A Kawasaki revelou um protótipo de motocicleta movida por um motor de quatro cilindros superalimentado a hidrogênio, destacando-se como pioneira na tecnologia e apresentando um design futurista. Apesar do avanço, a empresa ainda enfrenta desafios significativos relacionados à infraestrutura de hidrogênio.
A Kawasaki está avançando na tecnologia de veículos sustentáveis com o lançamento de um protótipo de motocicleta movida por hidrogênio. O modelo experimental é equipado com um motor de quatro cilindros superalimentado de 998 cm³, derivado do motor da Ninja H2, mas adaptado para funcionar com hidrogênio. Este projeto é um marco, pois a Kawasaki se tornou a primeira fabricante a testar publicamente uma motocicleta com esta tecnologia na pista de Suzuka, no Japão.
O design da motocicleta é altamente futurista, com curvas acentuadas e um chassi desenvolvido especificamente para a nova tecnologia. Os tanques de hidrogênio, que são posicionados atrás do piloto em um formato semelhante a malas, são maiores do que os usados em veículos movidos a gasolina para compensar a menor densidade do hidrogênio. Apesar de o hidrogênio ser mais leve, a necessidade de tanques maiores para alcançar o mesmo alcance pode impactar a distribuição de peso do veículo.
O protótipo apresenta a promessa de uma experiência de pilotagem distinta, com o hidrogênio queimando mais rapidamente e em uma gama mais ampla de condições do que a gasolina. O líder do projeto, Satoaki Ichi, mencionou que a motocicleta deve manter uma sensação semelhante à de uma moto a gasolina, mas com a vantagem de uma resposta mais ágil e direta.
Entretanto, o protótipo enfrenta o mesmo desafio significativo dos veículos movidos a hidrogênio: a falta de infraestrutura de abastecimento. A Kawasaki está colaborando com as concorrentes Suzuki, Honda e Yamaha para desenvolver a tecnologia, mas o projeto ainda está em seus estágios iniciais e não há previsão para quando o modelo chegará aos showrooms.