A Alemanha e a União Europeia anunciaram no último final de semana que chegaram a um acordo em sua disputa sobre o futuro dos carros com motores de combustão interna, permitindo o registro de novos veículos com esses motores mesmo depois de 2035, desde que usem apenas combustível neutro para o clima.
Uma proposta inicial dos países membros da União Européia sobre novos padrões de emissão de dióxido de carbono para carros foi adiada em meio à oposição da Alemanha. A UE queria proibir a venda de todos os carros novos com motores de combustão a partir de 2035.
A Alemanha exigiu uma isenção para carros que queimam combustíveis neutros, argumentando que tais combustíveis podem ser produzidos usando energia renovável e carbono capturado do ar, não produzindo mais emissões de mudança climática na atmosfera.
O principal partido de oposição da Alemanha, o bloco de centro-direita da União, também se opôs a uma proibição em toda a UE de veículos com motor de combustão, alertando que isso prejudicaria a valiosa indústria automobilística do país.
Os críticos dizem que a tecnologia de bateria elétrica é mais adequada para carros de passeio e os preciosos combustíveis sintéticos devem ser usados apenas onde nenhuma outra opção for viável, como na aviação.