A XCMG Brasil, destacada como a segunda maior fabricante mundial de caminhões elétricos, entregou 10 unidades do inovador XCMG E7-49T para a Reiter Log, empresa de logística no Rio Grande do Sul. A entrega ocorreu na fábrica da multinacional chinesa em Pouso Alegre, Minas Gerais, com a presença do vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, e representantes da Reiter Log. Durante o evento, foi anunciado um investimento recente de R$ 270 milhões para nacionalização e expansão da linha de produção, incluindo a inauguração de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.
O XCMG E7-49T, primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, impressiona com sua capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km. Durante a entrega, o vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, enfatizou o compromisso contínuo da empresa com a eletrificação, destacando o recente investimento para melhor atender os mercados nacional e latino-americano.
O gerente de elétricos, Ricardo Senda, prevê um aumento significativo nas vendas, citando o forte desempenho do modelo no ano anterior, com estimativas de triplicar as vendas em 2024.
Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log, expressou a satisfação com o investimento em veículos elétricos, destacando um crescimento de mais de 30% nos negócios após a adoção de uma frota sustentável. Pilz enfatizou a intenção da Reiter Log de atingir 100% de veículos movidos a energia sustentável até 2035.
O XCMG E7-49T, equipado com um motor elétrico potente e inovadora transmissão automatizada de quatro marchas, promete não apenas eficiência energética, mas também custo de rodagem significativamente menor por quilômetro percorrido em comparação com modelos a diesel, fortalecendo a posição da XCMG Brasil no cenário da mobilidade sustentável.
O XCMG E7-49T – primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil. Veículo entregue a Reiter Log, o E7-49T possui capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km, sendo capaz de fazer a substituição do pacote de baterias quando descarregado, ou seja, é possível substituir rapidamente as baterias, em vez de esperar o processo de recarga.
É, ainda, equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente, que oferece 482cv de potência e um torque de 204,1kgfm. Ao contrário dos veículos elétricos convencionais que não possuem câmbio, o E7-49T possui uma transmissão automatizada de quatro marchas, com a opção de realizar trocas manuais, através da alavanca localizada no console central. A inclusão dessa transmissão e das reduções de engrenagem favorecem a economiza de energia elétrica, durante as arrancadas.
Inovador, uma das principais vantagens do E7–49T está no custo de rodagem, significativamente menor por quilômetro percorrido, em comparação com os modelos a diesel.