A empresa Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH) GmbH, operadora de serviços de transporte público de Hamburgo, na Alemanha, encomendou 95 ônibus eCitaro (modelo padron) e eCitaro G (articulado) da Mercedes-Benz.
O primeiro dos ônibus totalmente elétricos e livre de emissões locais está previsto para ser entregue no final deste ano, enquanto que outras unidades serão entregues na primeira metade de 2024.
Cidade de Hamburgo, a capital do ônibus eCitaro – A VHH já dispõe de 37 eCitaros e eCitaro G em uso. Os primeiros veículos entraram em operação em 2020, logo após a introdução dos modelos na produção em série.
Juntamente com essa nova encomenda, o número sobe para um total de 132 ônibus totalmente elétricos de piso baixo que levarão a estrela na frota da VHH.
“Hamburgo é uma das capitais europeias mais adequadas para o nosso eCitaro”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Gostaríamos de agradecer a VHH pela confiança que depositam em nosso produto, resultado que pode ser visto pela encomenda de grande porte que fizeram”.
“Uma das questões mais importantes para o futuro é a mobilidade elétrica. Desde 2020, a VHH só tem adquirido ônibus elétricos para Hamburgo”, afirma o Dr. Lorenz Kasch, diretor administrativo da VHH. “Nós estamos abrindo novos horizontes e estamos felizes de podermos contar com esses veículos. Muito progresso já foi feito, especialmente em termos de autonomia e disponibilidade”.
Recursos tecnológicos de segurança e conforto dos ônibus eCitaro da Mercedes-Benz se destacam no mercado – A encomenda atual consiste em 47 ônibus eCitaro Mercedes-Benz de três portas e 48 veículos eCitaro G articulados.
Os modelos apresentam a mais recente tecnologia de baterias NMC3 de alta performance, com uma capacidade energética de 490 kWh para o ônibus padron e de 588 kWh para o ônibus articulado, garantindo uma autonomia que dispensa recargas intermediárias.
Os ônibus são carregados nas garagens da empresa. As tomadas de recarga à esquerda ou à direita, na altura do alojamento da roda dianteira, garantem alto grau de flexibilidade na garagem.
Entre os itens tecnológicos de segurança, o eCitaro já vem equipado de série com proteção por estabilizador, sistema eletrônico de estabilidade (ESP) nos ônibus padron e proteção contra o efeito “L” com o controlador de articulação giratória (ATC – Articulation Turntable Controller) no ônibus articulado.
O conforto interno também ganha evidência. Passageiros com mobilidade reduzida podem contar com uma área dedicada (modelo padron) ou até três (nos ônibus articulados) para as cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê. Duas tomadas USB possibilitam a recarga de dispositivos em todos os bancos, que contam telas de 29 polegadas que trazem informação e entretenimento para os passageiros a bordo.
A VHH está eletrificando a região metropolitana de Hamburgo – A Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH opera 170 rotas distribuídas pela região metropolitana de Hamburgo. Com mais de 2.300 funcionários e cerca de 670 ônibus em 17 locais diferentes, a VHH é a segunda maior empresa de transportes locais do norte da Alemanha.
Os veículos cobrem cerca de 34 milhões de quilômetros por ano em Hamburgo e na cidade de Schleswig-Holstein, transportando cerca de 62 milhões de passageiros. A espinha dorsal da frota é o Citaro da Mercedes-Benz com baixas emissões e o eCitaro, ônibus totalmente elétrico livre de emissões locais.
Com a marca elexity, a VHH está reunindo todos os aspectos da mobilidade sustentável que vão desde a infraestrutura nas garagens até os funcionários especialmente treinados e veículos que funcionam com 100% de eletricidade ecologicamente correta.
Desde 2020, a VHH tem adquirido somente ônibus livres de emissões locais para uso na área urbana de Hamburgo. O objetivo é converter a frota de veículos da VHH em unidades livre de emissões ao máximo possível até a década de 2030.
eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz Brasil – Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses.
Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.
“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 66 anos da Empresa no País”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica.
“Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa.
Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.