A Nova Ranger redefiniu o padrão das picapes médias com a chegada das versões Limited, XLT, XLS e XL. Agora, a Ford amplia a linha e dá um passo além com o lançamento da Ranger Raptor, a picape mais rápida e capaz do mercado, feita para superar os desafios mais radicais em todo tipo de terreno.
É a nona novidade da Ford esse ano no mercado brasileiro. Com esse nível, a Ranger Raptor não tem concorrente direto no mercado brasileiro, passando a ser a nova top de gama da linha e tem preço sugerido de R$ 448.600. Ela tem cinco anos de garantia e já está disponível em toda a rede de concessionárias da Ford com prazo de entrega das primeiras unidades até o mês de fevereiro.
A Ranger Raptor é importada da Tailândia, única planta que produz a versão da picape para todos os mercados onde é vendida.
Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. Seu motor 3.0 V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – é a picape mais rápida do mercado, tanto na estrada como fora de estrada.
Outros itens exclusivos que fazem da nova picape um monstro nas trilhas, com imbatível capacidade off-road, são o chassi redesenhado, a nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais. Sua capacidade de imersão de 850 mm também é a maior da categoria. Desenvolvida desde o início como um projeto de engenharia independente, ela já nasceu para ser uma Raptor.
“A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado. Ela foi feita para quem busca adrenalina, velocidade e emoção com o máximo em desempenho, robustez, design e capacidade todo-terreno”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford.
A Ranger Raptor tem um design único, customizado para a esportividade e performance, com carroceria mais alta, mais larga e o nome Ford em destaque na grade dianteira. O cockpit exclusivo traz bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso, apoio lateral para aguentar até 2 g e o logo Raptor.
Ela é equipada com transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.
Suas tecnologias avançadas incluem os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, e um arsenal completo de segurança e assistência ao motorista. Vem com: controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
Dispõe ainda de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags.
Estilo Raptor – Com porte elevado, linhas robustas e exclusivas, a Ranger Raptor revela à primeira vista que é um espécime de categoria superior, posicionada no topo da cadeia quando se trata de devorar trilhas. Cada elemento do seu design foi desenvolvido com um propósito, evidenciando a capacidade e a disposição para enfrentar qualquer obstáculo.
A Nova Ranger é líder do segmento em tamanho e a Raptor é ainda maior: tem mais 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm.
Na frente, o destaque é a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.
“As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road”, diz André Oliveira, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira.
No interior, a Ranger Raptor exibe o mesmo DNA de esportividade com muita sofisticação. O volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.
Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.
A Ranger Raptor é disponível em cinco opções de cores que realçam a sua exclusividade: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.
A Ranger Raptor foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de 10 anos de uso do veículo.
“Esse programa incluiu 39.500 km de testes estruturais e de motorização e 1.600 km em velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. Para a validação local, foram feitos ainda 50.000 km de testes em ambiente real no Brasil”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger da Ford América do Sul.
A Ranger Raptor é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.
O seu excepcional desempenho todo-terreno deve-se também à nova suspensão, com estrutura reforçada e o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (mais 18%). Ela é do tipo Double-Wishbone na dianteira, com braços de liga de alumínio, e Watts Link na traseira, com mola helicoidal.
É equipada também com amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5, com funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Esse sistema inteligente utiliza um acelerômetro e sensores em cada canto da carroceria para medir múltiplas variáveis, 500 vezes por segundo, e ajustar individualmente o amortecimento de cada pistão, por meio de câmaras de compensação com controle eletrônico.
Outra exclusividade da Ranger Raptor é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole.
A Ranger Raptor tem a maior capacidade de imersão da categoria, de 850 mm, com o alternador, a entrada de ar e os componentes elétricos protegidos contra a entrada de água, em posição elevada e isolados. A carroceria foi otimizada para superar obstáculos, com ângulo de entrada de 32°, ângulo de saída de 27°, ângulo de transposição de rampa de 24° e vão livre do solo de 272 mm. Possui também capacidade de aclive máximo de 45° e inclinação máxima lateral de 35°.
Protetores inferiores de alta resistência, feitos com chapas de aço de 2,3 mm cortadas a laser, resguardam os componentes vitais da picape, como direção, cárter, transmissão e tanque de combustível.
Mecânica Online – O motor da Ranger Raptor é o exclusivo Nano 3.0 L V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv (@ 5.650 rpm) e torque de 59,45 kgfm (@ 3.500 rpm). O desenvolvimento global dos componentes desse novo propulsor foi liderado pela engenharia brasileira.
Ele tem bloco de liga de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, mancais e rolamentos com tecnologia de baixa fricção e turbo com controle eletrônico das válvulas de alívio para redução do efeito lag. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, ele faz da Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil em todo terreno. Ao mesmo tempo, entrega boa eficiência energética com consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, que garante excelente autonomia nas trilhas com o tanque de combustível de 82 litros.
A transmissão automática de dez velocidades, com conversor de torque, conta com relações e calibrações exclusivas de alta performance, desenvolvidas especialmente para a linha Raptor. Ela privilegia o torque, principalmente na curva de aceleração das três primeiras marchas, e conta com a opção de trocas manuais no volante (paddle shift), sequenciais ou com a função “skip shift”, que permite pular marchas tanto na aceleração como na redução.
O piloto automático off-road é um recurso que permite o controle preciso da tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h, tirando o estresse do motorista para que ele possa se concentrar na direção.
