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Honda apresenta tecnologias de próxima geração para sistema SENSING 360 e SENSING Elite

A Honda busca mais avanços e popularização de suas tecnologias de segurança e assistência ao condutor

  • Honda SENSING 360
    Como tecnologias de próxima geração, novas funções serão adicionadas ao atual Honda SENSING 360, para reduzir ainda mais a sobrecarga sobre o motorista, detectando condições anormais do condutor e ao redor do veículo, minimizando o risco de colisões. As novas funções serão lançadas sequencialmente em nível mundial a partir de 2024.
  • Honda SENSING Elite
    Como tecnologias de próxima geração para o Honda SENSING Elite, a Honda vem desenvolvendo novas funções para permitir ao motorista uma viagem segura e confortável de casa ao seu destino, com total tranquilidade e em qualquer pista, agora incluindo vias não expressas, por meio de tecnologias IA (inteligência artificial) de reconhecimento e de compreensão, originais da Honda. As novas tecnologias serão aplicadas sequencialmente em nível global a partir de meados da década de 2020.

A fim de reduzir pela metade as colisões fatais no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda até 2030, a Honda estabeleceu as seguintes metas:

Esforçar-se para equipar todos os novos modelos de automóveis globalmente com o sistema Honda SENSING (incluindo as variações 360 e Elite), com a função de detecção de motocicletas até 2030.

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Esforçar-se para equipar todos os novos modelos nos principais mercados com o sistema Honda SENSING 360 até 2030.

A Honda Motor Co., Ltd. revelou as tecnologias de última geração do Honda SENSING 360, sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor, e Honda SENSING Elite, uma variação flagship do Honda SENSING, respectivamente.

Com base em seu slogan de segurança global “Segurança para todos”, a Honda busca uma sociedade livre de colisões para todos que compartilham as ruas, por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança da perspectiva de hardware e software.

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O sistema de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING, com o qual a Honda equipa seus modelos de produção em massa, está instalado em 99% dos novos modelos de automóveis Honda comercializados no Japão e nos EUA, e em 86% mundialmente. As vendas acumuladas de veículos equipados com o Honda SENSING ultrapassam 14 milhões de unidades*1.

A Honda tem avançado continuamente nas funções Honda SENSING. Em 2021, a Honda lançou o Honda SENSING Elite com a função Traffic Jam Pilot, qualificada como tecnologia de direção autônoma de nível 3.

Ao aplicar seu know-how acumulado através da pesquisa e desenvolvimento da tecnologia Honda SENSING Elite, a Honda desenvolveu seu sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING 360, que remove os pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e reduzir a sobrecarga do motorista. A aplicação do Honda SENSING 360 terá início em 2022, começando na China.

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A Honda revelou as tecnologias de próxima geração do Honda SENSING 360, com novas funções para reduzir a sobrecarga do motorista, detectando condições anormais do motorista e ao redor do veículo para evitar colisões.

Essas novas funções serão adicionadas ao atual Honda SENSING 360 e aplicadas sequencialmente em nível mundial a partir de 2024.

Como parte das tecnologias de última geração do Honda SENSING Elite, a Honda também anunciou funções recém-desenvolvidas com base no reconhecimento aprimorado e tecnologias de compreensão por meio das tecnologias IA originais da Honda.

Essas novas funções permitirão ao motorista uma viagem segura e confortável, de casa até seu destino, com total tranquilidade em qualquer pista, incluindo vias não expressas.

Quanto aos planos futuros, a Honda pretende equipar mundialmente todos seus novos modelos de automóveis com o sistema Honda SENSING (incluindo as variações 360 e Elite), com a função de detecção de motocicletas até 2030.

Além disso, a Honda pretende equipar todos seus novos modelos nos principais mercados com o sistema Honda SENSING 360 até 2030, sem deixar de aprimorar as funções Honda SENSING.

Por meio dessas iniciativas, a Honda busca reduzir pela metade, até 2030, as colisões fatais no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis da marca.

A Honda também pretende zerar as colisões fatais por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo até 2050.

Ao valorizar os pontos fortes exclusivos de uma empresa voltada ao negócio de motocicletas e automóveis na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança, a Honda trabalhará incansavelmente em direção a uma sociedade livre de colisões para todos que compartilham as ruas.

*1 Pesquisa interna da Honda de setembro de 2022.

Além das atuais tecnologias Honda SENSING 360 que permitem ao motorista evitar colisões, a Honda adicionará novas tecnologias para reduzir ainda mais a sobrecarga do motorista, evitando colisões por meio da detecção precisa de condições anormais do motorista e ao redor do veículo.

Ao reduzir as colisões relacionadas à saúde ou erro humano através dessas novas tecnologias, a Honda busca oferecer veículos que incentivem seus clientes a dirigir mais ativamente e ir mais longe em seus veículos.

Essas novas tecnologias Honda SENSING 360 serão adicionadas ao atual Honda SENSING 360 sequencialmente, de acordo com as necessidades de cada região.

Condução Avançada na Faixa com a Função Hands-off*2 – O sistema reduz a sobrecarga do motorista ao operar o acelerador, o pedal do freio e o volante, auxiliando o condutor a manter a velocidade adequada e permanecer na faixa, mesmo se ele tirar as mãos do volante.

Se não houver outro carro na frente do veículo, o sistema o conduz dentro da faixa, mantendo a velocidade pré-definida.

