No último 18 de novembro perdemos um grande amigo da imprensa automotiva: Rosemilton Silva. Foi mais que um colega de trabalho, mas um amigo, um mestre, que muito me ensinou nesses 22 anos de Mecânica Online®. Agradeço e sei que muito do profissional de comunicação que sou aprendi com o Rosemilton. Siga na paz e muito obrigado por tudo meu amigo.
Escrever uma coluna no dia 20 não foi possível, não tinha cabeça. Hoje, vamos buscando as forças e tentando voltar com aquilo que o Rosemilton fazia tão bem, escrever sobre automóveis.
E quando falamos em escrever normalmente quem faz engenharia surge logo com a máxima: entendo de cálculos, sou de exatas, texto não é comigo. Talvez eu tenha fugido um pouco da regra da maioria, mas ser engenheiro é sempre buscar evoluir, por isso mesmo, na história do automóvel não tem sido diferente, ele nunca foi o mesmo, sempre ganhou novidades e por trás, estava sempre a engenharia.
Mas nem sempre é assim. Muito do que surge numa bancada e às vezes chega a ser patenteado pode se quer, chegar ao consumidor.
O airbag foi uma dessas tecnologias que trouxe mais segurança para quem utiliza o veículo, mas quem sabe ele não ganha ainda mais novidades? A Ford registrou em abril de 2021 a patente de um airbag vertical, integrados ao forro do teto, posicionados logo acima dos quatro passageiros.
Esses anéis são compostos por cilindros individuais que, quando insuflados, formam um anel tubular completo em torno da cabeça e tronco do passageiro, bem como do respetivo assento. De acordo com a patente, o sistema pode ser adaptado a todas as formas de carroceria, embora cabines altas, como em um SUV ou mesmo numa van, sejam mais adequadas para acomodar a tecnologia na área do teto. Será que vai virar uma realidade?
E você, já reparou no barulho que seu carro faz? Será que hoje é dia de sair com mais ou menos ruído no escape? Quer chegar de mansinho ou prefere acordar todo o quarteirão?
A Ford publicou nos EUA a patente de um controle remoto através de um aplicativo no celular que permite aos proprietários acelerar o motor remotamente. O limite de velocidade e o tempo de rotação, bem como quaisquer flaps existentes, podem ser predefinidos.
E nem os carros elétricos ficam de fora. Aqui o gerador de som é controlado por controle remoto e o ruído fica a gosto do proprietário, sempre!
Quando se trata de direção autônoma, a indústria automotiva ainda tem muitos problemas para resolver. Mas os engenheiros ainda parecem ter uma inclinação para automatizar o máximo de funções possível, incluindo o monitoramento de veículos.
A empresa Argo AI, especializada em desenvolvimentos para direção autônoma, na qual a Volkswagen e a Ford detêm 40% cada, patenteou drones autônomos de vigilância que verificam o carro igualmente autônomo durante a condução. Entendeu? Vamos aos detalhes!
Na patente, os engenheiros descrevem os locais onde querem guardar os drones. Os desenhos da patente, por exemplo, mostram um porta-malas de abertura autônoma de onde um drone decola.
Ainda mais incomum é o drone interno, que fica no porta-luvas: se necessário, o porta-luvas abre automaticamente, enquanto o vidro do lado do passageiro desce ao mesmo tempo. Em seguida, o drone voa para fora do veículo em movimento, faz seu voo de inspeção e retorna ao porta-luvas – a janela lateral e o porta-luvas fecham novamente.
Se o drone descobrir danos durante o voo, ele relata isso a um centro de vigilância em nuvem. Os dados são então avaliados e conforme seja o resultado, um sistema de computador inicia medidas para remediar o dano. Usuários de redes sociais já brincam que drones também podem ser usados para monitorar passageiros em carros. Oi, você ainda está por aí?
Só fico na torcida que todas essas tecnologias possam vir a entregar um mundo mais seguro para a mobilidade. Hoje muitos desses recursos podem até ganhar risos, mas talvez no futuro eles façam parte de nosso presente e a gente nem se dê conta do quanto nossas vidas estão mudando, evoluindo, a cada instante.
==============================================
Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/