Modos de ajuste – O motorista pode selecionar sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.
O modo Rock Crawl é focado no controle em baixas velocidades, priorizando a entrega de torque em terrenos desafiadores, como subida de pedra, modulando a frenagem e a relação de marchas para precisão nas manobras.
O modo Esportivo tem um mapa específico de aceleração, trocas de marcha mais ágeis e torna a suspensão mais rígida para uma tocada esportiva dentro e fora de estrada.
O modo Baja é focado em performance off-road. Ele aciona automaticamente a câmera frontal e o anti-lag, que mantém o turbo pressurizado até três segundos após soltar o acelerador para retomadas mais ágeis, com a exibição dos ângulos de inclinação na tela.
Os amortecedores têm modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto, e para máxima aceleração (Pedal Down), quando enrijece os pistões para dar mais estabilidade. Eles também podem ser ajustados pelo motorista, nos modos Normal e Sport para estrada e no modo Baja para fora de estrada.
O sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento permite a configuração em quatro modos: Silencioso, com ruído baixo, “bom vizinho”; Normal, com nível padrão; Esporte, com ruído mais intenso em altas rotações; e Baja, com ruído intenso e agressivo para uso somente em competição.
A direção também oferece quatro modos de ajuste, que podem ser selecionados a qualquer momento: Conforto, com baixa resistência; Normal, com resistência balanceada para o dia a dia; Esporte, com maior resistência para priorizar a performance; e Off-Road, com resistência esportiva e respostas mais rápidas.
Tecnologias inovadoras – A Ranger Raptor traz também outras tecnologias inovadoras que contribuem para refinar o seu excepcional desempenho. Entre elas, estão os exclusivos faróis inteligentes LED Matrix, que modificam o foco, direção e alcance da luz para garantir melhor visibilidade e segurança em cada situação, sem ofuscar os demais motoristas.
Além de ajuste de foco conforme a velocidade e iluminação dinâmica em curvas, os faróis Matrix possuem a função antiofuscamento, capaz de detectar veículos e motos a 800 metros de distância, e facho adicional em cruzamentos.
O navegador off-road é um recurso que reúne várias funcionalidades de acordo com o modo de condução selecionado, com comandos na tela multimídia e no console. Ele aciona a câmera frontal com projeção do trajeto, o bloqueio do diferencial traseiro e dianteiro, o sensor de estacionamento dianteiro, o piloto automático off-road e exibe as inclinações do veículo e do volante.
O painel de instrumentos digital de 12,4”, de alta resolução, foi desenvolvido especialmente para a Raptor com medidores e gráficos exclusivos, incluindo indicador de troca de marcha. A central multimídia SYNC 4, com tela de 12,4”, dispõe de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de navegação. Há também carregador sem fio, entradas USB-A e USB-C e tomada de 120 V.
O sistema de som da B&O, com oito alto-falantes, é de ótima qualidade. A iluminação 360° é muito útil à noite em ambientes fora de estrada, cobrindo todo o perímetro do veículo. A Ranger Raptor traz também seis comandos no teto e circuitos espalhados em todo o veículo que podem ser usados para a instalação de acessórios customizados.
Suas tecnologias de segurança e assistência ao motorista incluem controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, assistentes de pré-colisão e frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
Sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags completam a lista.
Legado e experiência – A linha Raptor da Ford é conhecida como uma grife de veículos de alta performance com preparação especial para o off-road, inspirada nos modelos que disputam a Corrida Baja 1000, no Deserto Mexicano. Esse nome foi usado pela primeira vez numa picape F-150, apresentada no Sema Show em 2008. Devido ao grande sucesso, no ano seguinte ela foi incorporada à linha e em 2010 ganhou a versão Raptor R para correr na Baja 1000.
A primeira Ranger Raptor surgiu em 2018. Nesse mesmo ano, a F-150 Raptor passou a ser produzida como um projeto independente, com especificações diferentes das demais versões da linha. Em 2022, a Ranger Raptor seguiu o mesmo caminho, sendo desenvolvida como um projeto independente de engenharia.
A picape foi projetada também para oferecer uma série de experiências conectadas, convenientes e personalizadas. Com o aplicativo FordPass Connect, o cliente tem acesso a várias funções na palma da mão e atualizações “over the air”. Pode acessar o manual do proprietário, consultar o histórico de serviços, informações de garantia, solicitar a assistência 24 horas e localizar concessionárias. Conta também com agendamento de serviços on-line, serviço leva e traz e monitoramento inteligente da vida útil do óleo.
Suas experiências personalizadas incluem o Ford Concierge, disponível sempre que o cliente precisar, o Ranger Expert, especialista treinado para tirar dúvidas, oferecer dicas e sugestões de como extrair o máximo da picape, e o Guia 360, que traz todo o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível.
“Com a conectividade, o cliente da Ranger Raptor dispõe também do Acompanhamento Preventivo Inteligente, uma equipe de especialistas que monitora os dados do veículo e entra em contato proativamente para orientar caso seja identificado algum problema”, destaca Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford Brasil. “É mais uma tranquilidade oferecida sem custo para o cliente.”
O cliente também pode personalizar a Ranger Raptor com uma linha de acessórios originais, composta por rodas Beadlock, capota rígida retrátil com acionamento automático ou manual, santantônio, defletor do capuz, protetor do cabo do estepe, amortecedor da tampa traseira, dispositivo antifurto para rodas e trava de segurança do estepe.