A Voltz, empresa de tecnologia com foco em mobilidade elétrica, vendeu 200 motocicletas para a Awto, plataforma de mobilidade chilena de compartilhamento de veículos que inicia as operações no Brasil em outubro, apenas para usuários convidados.
A partir de dezembro, já será possível rodar com as motos fabricadas nas instalações da montadora brasileira na Zona Franca de Manaus (AM) usando o aplicativo da Awto.
Os primeiros modelos disponibilizados serão 50 unidades da EVS. Já as 150 scooters, a EV1 Sport, serão liberadas até fevereiro do ano que vem.
As operações começam na zona oeste da cidade de São Paulo, que possui a maior frota de motocicletas do país e uma enorme demanda por transportes e serviços que priorizem a mobilidade.
A área de atuação da Awto será expandida na cidade de São Paulo conforme mais veículos são adicionados à plataforma.
Os serviços da Awto com as motos da Voltz devem ganhar vários outros centros urbanos importantes em breve, como Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
“O negócio com a Awto vem de encontro com os valores da Voltz sobre a necessidade de facilitar a mobilidade urbana com sustentabilidade. Quem vive nas grandes cidades procura cada vez mais se locomover com segurança e rapidez e os produtos da Voltz oferecem uma viagem limpa de emissões de carbono, com tecnologia e gastando menos”, explica Renato Villar, CEO da Voltz.
“Com a instalação da fábrica em Manaus, podemos produzir até 200 mil motos por ano, em uma cadeia produtiva que conta com mais de 300 pessoas.”
“Para a Awto, oferecer veículos de qualidade através de uma plataforma robusta de compartilhamento de veículos gerenciada por nós e nossos grandes parceiros, como a Voltz, é premissa base para entregar uma experiência diferenciada para nossos clientes, comenta Leonardo Bieberbach, CEO da Awto no Brasil.”
Como Funciona – As motos da Voltz vão receber toda a tecnologia da Awto, e um baú com dois capacetes dentro. Assim que o cliente se cadastrar e fizer a reserva de uma das motos via aplicativo, o baú poderá ser destravado e a moto liberada para utilização.
Ela poderá ser entregue em um qualquer ponto de estacionamento autorizado, um diferencial da Awto que faz toda a diferença na rotina de quem usa esse tipo de serviço.
Já as baterias estarão sempre carregadas. Toda vez que elas atingirem uma carga inferior a 20%, uma equipe da Awto passará por elas trocando baterias, fazendo limpeza e pequenas manutenções. O usuário da Awto não precisará se preocupar com nada.
Sempre que ele escolher uma moto Voltz aos cuidados da Awto, ela estará com a carga alta, possibilitando uma mobilidade tranquila e eficiente.
Novos planos – A parceria entre a Awto e a Voltz tem tudo para avançar ainda mais. Com um investimento inicial de R$ 30 milhões, a startup chilena chegará a 350 veículos, entre carros e motos, circulando pelas ruas da capital paulista até o início de 2023.
“Estamos muito felizes com o que construímos até agora com a Awto e vamos colocar toda a estrutura da Voltz, que também está em constante crescimento, para ampliar ainda mais essa parceira”, explica Villar.