O primeiro dia de treinos para a Grande Final da Copa Truck viu Felipe Giaffone mostrar muita força em relação ao rival Roberval Andrade na briga direta para ver quem se igualará a Beto Monteiro como bicampeão dos Brutos.
Com um caminhão que desceu da carreta bem acertado, Giaffone colocou nada menos do que 1s2 de vantagem em Roberval no acumulado dos dois treinos do dia com seu Volkswagen híbrido elétrico.
Já o piloto da Mercedes, que lidera o campeonato com oito pontos de vantagem, não chegou a participar da primeira sessão e teve trabalho dobrado no complemento dos treinos desta sextafeira.
Danilo Dirani colocou a terceira montadora diferente no “top 3” com seu Iveco, seguido da surpresa do dia, Fabio Fogaça, recém transferido da Super e que corre para arrumar patrocínio visando 2024, já que foi comunicado da nao renovação dos parceiros atuais nos últimos dias.
Além de Fogaça, outro nome que retorna ao grid da Pro neste fim de semana é Regis Boessio, o que faz a principal categoria da Copa Truck bater o recorde de inscritos neste ano com 18 caminhões – totalizando 31 com os 13 da Super.
Neste sábado, acontece mais uma sessão de treinos livres pela manhã (a partir das 9h20) antes da classificação, que acontece às 14h15 com transmissão ao vivo do canal oficial da categoria no YouTube (@copatruck).
Turma da Super pega leve na abertura de treinos da decisão da Copa Truck – O primeiro dia de atividades da Grande Final da Copa Truck foi de muita cautela para os cinco finalistas (Felipe Tozzo, Thiago Rizzo, Bia Figueiredo, Evandro Camargo e Daniel Kelemen), que passaram longe das primeiras posições nas práticas desta sexta-feira em Interlagos (SP).
O mais rápido do dia foi Jô Augusto, da Volkswagen, com o paranaense Rodrigo Taborda, da Volvo, obtendo seu melhor resultado no ano em treinos com o segundo lugar. Felipe Gama, da Mercedes, e Kleber Eletric, da Scania, fecharam o G4 com quatro marcas diferentes nas quatro primeiras posições.
Os finalistas apareceram da quinta posição para trás. A melhor foi Bia (Mercedes) em quinto, à frente de Rizzo (VW) e Kelemen (Mercedes). Mais para trás ficou Evandro Camargo, o 11º, uma posição à frente do líder do campeonato, Tozzo, o que teve o pior dia entre os cinco.
A sessão contou com a efetivação da transferência de Fabio Fogaça para a Pro e a ausência de Ricardo Alvarez, que rompeu com a equipe PP Motorsport e está fora da etapa.
Neste sábado, acontece mais uma sessão de treinos livres pela manhã (a partir das 9h20) antes da classificação, que acontece às 14h15 com transmissão ao vivo do canal oficial da categoria no YouTube (@copatruck).
Confira a programação completa dos próximos dias, que já contará com público nas arquibancadas:
SÁBADO, 9 DE DEZEMBRO
Abertura dos portões: 08h00
08h45 – NASCAR Brasil – TL1
09h40 – Copa Truck Super – TL3
10h25 – Copa Truck Pro – TL3
11h10 – HRacing Cup – Classificação
11h35 – AMG Cup C300 – TL2
12h15 – AMG Cup CLA – TL2
13h00 – NASCAR Brasil – TL2
14h15 – Copa Truck Super – Classificação
14h45 – Copa Truck Pro – Classificação
15h15 – AMG Cup C300 – Classificação
15h30 – AMG Cup CLA – Classificação
15h45 – NASCAR Brasil – Classificação
16h28 – HRacing Cup – Corrida 1
DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO
Abertura dos portões: 08h00
08h00 – NASCAR Brasil – Warm Up
08h15 – Copa Truck – Warm Up
08h30 – NASCAR Brasil – Corrida 1
09h23 – AMG Cup – Corrida 1
10h10 – Visitação Aos Boxes
10h40 – Desfile de Caminhões
12h00 – Copa Truck – Corrida 1
12h33 – Copa Truck – Corrida 2
13h50 – NASCAR Brasil – Corrida 2
14h33 – HRacing Cup Corrida 2
15h23 – AMG Cup – Corrida 2
Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport busca o título da Copa Truck 2023 em Interlagos – Bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022 e atual líder da competição em 2023, o Mercedes-Benz Actros vai em busca do tricampeonato nesse domingo, dia 10 de dezembro. A partir das 12h00, as duas provas da 9ª e última do ano serão realizadas no grande palco do automobilismo nacional: o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, capital.
