O projeto da Latin NCAP de avaliar os níveis de periculosidade dos veículos produzidos na América Latina trouxe resultados devastadores aos carros nacionais.
Nos testes, apenas impacto frontal, com leve desvio lateral, a 64 km/h, exibiram fragilidade nas estruturas, permitindo danos, em especial ao peito, pernas e joelhos dos passageiros.
Na prática apenas quatro veículos atuais, Chevrolet Cruze, Ford Focus, Toyota Corolla XEI, e Nissan Tiida, com dois air bags, conseguiram quatro estelas – das cinco desejáveis – para os ocupantes da frente. Para os dos bancos traseiro, a situação piora.
Três estrelas para Cruze e Focus. Dos populares, o chinês Geely não alcançou uma estrela. Palio, Uno, Gol, Chevrolet Classic, Peugeot 207 e Ford Ka, sem air bags, conseguiram o mínimo, mostrando-se perigosos.
Como fica? Posição das montadoras é igual. Entre as caladas e as que emitiram nota a respeito, a responsabilidade é creditada ao governo, pois todas alegam seguir as leis vigentes.
Inexistente, frouxa, leniente, a legislação brasileira é lenta ao reconhecer os danos sociais causados pelos automóveis e buscar meios para reduzi-los. Os air bags e abs somente iniciarão ser parcialmente obrigatórios em 2012. 100% dos veículos equipados, apenas em 2014.
O Latin NCAP é duro ao dizer que os carros da América Latina tem menos resistência estrutural que os europeus e norte-americanos, e que deviam seguir tais parâmetros.
A entidade é independente, iniciativa da Federação Internacional do Automóvel, Fundação FIA, Global New Car Assessment Program, Fundação Gonzalo Rodriguez, Banco Interamericano de Desenvolvimento e International Consumer Research & Testing.
Próximos passos, testes devem evoluir para resistência aos impactos laterais, postes, pedestres e chicote cervical – o brusco movimento com o pescoço em caso de batida.
Como não é evento, é realidade, resta saber o que vai ser feito pelo governo federal. Em especial o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, a quem cabe baixar regulamentação, e parlamentares na proposição de leis.
Aos consumidores tomara se transforme em cartilha para sobrevivência. A tabela dos testes de impacto frontal para usuários na frente e crianças no banco traseiro.