Recife (PE)
Reportagem | Com assessoria da Scania & S/A Comunicação
CDs Mecânica Online®
A Scania, referência mundial em veículos pesados, apresenta na linha 2012 de chassis para ônibus a nova versão da Série F.
Os veículos chegam ao mercado brasileiro com motores dianteiros e já atendem às normas do Proconve P7.
Disponíveis nas potências 250 e 310 hp, os chassis da Série F são indicados para operações urbanas e rodoviárias de curtas e médias distâncias que exigem produtividade e robustez.
“Até por conta dos futuros eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, existe a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores. Na verdade os veículos com motorização dianteira ainda representam a grande fatia do transporte urbano de passageiros, respondendo mais de 90% de participação no segmento”, diz Wilson Pereira, gerente executivo, de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
“Os chassis Scania Série F são ideais para quem quer economia, robustez, rentabilidade e baixo custo operacional”, completa o executivo.
Mecânica Online® – Os chassis de ônibus Scania Série F permitem carrocerias de 12,6 até 13,2 metros na configuração 4×2, proporcionando maior espaço interno e capacidade de passageiros, sem perda de rendimento.
Os chassis são equipados com o novo motor de 9 litros e cinco cilindros, com torque de 1150 Nm na versão de 250 hp e 1550 Nm no modelo de 310 hp.
Se comparado aos antigos motores de 9 litros, os propulsores da linha 2012 ganharam aproximadamente 5% em potência, 9% em torque, além de se tornarem 7% mais econômicos.
A interação de todas as unidades de comandos eletrônicas nos chassis de ônibus da Série F é realizada pela comunicação CAN (Computer Aided Network), que ajuda a diminuir o número de fiações e conexões elétricas, possibilitando o trabalho de diferentes sistemas em perfeita sinergia.
Esta característica apresentada pela nova arquitetura dos produtos permite o rápido diagnóstico de falhas, o que aumenta ainda mais a disponibilidade do veículo.
Mecânica Online® – Outra evolução apresentada na nova Série F é à otimização do espaço na entrada ao salão de passageiros.
O motor do veículo foi avançado em 160mm, proporcionando maior espaço no acesso ao corredor do ônibus.
Além disto, graças ao torque maior da nova família de motores Scania, a nova Série F apresenta economia de combustível ainda mais surpreendente que a série anterior.
Os chassis da Série F são consagrados no segmento de transporte público, especialmente em países da América Latina e na África.
Para atender o mercado brasileiro, os veículos serão produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo Campo (SP).
Scania lança plataforma mundial de motores de ônibus
A Scania, referência mundial em veículos pesados, apresenta a nova linha de motores de ônibus já enquadrada às normas sobre emissões de poluentes no mundo inteiro, como Euro 3, Euro 4, Euro 5 (Proconve P7 no Brasil) e Euro 6.
A nova plataforma, que faz parte do lançamento mundial da marca, vai garantir ônibus ainda mais potentes, econômicos e sustentáveis.
“Trata-se de mais um importante passo no processo de evolução contínua de nossos produtos. A nova plataforma de motores chega ao mercado brasileiro de chassis de ônibus para proporcionar aos operadores ainda mais economia e, à sociedade, um ar ainda mais limpo. Tudo isso aliado às outras tradicionais características dos chassis Scania, como conforto e segurança”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
O portfólio da marca para 2012 contará com opções de motores de 9 litros e 13 litros, que substituem os atuais 9 litros, 11 litros e 12 litros.
Os motores dos chassis da Série K serão comercializados com potências de 250 até 440 hp. Para a série F, o mercado brasileiro receberá motores dianteiros de 250 e 310 hp.
Além dos motores, a linha 2012 de chassis de ônibus Scania continua oferecendo como opcionais, as novas versões da caixa de câmbio automatizada –Opticruise, alem do já consagrado retarder.
Arquitetura típica do motor Scania – Apesar de nova, a plataforma de motores em linha mantém as tradicionais características da Scania como cabeçotes individuais para cada cilindro, eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco, e engrenagens de sincronização montadas na parte traseira, assim como o já conhecido filtro de óleo ciclone.
O projeto inteiro é modular e concebido para facilitar a manutenção. Além disso, a necessidade de treinamento do pessoal da oficina é significativamente reduzida já que a arquitetura básica continua sendo a mesma de antes.
O diâmetro (9 e 13 litros) e o curso (13 litros) do pistão foram ligeiramente alterados e a cilindrada foi aumentada em comparação com os motores anteriores.
Essa alteração proporcionou um ganho de 9% no torque e 5% na potência nos novos motores Scania.
Outra novidade é a introdução de uma camisa com anel no pistão que funciona como um limpador da parte superior do componente, impedindo o acumulo de carbono e material particulado. Esta peça gera economia de combustível e mais vida útil ao motor.
O bloco dos cilindros e outros componentes estruturais foram redesenhados para oferecer maior resistência, sem a necessidade de aços especiais.
Uma estrutura em degraus foi incorporada ao cárter dos motores de 6 cilindros para contrabalançar o ruído e as vibrações. Esta função é realizada por eixos balanceadores duplos nos motores de 5 cilindros.
Unidades injetoras eletronicamente controladas são usadas para a alimentação de combustível, e um turbocompressor convencional é montado para fornecer expressiva pressão adicional já a partir das baixas rotações, garantindo assim a típica dirigibilidade da Scania.
Destaca-se ainda o ventilador eletrônico dos novos motores Scania, que é acionado quando o ônibus não precisa de potência, como em descidas, forçando menos o motor, e consequentemente, reduzindo o consumo de combustível.
Outra vantagem é que muitos componentes são compartilhados entre os modelos da nova linha. Isto contribui para facilitar a reposição de peças, graças ao menor estoque de componentes individuais exigido para fazer reparos no motor.
Mecânica Online® – O substituto: 9,3 litros – Duas novas unidades de 9,3 litros com maior diâmetro, e potências de 250 e 310 hp, substituem os motores de 5 cilindros em linha de 8,9 litros. Os torques oferecidos são respectivamente de 1.150 e 1.550 Nm.
O conceito do motor de 5 cilindros da Scania ganhou uma forte reputação desde sua introdução em 2004. Eixos balanceadores duplos no cárter fazem com que a operação do motor seja suave e flexível.
Graças ao grande volume deslocado, os motores têm torque líder de mercado e as mesmas características de seus irmãos maiores de 6 cilindros, fazendo dele o preferido pelos motoristas nesta classe.
Para todo tipo de aplicação: 12,7 litros – Os novos motores de 6 cilindros de 12,7 litros dão continuidade à sólida reputação estabelecida pelos seus antecessores de 11,7 litros.
As quatro opções de potência uniformemente distribuídas, de 360, 400 e 440, asseguram excelente desempenho para todo tipo de aplicação.
Os motores de 12,7 litros oferecem torques de 1.850, 2.100 e 2.300, respectivamente, já a partir de 1.000 rpm, e também garantem dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro, assegurando uma margem segura para mudanças de marcha em baixos níveis de rotação, mantendo assim um bom consumo de combustível em velocidade de cruzeiro.