A Saudi Arabian Oil Company (Aramco), maior empresa petrolífera do mundo, concluiu a aquisição da Valvoline, líder mundial em soluções automotivas e industriais. A transação, que envolve mais de US$ 2,6 bilhões, tem o objetivo de fortalecer a presença da Valvoline em novos mercados e setores.
A Aramco será proprietária da marca Valvoline no que diz respeito ao seu negócio de produtos, e a Valvoline Inc. continua como proprietária da marca com relação aos negócios de serviços de varejo.
“É um momento histórico para nossa marca de 157 anos. Com a venda de nosso negócio de produtos globais para a Aramco, cada empresa agora pode se concentrar em seu crescimento futuro individual e planos estratégicos”, afirmou Sam Mitchell, CEO da Valvoline Inc.
“Hoje, a Valvoline Inc. conta com uma estrutura de capital do tamanho certo e melhor alocação de capital. Além disso, a Valvoline Inc. espera oferecer retornos de capital significativos aos nossos acionistas por meio de recompras de ações nos próximos 18 meses. Estamos entusiasmados com o nosso futuro e a nossa capacidade de continuar gerando valor para os acionistas no longo prazo”.
“Esta aquisição avançará nossa estratégia internacional de crescimento de lubrificantes e alavancará nossa produção global de óleos básicos e recursos de P&D”, disse Mohammed Y. Al Qahtani, vice-presidente Executivo de Pós-Produção da Aramco.
“Também oferece uma excelente oportunidade para fortalecer nosso relacionamento com fabricantes de equipamentos originais em todo o mundo, ampliando o alcance da Valvoline como uma das marcas de lubrificantes mais proeminentes do mundo”.
A operação global da Valvoline continuará sediada na cidade de Lexington, no estado de Kentucky. No Brasil, a marca é representada pela Usiquímica.