segunda-feira, 19 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Renault do Brasil comemora 2011 como a marca que mais ampliou participação de mercado no ano

Renault registrou crescimento de 21,6% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período em 2010. Este resultado é cinco vezes o crescimento do mercado nacional, de 4,3% no mesmo período, o que faz da Renault a marca que mais aumentou a sua participação no mercado brasileiro em 2011

Recife (PE)

Com assessoria da Renault

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

O ano de 2011 é marcado pelos excelentes resultados e conquistas da Renault do Brasil, frutos de uma estratégia de ampliação e renovação da gama de produtos além de uma forte expansão da rede de concessionárias. A Renault também é a marca que mais ampliou sua participação de mercado no ano.

“A Renault do Brasil registrou o melhor desempenho de sua história em 2011 graças a uma estratégia bem planejada, que consistiu, entre outros objetivos, na oferta de novos produtos em segmentos onde a Renault não atuava. Temos muitos motivos para celebrar o melhor momento da marca no País”, comemora Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil. Os motivos para celebrar são muitos:

- Publicidade -

• A Renault registrou crescimento de 21,6% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período em 2010. Este resultado é cinco vezes o crescimento do mercado nacional, de 4,3% no mesmo período, o que faz da Renault a marca que mais aumentou a sua participação no mercado brasileiro em 2011;
• A maior participação de mercado da história da marca no Brasil: 7,2% em novembro contra 5,2% na comparação com o mesmo mês de 2010;
• 12 lançamentos, entre novos modelos e versões: Fluence, Duster, Novo Sandero, Novo Sandero Stepway, Sandero Automático, Stepway Automático, Clio 2012, Logan Automático, Logan Avantage e Logan Up (séries limitadas), além do Master Vitré e da Master Minibus L3H2;
• Consolidação do Sandero, que figura entre os 10 mais vendidos do mercado brasileiro. De maio a novembro, suas vendas são 32,9% maiores que no mesmo período do ano passado;
• Fluence figura entre os principais sedãs médios do País. As vendas crescem mês a mês. Em novembro, foram emplacadas 1.693 unidades, um volume 81% superior ao mês de agosto, por exemplo;
• Sucesso absoluto do Duster. Em novembro, primeiro mês completo de vendas, foram emplacados 3.877 carros, um volume 41% maior que o concorrente direto, assumindo a liderança do segmento. Esse número coloca o Brasil como o segundo maior mercado do Duster, atrás somente da França;
• De janeiro a novembro de 2011, o modelo Grand Tour registrou 8.489 emplacamentos. Em 2010, esse volume foi de 2.464, crescimento 244,5% superior.
• As vendas da Master registraram um aumento de 32,2% em relação ao ano passado, enquanto o segmento de veículos utilitários cresceu somente 12,5%;
• Após reposicionamento de preços no início do ano que deixou o Kangoo Express mais competitivo frente o principal concorrente, os emplacamentos cresceram 30,8% em relação ao mesmo período de 2010;
• Expansão da rede comercial e superação da marca de mais de 200 concessionárias em todo o território nacional. Em janeiro, eram 176 concessionárias. O ano encerra com 204. Destas, 20 foram inauguradas em cidades onde a Renault não estava presente;
• Com tudo isso, a Renault do Brasil passa a ser o segundo maior mercado da marca, atrás somente da França e superando a Alemanha;
• Em outubro, a Renault anunciou investimentos de R$ 500 milhões para elevar a produção da fábrica em mais 100 mil unidades/ano. Com este aporte, os investimentos somam R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015;
• Para acompanhar o crescimento comercial, em junho, a Renault deu início ao do terceiro turno e realizou 1.000 novas contratações. Hoje são mais de 6.200 colaboradores diretos;
• Em junho, a Renault comemorou mais de 1 milhão de unidades emplacadas desde sua chegada no Brasil;
• O Complexo Ayrton Senna comemorou a produção de mais de 2 milhões de motores e mais de 1 milhão de veículos de passeio;
• Instituto Renault completa 1 ano de vida em 2011, com investimentos de R$ 4,8 milhões em projetos que impactaram diretamente mais de 200.000 pessoas;
• Na Fórmula 1, a Renault comemora o 9º titulo mundial dos seus motores. A conquista se deu com o bicampeonato de Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing Renault. Esse resultado demonstra a qualidade, confiabilidade e alta tecnologia da Renault na principal categoria do automobilismo mundial.

Perspectivas para 2012 – O próximo ano inicia com uma nova gestão na Renault do Brasil.

Enquanto Jean-Michel Jalinier volta para a França para assumir o comando da Renault Sport F1, no Brasil ele será sucedido por Olivier Murguet, que será o novo presidente da Renault.

- Publicidade -

“Estou confiante na estratégia desenhada para a Renault nos próximos anos e no potencial da Brasil em 2012”, afirma Murguet.

O executivo já tem uma longa relação com o País e já esteve à frente da direção de vendas na Renault Comercial do Brasil entre 1996 e 1999.

Diplomado pela Escola Superior de Comércio de Paris e pela London Business School, Murguet começou sua carreira na Renault em 1990, em Portugal, como controlador de gestão.

Em 1996, foi nomeado Diretor de Vendas e Rede na Renault Comercial do Brasil, onde permaneceu até meados de 1999, quando voltou para Paris na função de Diretor Regional Rede Paris Ile-de-France e, depois, Diretor de Rede França.

A partir daí, exerceu sucessivamente as funções de Diretor Geral da Renault Polônia, Diretor Geral da filial comercial da Renault Espanha e Diretor Geral da Renault México. Em 2010 torna-se Diretor Comercial da Região Américas.

