Donos de Chevrolet Onix têm relatado cada vez mais problemas com quebras no motor, atribuídos frequentemente a falhas na correia dentada. No entanto, especialistas apontam que a responsabilidade recai sobre os proprietários – ou, em alguns casos, sobre os reparadores dos veículos.
O aumento de quebras no motor do Chevrolet Onix tem preocupado os proprietários, especialmente devido a falhas na correia dentada. Segundo especialistas, a causa mais comum desses problemas é a utilização de lubrificante inadequado durante a manutenção do veículo.
Muitos proprietários optam por alternativas mais baratas na troca do óleo lubrificante, cujo custo chega a ser significativamente inferior à opção recomendada no manual.
No entanto, essa economia pode sair cara, pois o uso de lubrificante errado pode encurtar drasticamente a vida útil da correia dentada e do motor como um todo.
A substituição da correia dentada custa caro, em torno de R$ 3.200, mas se houver danos na parte inferior do motor, o reparo pode chegar a valores entre R$ 12 mil e R$ 15 mil.
Caso o cabeçote também seja afetado, os custos podem ultrapassar os R$ 20 mil. Além disso, a substituição de uma bomba de óleo pode demandar cerca de R$ 900, acrescentam os especialistas.
A grande dúvida é se apenas o óleo diferente do especificado pode causar esse problema, ou se o projeto do motor, que possui a correia dentada banhada em óleo, possua um erro capaz de permitir que a correia dentada solte fragmentos, entupindo a bomba de óleo.
Na internet, alguns clientes que utilizaram o óleo conforme especificado no manual, relatam o mesmo problema junto ao motor. Vamos continuar investigando para entender melhor qual o problema que acontece com a motorização turbo do Chevrolet Onix.