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Scania lança seu primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

Modelo K 230E B4x2LB marca o início da eletrificação da Scania no país e será apresentado na Lat.Bus 2024.

A Scania apresentou hoje o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no Brasil, com autonomia entre 250 e 300 km, tração 4×2 e vocação urbana.

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O modelo será oficialmente lançado na Lat.Bus 2024, que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

https://youtu.be/iRKadzpfbNw

Na Lat.Bus, os clientes poderão aproveitar uma condição especial de lançamento, com financiamento via funding verde oferecido pelo Scania Banco, com uma taxa de juros referencial de 0,79%.

Nucci destacou que a linha de produtos a diesel e a gás continuará disponível, complementando o portfólio com a nova solução elétrica.A parceria da Scania com Eletra, Caio e Weg, firmada em 2022 para outro produto elétrico, permanece ativa. A diferença é que a Scania fornece apenas o chassi neste formato de negócio, explicou Nucci.

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Conheça o K 230E B4x2LB – O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 km, tração 4×2 e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Destinado principalmente ao uso urbano, pode comportar carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros.

Equipado com motor elétrico Scania de 230 kW, equivalente a 310 cavalos, o modelo conta com um câmbio de duas marchas que melhora a eficiência e o conforto em aclives e estradas irregulares.

O motor, com torque de 2.200 Nm a 0 rpm e potência de pico de 300 kW a 1.400 rpm, oferece manutenção simplificada e menor custo operacional, além de menos ruído.

A interface de carregamento, que transforma a energia recebida de um carregador externo, também será importada inicialmente.As baterias de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) têm maior densidade de carga, resultando em menor peso total do veículo e mais capacidade de transporte.

A Scania oferecerá opções de configuração com quatro ou cinco pacotes de baterias, possibilitando uma melhor distribuição de carga.

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As baterias serão importadas da Suécia, resultado da parceria entre Scania e Northvolt. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde são montadas células de bateria para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Conhecendo o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil

O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias.

Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

A máquina elétrica oferece 230kW (equivalente a 310 cavalos). Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. “Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comenta.

O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm.

“No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirma Gallao.

O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato).

As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.

“Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

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