Para 2012, a Anfavea espera que o mercado cresça em torno de 4% e que o mercado total de veículos no Brasil supere os 3,8 milhões de carros.

Neste cenário, a Renault do Brasil planeja repetir um crescimento acima do mercado.

O objetivo é de conquistar mais um ponto percentual, chegando a 6,5% de participação de mercado no final de 2012, dando continuidade aos planos anunciados de conquistar 8% do mercado nacional até 2016.

Prêmios e reconhecimentos em 2011

Executivos
• Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil, recebe o título de “Personalidade do Ano 2011” pela Revista AutoData;

Produtos
• “Melhor Sedã Médio – 2012”, da revista Car&Driver, para o Fluence;
• “Melhor Compra – 2011”, da revista Quatro Rodas, para o Fluence e outros quatro modelos da marca: Logan, Novo Sandero, Novo Sandero Stepway e Grand Tour;
• “Qual Comprar 2011”, da revista Autoesporte, para o Fluence;
• “Melhor Carro do Brasil”, pelo Jornal do Carro, para o Fluence;
• “Compra Certa – 2011”, pela revista especializada Car & Driver” para os modelos Sandero Expression 1.6 (categoria até R$ 30.000) e Fluence Privilège 2.0 (categoria até R$ 70.000)

Meio Ambiente
• Prêmio AEA 2011 de Meio Ambiente na categoria “Responsabilidade Ambiental”

Responsabilidade Social
• Prêmio de Responsabilidade Social Zilda Arns Neumann 2011

Saiba mais sobre a Renault do Brasil

• Engenharia
Mais de 600 engenheiros em São José dos Pinhais (PR) fazem parte dos cerca de 1.000 engenheiros do Renault Tecnologia Américas, que tem ainda unidades na Argentina, Colômbia e Chile.

• Design
Renault Design América Latina com sede em São Paulo.

• Produção
Fábrica de Veículos de Passeio: mais de 1milhão de carros produzidos desde 1998
Fábrica de Veículos Utilitários: mais de 171 mil produzidos desde 2001
Fábrica de Motores: mais de 2 milhões produzidos desde 2000

• Capacidade produtiva
Fábrica de Veículos de Passeio: 224 mil unidades/ ano
Fábrica de Veículos Utilitários: 59 mil unidades/ano
Fábrica de Motores: 380 mil unidades/ano

• Vendas
Mais de 1 milhão de veículos emplacados até 2011

• Rede de concessionárias
Mais de 200 concessionárias no Brasil

• Mão de obra
Conta com mais de 6.200 colaboradores diretos.
Gera cerca de 25.000 empregos indiretos na região.

• Dados Instituto Renault

Eixo Preservar: Sustentabilidade Ambiental e Mobilidade
A Renault tem o compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, gerenciamento de resíduos e impacto ambiental, mobilidade sustentável e responsabilidade com as gerações futuras.

  • Complexo Ayrton Senna – Certificada com a ISO 14.000 de gestão ambiental
  • Área preservada – 2,5 milhões de m2 com 60% de mata preservada, onde habitam 110 espécies de aves e 28 de mamíferos.
  • Consumo de energia – redução de 42 % de 2007 a 2010
  • Reciclagem – Mais de 40 mil toneladas de material reciclado em 2010. O índice de reciclabilidade de materiais fabris é de 96%
  • Critérios mundiais do selo eco2 – emissão de menos de 120 g CO2/km ou ser movido a biocombustível; conter uma quantidade de plástico proveniente de reciclagem superior a 7% de sua massa total de plástico e ser valorizável à ordem de 95% de sua massa em fim de vida.

Eixo Transformar: Desenvolvimento Social
Cerca de 80.000 pessoas são atendidas anualmente através da parceria com a Associação Borda Viva (São José dos Pinhais) nos seguintes projetos: Cozinha Comunitária (que fornece diariamente refeições para 200 crianças e jovens), aulas de ballet, projetos profissionalizante em culinária e costura para mulheres da região, entre outros.

Eixo Educar: Educação
Mais de 14.000 estudantes universitários já participaram dos projetos de educação promovidos pelo Instituto Renault. O objetivo é trazer a prática do dia-a-dia do mercado para o público universitário e fortalecer a educação infantil e fundamental através da formação de educadores e gestores, além de possibilitar a formação profissional para jovens. Entre os principais projetos estão o Renault Experience (para o público universitário), Árvore dos Sapatos (centro de educação infantil para crianças de 0 a 6 anos), Hora do Conto, Cor e Encanto (leitura para crianças de entre 7 e 14 anos), parcerias com o SESI e FAMEC, entre outras ações educativas.

Eixo Proteger: Segurança no trânsito
Estimular as práticas de direção segura e ações educativas para incentivar a harmonia no trânsito focando a conscientização, prevenção de acidentes e violência no trânsito é o foco desse eixo. Mais de 37 mil pessoas já passaram por treinamentos de direção apoiados pela Renault em parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini desde 2003. O Instituto também mantem parceria com o GRSP (Global Road Safety Partnership) e desenvolve ações educativas com crianças.

GRUPO RENAULT
Com mais de um século de história, o grupo Renault está presente nos cinco continentes nos 118 países onde atua. Contando com mais de 122 mil colaboradores e um faturamento anual de mais de € 38 bilhões em 2010, a Renault é uma das empresas que mais crescem no cenário automotivo em todo o mundo.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Mercado / Economia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008