19ª volta e permaneceu na ponta até a 23ª passagem, quando deixou a disputa em razão da quebra de uma ponta de eixo.
No outro caminhão da equipe, a gaúcha Cristina Rosito recebeu a bandeirada em 11º e marcou pontos, mesmo levando um toque que prejudicou sua segunda corrida na categoria de caminhões.
“Nossa equipe trabalhou muito bem neste fim de semana, conseguindo uma evolução incrível desde os primeiros treinos. Começamos em desvantagem, mas encontramos um bom acerto tanto para o equilíbrio do caminhão quanto para o motor. Tanto que no final da prova eu já estava em condição de administrar a vitória. Foi uma pena termos sofrido essa quebra, mas deixamos o Rio de cabeça erguida pelo bom trabalho de nossa equipe”, declarou Danilo Dirani, autor da volta mais rápida da corrida neste domingo.
Ainda na primeira parte da prova, o piloto paulista assumiu rapidamente a vice-liderança da corrida, mas teve dificuldades para ultrapassar o então líder Roberval Andrade – que, com problemas de motor, passou a soltar óleo pela pista.
Sem conseguir acompanhar de perto o ponteiro em razão da perda de aderência provocada pelo óleo, Dirani completou dez voltas a uma distância segura atrás de Andrade, até o piloto da Scania abandonar.
Quando assumiu a ponta, foi a vez de Danilo deixar a pista, o que deixou o caminho livre para a vitória de Geraldo Piquet.
“Antes da reforma que extinguiu o trecho norte, o traçado completo do Rio de Janeiro era o meu preferido, então sempre gostei muito de correr aqui. Uma pena estarmos batendo na trave já há dois anos com relação à vitória, já que no ano passado deixamos a disputa logo na largada mesmo partindo da pole position. Mas, como eu disse antes, nossa equipe está de parabéns pelo trabalho realizado aqui. Com certeza estamos no caminho certo na busca pela vitória”, encerrou o paulista.
Foto: Orlei Silva / Fórmula Truck
Mecânica Online®
O presidente da CBA dá a bandeirada final na etapa carioca
Resultado final do Rio de Janeiro:
1 – Geraldo Piquet (ABF Mercedes-Benz)
2 – Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz)
3 – João Maistro (Clay Truck Racing)
4 – Régis Boessio (ABF Competições
5 – Beto Monteiro (Scuderia Iveco)
6 – Leandro Totti (ABF Competições)
7 – André Marques (TNT Energy Team)
8 – Pedro Muffato (Muffatão Racing)
9 – Luiz Pucci (TNT Energy Team)
10 – Luiz Lopes (Ticket Car Corinthians Motorsport)
11 – Cristina Rosito (DF Motorsport)
12 – Diumar Bueno (DB Motorsport)
13 – Leandro Reis (Original Reis)
14 – Débora Rodrigues (RM Competições)
15 – Danilo Dirani (DF Motorsport)
16 – Paulo Salustiano (Scuderia Iveco)
17 – Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians Motorsport)
18 – Renato Martins (RM Competições)
19 – Valmir Benavides (RM Competições)
20 – Fred Marinelli (Marinelli Competições)
21 – Zé Maria Reis (Original Reis)
Felipe Giaffone e Adalberto Jardim: N/C
Foto: Orlei Silva / Fórmula Truck
Mecânica Online®
Festa na dobradinha da Mercedes e pódio que marca a boa posição de Régis Boessio, que saiu da 18ª posição do grid para o quarto lugar no pódio. Beto Monteiro mais uma vez ultrapassou todas as dificuldades da etapa e levou seu caminhão Iveco ao pódio mais uma vez.
Mecânica Online®
Classificação do Brasileiro:
1 – Geraldo Piquet – 25 pontos
2 – Wellington Cirino – 21 pontos
3 – João Maistro – 17 pontos
4 – Regis Boessio – 14 pontos
5 – Beto Monteiro – 12 pontos
6 – Leandro Totti – 10 pontos
7 – André Marques – 10 pontos
8 – Pedro Muffato – 7 pontos
9 – Luiz Pucci – 6 pontos
10 – Luiz Lopes – 5 pontos
11 – Roberval Andrade – 5 pontos
12 – Leandro Reis – 5 pontos
13 – Danilo Dirani – 4 pontos
14 – Cristina Rosito – 4 pontos
15 – Débora Rodrigues – 1 ponto
Classificação do Sul-Americano :
1 – Felipe Giaffone – 29 pontos
2 – Danilo Dirani – 21 pontos
3 – Renato Martins – 19 pontos
4 – Beto Monteiro – 16 pontos
5 – Valmir Benavides – 15 pontos
6 – Roberval Andrade – 14 pontos
7 – Paulo Salustiano – 8 pontos
8 – Débora Rodrigues – 7 pontos
9 – Régis Boéssio – 6 pontos
10 – André Marques – 5 pontos
11 – Leandro Totti – 5 pontos
12 – Adalberto Jardim – 3 pontos
13 – Cristina Rosito – 2 pontos
14 – Zé Maria Reis – 1 ponto