A Volkswagen demitiu Herbert Diess como diretor executivo depois que atrasos graves no desenvolvimento de software impossibilitaram o lançamento programado de novos modelos da Porsche, Audi e Bentley.
Isso era insustentável, considerando que o software com bugs adiou o lançamento inicial dos modelos de identificação da VW, e os clientes ainda precisam deixar seus carros na concessionária para atualizações que a empresa lutou para fazer pelo ar e não conseguiu.
Em seu esforço para transformar a empresa em líder de veículos elétricos, o executivo repetidamente entrou em conflito com os líderes trabalhistas, alertando que a VW estava perdendo para a Tesla e precisava cortar milhares de empregos. Mas falhas na unidade de software da montadora Cariad acabaram por corroer o apoio de Diess junto a poderosa família Porsche e Piech que dá as cartas.
Em dezembro, a VW reformulou seu conselho de administração, tirando Diess de algumas responsabilidades enquanto o encarregava de dar a volta por cima em Cariad. Embora tenha havido muitos rearranjos desde então, Diess não conseguiu resolver os problemas.
A discórdia na Cariad adiou o lançamento de novos modelos importantes, incluindo o Porsche Macan elétrico, um veículo utilitário esportivo de alto volume para a divisão que planeja uma oferta pública inicial no quarto trimestre.
A nova linha Artemis de veículos elétricos da Audi foi adiada em cerca de dois anos, agora para 2027. E a marca de ultra-luxo da VW, Bentley, pode não ser totalmente elétrica até o final desta década, conforme planejado por causa dos problemas de software.
As soluções da VW para os desafios tendem a refletir seu status de gigante industrial: é capaz de gastar muito dinheiro e pessoas em seus problemas. Mas modernizar a empresa para a era digital exigirá a entrada de talentos e a criação de conjuntos de habilidades fora de suas zonas tradicionais de especialização. Os motoristas exigem cada vez mais interfaces de usuário intuitivas e serviços que podem criar novos fluxos de receita, se feitos corretamente.
“Software é a chave para o futuro”, tuitou Elon Musk , da Tesla, quando um de seus seguidores perguntou sobre a mudança de CEO da Volkswagen.