A Scania abriu encomendas para seus caminhões de mineração autônomos, iniciando uma nova era de transporte autônomo em operações de mineração. As primeiras entregas estão previstas para 2026 na Austrália, com a América Latina como próximo mercado-alvo.
A Scania deu um passo significativo no transporte autônomo ao iniciar a comercialização de suas soluções de mineração autônoma. Os pedidos estão abertos para o caminhão basculante pesado autônomo de 40 toneladas, com o modelo de 50 toneladas em breve. Inicialmente, as vendas começarão na Austrália, com entregas previstas para 2026. A América Latina, onde a Scania possui uma forte presença no setor de mineração, deverá ser o próximo mercado.
Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania, declarou: “A transição da pesquisa e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autônomo, em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora.”
Mineração Sustentável e Eficiente – As minas são ambientes ideais para a implementação de veículos autônomos devido à possibilidade de criar condições de trabalho mais seguras e operações mais eficientes. Os caminhões de mineração autônomos da Scania prometem reduzir a pegada global da mineração, diminuindo os requisitos energéticos e de infraestrutura, e, consequentemente, os custos de capital e operacionais.
Além disso, os caminhões autônomos da Scania podem ser facilmente integrados nas operações existentes de uma mina, graças à sua interoperabilidade com outros sistemas e veículos. “Nossa solução permite que as empresas de mineração avancem mais rapidamente para operações com emissão zero. É mais fácil eletrificar as operações com os caminhões autônomos da Scania em comparação com os tradicionais caminhões de transporte pesado,” afirmou Hafmar.
Desenvolvimento em Colaboração com Clientes – Nos últimos dez anos, a Scania tem investido intensamente no desenvolvimento de veículos autônomos, incluindo aplicações para transporte hub-to-hub em rodovias e veículos autônomos para áreas confinadas, como minas. O desenvolvimento do caminhão basculante autônomo da Scania contou com a cooperação estreita entre o departamento de I&D da empresa e clientes da indústria mineira, com testes rigorosos em condições adversas.
Hafmar concluiu: “É provavelmente o projeto de pesquisa e desenvolvimento mais ambicioso que realizamos até agora em conjunto com um cliente, e estou muito satisfeito com o resultado. Graças às verificações rigorosas e aos numerosos testes no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autônomo ideal para minas.”