O BYD Seal foi apresentado oficialmente nesta quarta (30/08), em evento realizado em São Paulo (SP) e contou com cobertura Mecânica Online®. Antes de falarmos diretamente na novidade, vamos situar a BYD e suas pretensões.
A BYD tem como objetivo contribuir para ajudar na redução da temperatura da terra em 1 grau, por isso mesmo, cerca de 70.000 engenheiros estão trabalhando com esse desafio. A marca busca a liderança no mercado de veículo híbrido e elétricos, marcando presença em mais de 70 países e sendo o primeiro fabricante mundial a abandonar a fabricação de veículos com motores a combustão, desde março de 2022.
E o Brasil foi o local escolhido para a primeira fábrica fora da Ásia da BYD, que será instalada na Bahia. A marca quer transformar a capital baiana no vale do silício brasileiro.
E depois do lançamento do Dolphin, modelo que em apenas 60 dias teve 4.000 unidades comercializadas, a BYD continua sua ofensiva no mercado brasileiro e traz um dos modelos com o melhor custo em relação a potência, que talvez seja, em nível mundial, o BYD Seal custa R$ 296.800 e entrega potência de 531 cavalos – são dois motores 100% elétricos (um em cada eixo) e 68,3 kgfm de torque. Desse jeito fica fácil para sair da inércia e chegar ao 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
“O BYD Seal é um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, um carro que representa segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, afirma Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
A suspensão adota arquiteturas double wishbone na dianteira e fivelink na traseira. Outro ponto importante é que o modelo vem equipado com a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos puros.
A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. A bateria Blade – com a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB) se integra a carroceria do modelo, outra tecnologia desenvolvida pela BYD, é uma peça essencial que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança – absorvendo impactos e suportando os mesmos níveis de torção que o restante da carroceria.
Com 100% de carga, o alcance do novo BYD SEAL chega a 372 km, no PBEV do INMETRO e no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 km.
O BYD SEAL tem altura de carroceria 10 mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual.
Devido à arquitetura de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133 km/h e no teste do alce com máxima segurança, a incríveis 83 km/h.
Conectividade inteligente e entretenimento de ponta são outros pontos de destaque do BYD SEAL. O modelo é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G trazendo experiências de tecnologia de ponta e atualizações Over The Air (OTA) como uma forma de atualizar os recursos de entretenimento de forma parecida com a que fazemos remotamente com os smartphones.
O BYD SEAL possui uma tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz precisa e inteligente. Conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas. O novo SEAL conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium e o carregamento sem fio para smartphones.
O BYD SEAL traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes, assim como aconteceu com o Dolphin.
A frente do BYD SEAL passa uma sensação de movimento, com uma “forma de X” na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, com o objetivo de proporcionar a sensação do movimento das ondas no mar.
Os bancos dianteiros do SEAL têm uma aparência esportiva com estofamento macio e firme e revestimento de extremo bom gosto. O banco do motorista é eletricamente ajustável em oito posições e conta com apoio lombar também ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga de viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições.
O BYD SEAL possui teto solar panorâmico de grandes dimensões, proporcionando aos ocupantes uma visão ampla. As portas dianteiras são de vidro duplo laminado para maior segurança e excelente isolamento acústico e térmico.
As maçanetas do BYD SEAL ficam embutidas às portas quando o veículo está em movimento, contribuindo para a fluidez do ar, fato que reduz a resistência ao vento e o consumo geral de energia do veículo. Todas as maçanetas voltam à posição normal automaticamente, quando o veículo é desligado ou acionado.
Tecnologias em assistência de segurança e direção – O BYD SEAL incorpora recursos avançados de segurança e assistência ao motorista como padrão. Todos os modelos apresentam Aviso de Colisão Dianteira, Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Freio de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Mudança de Faixa e Manutenção de Faixa de Emergência.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Controle de Cruzeiro Inteligente melhoram a experiência de dirigir. A câmera panorâmica, por exemplo, fornece visibilidade de 360 graus para o motorista para manobras seguras do veículo. O modelo conta ainda com 8 airbags.
O BYD SEAL será comercializado em versão única, nas cores: Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. A garantia é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta também com garantia de oito anos sem limite de quilometragem.
Novidade: revisões grátis BYD – A BYD também anunciou durante o evento que a partir de agora o Seal e toda a linha de carros 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros.
Outro ponto importante é que nos veículos elétricos da BYD a revisão só acontece a cada 20 mil quilômetros e não aos 10 mil como nos veículos a combustão.
24 horas de vendas – Sucesso – Foram 70 unidades comercializadas nas concessionárias de todo o país em 24 horas, o que equivale a um carro vendido a cada 20 minutos. Se levarmos em conta o ranking mensal de emplacamentos de carros elétricos da ABVE do mês de julho, o Seal ocuparia a sexta colocação com apenas um dia de vendas.
BYD já é a décima maior marca de carros do mundo – Apenas no mês de agosto, a BYD vendeu 274.386 veículos de energia limpa (elétricos e híbridos) em todo o mundo. O número representa um crescimento de 57,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Pelo segundo mês seguido, a greentech supera a marca de 250.000 unidades comercializadas.
No primeiro semestre deste ano, a BYD vendeu 1.255.600 veículos de energia limpa, representando um expressivo crescimento anual de 94,25%. Esses números consolidam a posição da BYD como líder mundial na venda de carros elétricos e híbridos. Além disso, pela primeira vez, a BYD conquistou um lugar no Top 10 Global Rankings of Automobile Sales.
Com Fábio Silva, de São Paulo, SP, atendendo convite da BYD.