Roberval Andrade (#15), da ASG Motorsport, equipe campeã de 2022 com o Actros, acumula 6 vitórias em 16 corridas neste ano. Contando também com pontuação em praticamente todas as provas, ele lidera a categoria PRO (pilotos com experiência na competição), acumulando 233 pontos, 8 de vantagem sobre o segundo colocado.
Também com o Mercedes-Benz Actros, a equipe ASG Motorsport tem dois finalistas entre os candidatos ao título da categoria SUPER (iniciantes na competição): Bia Figueiredo (#111) e Daniel Kelemen (#45).
Além dos pilotos da ASG Motorsport, a Mercedes-Benz também chega ao final da temporada com grande chance de título. Ela divide a liderança da Copa Truck entre as marcas fabricantes de caminhão, com os mesmos 522 pontos de sua concorrente, fato que ocorre pela primeira vez na história da competição.
“A Copa Truck 2023 chega à sua última etapa confirmando uma temporada de grandes emoções, alta competitividade e muita disputa nas pistas entre os brutos de corrida”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso Actros segue firme em busca do tricampeonato, entregando à equipe ASG Motorsport muita força, excelente performance, robustez e confiabilidade. Atributos, aliás, que são amplamente reconhecidos no dia a dia do transporte de carga”.
“Vamos para Interlagos com muita confiança na ASG Motorsport e também no Roberval Andrade, que tem demonstrado talento, arrojo e garra na briga pelo título na categoria PRO”, afirma Jefferson Ferrarez. “Da mesma forma, acreditamos na competência e determinação do Daniel Kelemen e da Bia Figueiredo, que é estreante na categoria”.
Roberval Andrade está confiante num ótimo desempenho nas duas provas da última etapa do ano, visando o título da Copa Truck 2023. “Vamos definir em um lugar onde eu gosto muito e onde mais venci na carreira, que é Interlagos”, diz o piloto.
O circuito de Interlagos é o mais exigente com relação aos freios dos caminhões de competição. No traçado de 4.309 metros, eles atingem as maiores velocidades e, consequentemente, precisam das maiores reduções com as freadas mais fortes e desafiadoras, especialmente na aproximação para o “S” do Senna e na Curva do Lago.
Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora – A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estrearam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.
A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.
Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck – A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.
Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida – Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.
MirrorCam é inovação exclusiva da Mercedes-Benz na Copa Truck – Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.
Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.
Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais – Com previsão de início às 12h00 do domingo 10 de dezembro, as duas provas da 9ª etapa de 2023, em Interlagos, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.
Felipe Giaffone inicia decisão da Copa Truck com melhor tempo em treinos em Interlagos – Um dos candidatos ao título da temporada 2023 da Copa Truck, Felipe Giaffone teve uma sexta-feira (8) das mais positivas no Autódromo de Interlagos, que recebeu os primeiros treinos para a decisão do campeonato. O piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 foi o mais rápido nos dois treinos do dia, e registrou na segunda sessão a marca de 2min06s538.
Giaffone entra na decisão da Copa Truck na vice-liderança, e precisa descontar uma diferença de oito pontos para sair do autódromo localizado na capital paulista com seu segundo título na categoria dos caminhões. De acordo com o piloto, o desempenho nos treinos desta sexta-feira é animador para a sequência do final de semana.
