A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até outubro de 2015. Sem novidades para os primeiros colocados, a China segue na liderança com alta mensal de 9,7% e no acumulado de 4,5%.
Os EUA obtiveram bons resultados entre os mercados analisados e apresentam variações positivas de 13,2% no ranking mensal e de 5,8% no acumulado.
Mesmo diante de quedas em ambas as apurações, o Japão continua na terceira posição após variações negativas de 4,3% e de 9,3% nos rankings mensal e acumulado, respectivamente.
É importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
Seguindo a tendência apresentada no mês anterior, a Espanha mantém a 13ª colocação após grande alta de 21,3% na apuração acumulada. Destaque também para a Grã-Bretanha que, após ganhar duas posições no mensal e acumulado, ocupa a 6ª e 5ª posições respectivamente. Sem grandes mudanças, a Alemanha permanece na 4ª colocação em ambos os rankings seguida por Índia no mensal.
Desempenho dos grupos
Mesmo apresentando a maior queda mensal entre os apurados, o grupo Volkswagen mantém-se na liderança seguido por Toyota, que praticamente não variou este mês, e GM Company.
Destaque para Honda, que ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 10,3% e 5,1% nas apurações mensal e acumulado respectivamente.
É interessante observar que mesmo com poucas baixas mensais, o ranking acumulado mostra muitos índices vermelhos, destaque para a Suzuki, que variou 5,1% negativamente.