Com a aquisição de mais uma câmara SHED, analisador de amônia e equipamento de análise de emissões evaporativas em abastecimento (ORVR), que envolveram investimento da ordem de R$ 6 milhões, e a parceria estabelecida com a Sensors Inc. nos testes de RDE – Real Drive Emission, Gandini Centro Tecnológico passa a oferecer pacotes completos de homologação de emissões veiculares e eficiência energética.
Os veículos movidos a Diesel, com tecnologia Euro VI, que utilizam o Arla-32, reduziram significativamente as emissões de NOx e materiais particulados.
No entanto, as reações químicas podem liberar amônia. Daí a importância do analisador FTIR para atender às atuais legislações brasileiras de emissões veiculares.
Quanto ao RDE – Real Drive Emission, o sistema de análise de emissões de gases em tráfego real é uma exigência legal em complemento às medições já feitas em bancadas de testes.
O ORVR tem o objetivo de monitorar as emissões evaporativas durante o processo de abastecimento, em atendimento também à nova legislação de emissões em vigor no país.
Em 2018, com investimento de R$ 35 milhões, o Grupo Gandini inaugurou o Gandini Centro Tecnológico, com o objetivo de tornar-se, à época, um laboratório independente e completo de emissões veiculares e eficiência energética para veículos leves, 4×2 e 4×4, com motorização à gasolina, flex, Diesel, gás, híbridos e elétricos, aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileira no processo de homologação veicular.
Quatro anos depois, com investimento da ordem de R$ 6 milhões na aquisição de novos equipamentos, Gandini Centro Tecnológico – laboratório acreditado pelo Inmetro e reconhecido pelo Ibama – duplica sua capacidade de atendimento a partir deste mês, ao abrir o seu segundo turno de trabalho, totalizando 18 horas diárias.