Para curvas, o sistema detecta antecipadamente a curvatura da pista e auxilia o motorista em transições suaves, reduzindo a velocidade do veículo de acordo com a curvatura detectada.

Se houver um carro à frente, o sistema auxilia o motorista a seguir esse veículo, mantendo uma distância adequada.

Condução Avançada de Troca de Faixa com a Função Hands-off*3:

Ao conduzir com a Função Avançada na Faixa com Hands-off, se o motorista ativar a Função Avançada de Troca de Faixa com Hands-off, o sistema avalia a situação e auxilia na mudança de faixa e/ou ultrapassagem do veículo à frente sob certas condições.

Se o sistema detectar um carro à frente em baixa velocidade, o sistema notifica o motorista e auxilia na ultrapassagem e retorno à faixa original.

Sistema de Apoio de Emergência ao Condutor:

Se o motorista ignorar as solicitações do sistema para entrega (transferência do controle de volta ao condutor), o sistema auxilia na desaceleração e parada do veículo dentro da mesma faixa.

Especificamente, caso o motorista não responda às solicitações de transferência do sistema, o sistema aumenta o volume do alarme e insiste pela resposta do motorista.

Se o motorista, ainda assim, não responder, o sistema auxiliará na desaceleração e parada do veículo, ao mesmo tempo em que sinaliza outros veículos ao redor através de luzes de advertência e buzina, para manter o motorista, ocupantes e outros condutores afastados do risco de colisão.

  • Aviso de Saída
    Enquanto o veículo estiver estacionado, se o sistema detectar outro veículo se aproximando por trás, o indicador na coluna dianteira ou no retrovisor lateral acende para ajudar os ocupantes a reconhecer essa aproximação.
    Se o sistema detectar o risco de colisão entre a porta do veículo sendo aberta e outros veículos em circulação, um indicador pisca e um alarme sonoro soa para alertar os ocupantes.
  • Tecnologia de detecção de condição do condutor e fatores de risco para evitar colisões frontais
    Alerta de Atenção ao Condutor e Alerta de Colisão
    O sistema detecta a condição do motorista e, se houver risco de colisão com um pedestre, bicicleta ou veículo causado por diminuição da atenção do condutor, como distrações ou descuido, o sistema reduz a velocidade do veículo, alerta o motorista e auxilia a manter o veículo dentro da faixa.
  • Tecnologia de Assistência para Evitar Colisões na Faixa
    Se houver risco de colisão com um pedestre, bicicleta ou veículo e o sistema determinar que existe espaço na faixa percorrida pelo veículo para evitar a colisão, o sistema continua reduzindo a velocidade do veículo na faixa e auxilia o motorista a evitar a colisão.
  • Tecnologia de Apoio à Condução de Emergência
    Se houver risco de colisão com um pedestre, bicicleta ou veículo, e se o motorista operar o volante, o sistema continua reduzindo a velocidade do veículo e auxilia na direção.

A Honda irá acelerar o avanço do Honda SENSING Elite, uma variação flagship do Honda SENSING, com tecnologias avançadas de segurança.

A aplicação da IA original da Honda, que “cresce” na medida em que acumula experiências, como acontece com os seres humanos, permite que o sistema aumente sua capacidade de reconhecer situações complexas e lidar com diferentes ambientes de direção, como a condução em vias não expressas.

Dessa forma, a Honda busca desenvolver tecnologias que ajudarão o motorista a fazer uma viagem segura e confortável, de casa até seu destino, com total tranquilidade em qualquer pista, incluindo vias não expressas.

Especificamente, a Honda continuará progredindo no desenvolvendo tecnologias para auxiliar o motorista em vias não expressas, incluindo a função hands-off em engarrafamentos em vias arteriais; habilitar funções hands-off durante entradas e saídas de vias expressas em um entroncamento rodoviário; auxiliar o motorista ao estacionar e sair automaticamente de uma garagem residencial.

A Honda irá introduzir essas tecnologias sequencialmente a partir de meados da década de 2020.

  • Honda SENSING Elite Vídeo Conceitual
    Assistência ao condutor em vias não expressas
    A Honda irá oferecer assistência ao condutor em vias não expressas, por meio de tecnologias altamente sofisticadas de controle e reconhecimento, voltadas a ambientes de tráfego complexo.
    Especificamente, a Honda pretende introduzir tecnologias para evitar colisões com base na previsão de risco, bem como os sistemas Adaptive Cruse Control (ACC) e Lane Keeping Assist System (LKAS) para vias não expressas, para reduzir a sobrecarga do motorista e permitir a função hands-off em engarrafamentos em vias arteriais.
  • Assistente de estacionamento automático
    O sistema Honda SENSING Elite agora oferece uma função para estacionar e sair automaticamente da garagem de uma residência familiar ou vaga de estacionamento pessoal em um estacionamento residencial.
    No futuro, a Honda busca uma função de “estacionamento com manobrista automatizado” que permitirá aos clientes chamar ou descer do veículo em qualquer lugar, além de sua própria casa.
  • Assistência ao condutor em situações de condução em vias expressas
    Além das funções atuais de manutenção de faixa, mudança de faixa e Traffic Jam Pilot, o sistema Honda SENSING Elite oferece uma função de assistência ao condutor para entrar e sair de uma via expressa.

*2 A disponibilidade e as especificações das funções Hands-off podem variar conforme o país, região e época de aplicação dessa função.

*3 As especificações da função podem variar conforme o país, região e época de aplicação dessa função.

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