“Tivemos um bom começo de final de semana aqui em Interlagos. O caminhão se mostrou veloz e também bastante confiável. Treinei long run ao longo das sessões e meu Volkswagen mostrou um bom desempenho. Seguir assim nos deixará em uma posição boa para as corridas deste domingo”, disse Felipe Giaffone, logo após o encerramento das atividades de sexta-feira.
A Copa Truck dá sequência a programação em Interlagos neste sábado (9), primeiro com um treino livre marcado para 9h40, e depois com a classificação, que tem início às 14h15. A rodada dupla de encerramento da temporada 2023 será disputada no domingo, a partir do meio-dia. Band, Sportv e plataformas digitais da categoria mostram as duas corridas.
Confira a programação da Copa Truck em Interlagos:
Sábado, 9 de dezembro
9h40 – treino livre 3
14h15 – classificação
Domingo, 10 de dezembro
8h15 – warm up
12h – corrida 1
12h33 – corrida 2
Beto Monteiro é o segundo mais rápido em primeiro treino – Os treinos livres para a etapa final da Copa Truck foram realizados nesta sexta-feira (8) no Autódromo de Interlagos e o pernambucano Beto Monteiro, piloto da Universal Soluções Automotivas, cravou o segundo tempo mais rápido do primeiro treino com 2min09s494. Os resultados foram positivos para os caminhões da equipe R9 Competições, com primeiro e segundo lugares na primeira atividade do dia.
“Os nossos caminhões estão bem, tivemos um probleminha ali no final do primeiro treino, mas a equipe está trabalhando bem para amanhã. Esperamos seguir rápidos, fazer uma boa classificação e tentar entrar na briga pela vitória neste final de semana”, diz Beto Monteiro, que tem patrocínio da Universal Soluções Automotivas.
Quarto colocado na atual temporada, Beto venceu em Interlagos neste ano na primeira passagem da Copa Truck pelo circuito paulistano, em abril. O piloto destacou o bom ajuste da equipe para o seu caminhão, mesmo ficando de fora da segunda sessão de treinos desta sexta-feira.
“No segundo treino acabou chuviscando, então o prejuízo foi menor por não termos participado, a gente teve vitória aqui esse ano, então o nosso setup é bom para Interlagos. Se o motor e tudo estiver funcionando bem, nós temos tudo para trilhar um caminho muito bom neste final de semana”, completa Beto.
As atividades da Copa Truck em Interlagos seguem neste sábado com o terceiro treino livre às 9h40, seguido da classificação às 14h15. A rodada dupla será disputada no domingo, a partir do meio-dia. Band, Sportv e as mídias sociais da categoria exibem as duas provas.
Tiger Team cumpre primeiro dia com percalços, mas boas expectativas – O primeiro dia de atividade da Grande Final da Copa Truck foi de sentimentos mistos no Tiger Team, maior time independente do grid com três caminhões sem apoio de fábrica.
Apesar de o desempenho de seus três pilotos (Evandro Camargo, Felipe Gama e Victor Franzoni) ter sido positivo, um pequeno descuido ao não substituir uma peça defeituosa provocou a quebra do motor de Evandro. Enquanto isso, Gama obteve um bom terceiro lugar na Super, enquanto Franzoni fez apenas checagens básicas, sem forçar e foi P15 na Pro.
“O caminhão do Evandro teve o motor quebrado por conta de um lote de bronzina, uma peça específica do motor, que veio com o lote defeituoso e nós nos esquecemos de substituir depois da última etapa. Agora teremos um pouco de trabalho para amanhã no caminhão dele, mas os caminhões do Victor e do Gama renderam bem e estão tinindo para a classificação”, comenta o chefe da equipe, Leandro Camargo.
Neste sábado, acontece mais uma sessão de treinos livres pela manhã (a partir das 9h20) antes da classificação, que acontece às 14h15 com transmissão ao vivo do canal oficial da categoria no YouTube (@copatruck).