sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

BYD Seal: elétrico tem 531 cv de potência por R$ 296.800

Relação entre a potência e o preço do sport coupé elétrico Seal mostra ofensiva da marca em combinar qualidade e performance para conquistar consumidor o brasileiro. A partir de agora toda a linha de carros 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros.

O BYD Seal foi apresentado oficialmente nesta quarta (30/08), em evento realizado em São Paulo (SP) e contou com cobertura Mecânica Online®. Antes de falarmos diretamente na novidade, vamos situar a BYD e suas pretensões.

- Publicidade -

A BYD tem como objetivo contribuir para ajudar na redução da temperatura da terra em 1 grau, por isso mesmo, cerca de 70.000 engenheiros estão trabalhando com esse desafio. A marca busca a liderança no mercado de veículo híbrido e elétricos, marcando presença em mais de 70 países e sendo o primeiro fabricante mundial a abandonar a fabricação de veículos com motores a combustão, desde março de 2022.

E o Brasil foi o local escolhido para a primeira fábrica fora da Ásia da BYD, que será instalada na Bahia. A marca quer transformar a capital baiana no vale do silício brasileiro.

E depois do lançamento do Dolphin, modelo que em apenas 60 dias teve 4.000 unidades comercializadas, a BYD continua sua ofensiva no mercado brasileiro e traz um dos modelos com o melhor custo em relação a potência, que talvez seja, em nível mundial, o BYD Seal custa R$ 296.800 e entrega potência de 531 cavalos – são dois motores 100% elétricos (um em cada eixo) e 68,3 kgfm de torque. Desse jeito fica fácil para sair da inércia e chegar ao 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

“O BYD Seal é um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, um carro que representa segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, afirma Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

A suspensão adota arquiteturas double wishbone na dianteira e fivelink na traseira. Outro ponto importante é que o modelo vem equipado com a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos puros.

- Publicidade -

A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. A bateria Blade – com a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB) se integra a carroceria do modelo, outra tecnologia desenvolvida pela BYD, é uma peça essencial que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança – absorvendo impactos e suportando os mesmos níveis de torção que o restante da carroceria.

Com 100% de carga, o alcance do novo BYD SEAL chega a 372 km, no PBEV do INMETRO e no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 km.

O BYD SEAL tem altura de carroceria 10 mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual.

Devido à arquitetura de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133 km/h e no teste do alce com máxima segurança, a incríveis 83 km/h.

Conectividade inteligente e entretenimento de ponta são outros pontos de destaque do BYD SEAL. O modelo é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G trazendo experiências de tecnologia de ponta e atualizações Over The Air (OTA) como uma forma de atualizar os recursos de entretenimento de forma parecida com a que fazemos remotamente com os smartphones.

- Publicidade -

O BYD SEAL possui uma tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz precisa e inteligente. Conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas. O novo SEAL conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium e o carregamento sem fio para smartphones.

O BYD SEAL traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes, assim como aconteceu com o Dolphin.

A frente do BYD SEAL passa uma sensação de movimento, com uma “forma de X” na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, com o objetivo de proporcionar a sensação do movimento das ondas no mar.

Os bancos dianteiros do SEAL têm uma aparência esportiva com estofamento macio e firme e revestimento de extremo bom gosto. O banco do motorista é eletricamente ajustável em oito posições e conta com apoio lombar também ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga de viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições.

O BYD SEAL possui teto solar panorâmico de grandes dimensões, proporcionando aos ocupantes uma visão ampla. As portas dianteiras são de vidro duplo laminado para maior segurança e excelente isolamento acústico e térmico.

As maçanetas do BYD SEAL ficam embutidas às portas quando o veículo está em movimento, contribuindo para a fluidez do ar, fato que reduz a resistência ao vento e o consumo geral de energia do veículo. Todas as maçanetas voltam à posição normal automaticamente, quando o veículo é desligado ou acionado.

Tecnologias em assistência de segurança e direção – O BYD SEAL incorpora recursos avançados de segurança e assistência ao motorista como padrão. Todos os modelos apresentam Aviso de Colisão Dianteira, Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Freio de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Mudança de Faixa e Manutenção de Faixa de Emergência.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Controle de Cruzeiro Inteligente melhoram a experiência de dirigir. A câmera panorâmica, por exemplo, fornece visibilidade de 360 graus para o motorista para manobras seguras do veículo. O modelo conta ainda com 8 airbags.

O BYD SEAL será comercializado em versão única, nas cores: Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. A garantia é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta também com garantia de oito anos sem limite de quilometragem.

Novidade: revisões grátis BYD – A BYD também anunciou durante o evento que a partir de agora o Seal e toda a linha de carros 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros.

Outro ponto importante é que nos veículos elétricos da BYD a revisão só acontece a cada 20 mil quilômetros e não aos 10 mil como nos veículos a combustão.

24 horas de vendas – Sucesso – Foram 70 unidades comercializadas nas concessionárias de todo o país em 24 horas, o que equivale a um carro vendido a cada 20 minutos. Se levarmos em conta o ranking mensal de emplacamentos de carros elétricos da ABVE do mês de julho, o Seal ocuparia a sexta colocação com apenas um dia de vendas.

BYD já é a décima maior marca de carros do mundo – Apenas no mês de agosto, a BYD vendeu 274.386 veículos de energia limpa (elétricos e híbridos) em todo o mundo. O número representa um crescimento de 57,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Pelo segundo mês seguido, a greentech supera a marca de 250.000 unidades comercializadas.

No primeiro semestre deste ano, a BYD vendeu 1.255.600 veículos de energia limpa, representando um expressivo crescimento anual de 94,25%. Esses números consolidam a posição da BYD como líder mundial na venda de carros elétricos e híbridos. Além disso, pela primeira vez, a BYD conquistou um lugar no Top 10 Global Rankings of Automobile Sales.

Com Fábio Silva, de São Paulo, SP, atendendo convite da BYD.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança